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Os melhores Growth Hacks para a sua estratégia de marketing digital

A grande popularidade do growth hacking faz muitas empresas buscarem aprender e aplicar esses conceitos na estratégia de marketing digital.

Algumas empresas pensam que para executar o growth hack precisarão de uma equipe completa de especialistas, outras acreditam na metodologia totalmente detalhada que aprenderam no último evento de marketing.

Em ambos os casos, eles não entendem como conduzir a empresa ou perdem tempo adotando uma metodologia que sua empresa não está pronta para assimilar.

Neste artigo, nossa missão é mostrar como o growth hacking pode agregar valor à sua empresa sem ideias mirabolantes. Saiba mais lendo os tópicos abaixo.

O que é Growth Hacking?

Growth Hacking é uma forma de trabalhar para o crescimento de uma empresa, podendo ela ser uma empresa de cabeamento de rede, por exemplo, baseado na construção empírica de bons métodos a partir de hipóteses e testes.

Para quem pensa que ter uma grande ideia vai mudar o modelo de resultado do negócio, está enganado. Existe uma grande diferença entre o que se vende e o que essa expressão significa na prática.

As diversas metodologias relacionadas a este tema destinam-se apenas a auxiliar nesse entendimento, mas são feitas para todos os contextos profissionais.

Você deve concentrar seus esforços no principal problema da empresa. Então, fazer um brainstorm para melhorar esse objetivo e priorizar as melhores ideias.

Depois, modele a maneira mais fácil de testar essa nova ideia e aplicá-la aos serviços de transporte de cargas. Certifique-se de aprender com seus sucessos e fracassos.

Por fim, use este aprendizado para criar novos testes. Embora seja mais uma metodologia, é interessante pensar na ordem lógica das coisas.

Não há nada de novo ou complicado nesse raciocínio: a dificuldade está na disciplina e na execução.

Conheça exemplos de growth hacks

Para esclarecer melhor o conceito, apresentaremos alguns exemplos de empresas que utilizaram (e ainda utilizam) essa estratégia fundamental para alcançar um novo nível.

Dropbox

As ações de marketing do serviço de armazenamento em nuvem foram pioneiras no chamado growth hacking.

A empresa sugeriu que seus clientes indicassem o serviço a terceiros em troca de mais espaço de armazenamento. Com isso, ele cresceu 60% em 30 dias.

A proposta da marca, apesar de simples, viralizou. De fato, quanto mais pessoas indicavam e se inscreviam no serviço, mais espaço tinham os clientes que os indicaram.

Facebook

O Facebook é uma organização que utiliza várias estratégias de Growth Hacking com a finalidade de reter seus usuários.

Em uma análise, a rede social descobriu que as pessoas que adicionaram 7 pessoas nos primeiros 10 dias após a criação de uma conta, tinham maior probabilidade de permanecer ativas.

Pensando nesses números, a empresa criou uma ação simples que incentivava as pessoas a vincularem seu e-mail ao criar seu perfil.

Hotmail

Na busca por soluções para crescer mais rápido, investidores e estrategistas de marketing do Hotmail, serviço de e-mail gratuito, surgiram com diversas soluções.

O escolhido inclui colocar no rodapé de cada e-mail a frase: “OBS: Eu te amo. Faça seu e-mail gratuito no Hotmail”. O resultado: 3000 novos usuários por dia. 

Dicas de growth hacks para a sua empresa

Se você está entrando no mercado de fábrica de brindes para personalizar atacado, ou em outro segmento, e deseja crescer rapidamente, este artigo irá ajudá-lo com táticas comprovadas para crescer de forma constante e em ritmo acelerado mês após mês.

Crie conteúdo rico

Se você tem um site ou planeja ter um, certifique-se do seguinte: você precisa coletar dados de seus visitantes.

Ter um site de alto tráfego e poder acompanhar essas visitas através do seu Google Analytics é ótimo.

Mas ainda mais importante é transformar seu público em dados que permitam se comunicar com ele posteriormente.

Ou seja, você precisa transformar os acessos ao blog de teste hidrostático tubulação em vendas.

Se pretende vender mais ou expandir a sua presença digital, não cometa o erro de ignorar o poder que uma boa plataforma de e-mail pode trazer ao seu negócio.

Depois de receber o e-mail do seu público-alvo, é possível desenvolver uma relação direta com ele.

Afinal, sem dúvida o e-mail é um dos canais de venda com maior conversão da atualidade.

Tenha landing pages

É importante lembrar que, se você deseja o ROI máximo de seus esforços de marketing, precisa direcionar todo o seu tráfego pago para as landing pages.

Landing pages são páginas objetivas que convertem 80% mais do que páginas web porque têm um único objetivo: conversões.

Seu site oferece um amplo leque de opções para os visitantes, como saber mais sobre sua empresa, serviços, clientes e portfólio. Mas isso significa mais distrações para os visitantes.

Uma landing page converte até 80% mais do que um site porque remove todas as distrações e se concentra em um único tópico, como download de e-book sobre medição ôhmica e desconto para um serviço ou produto específico.

Use janelas pop-up

Ao contrário dos anúncios pop-up clássicos que assolaram a internet nos anos 90, os pop-ups de entrada, saída e rolagem aparecem dentro da própria página da web (não como uma janela externa).

Eles estão se tornando cada vez mais frequentes nos dias de hoje, muito porque surgem de acordo com as ações do usuário no site sobre certificado CIPA, por exemplo.

As chances são de que todos os seus banners, botões de inscrição na lateral, rodapé ou cabeçalhos serão ignorados e seu público não fornecerá nenhum dado ao acessá-los.

Afinal, não há como garantir que seus visitantes confiarão em você com seu endereço de e-mail ou farão uma compra em seu site se você não lhes disser claramente como e por que eles deveriam fazê-lo. Com pop-ups, isso é muito mais garantido.

Aplique o Outreach

Trata-se de usar a autoridade dos principais influenciadores do seu mercado para promover negócios ou produtos de maneira não intrusiva e orgânica (ou seja, sem pagar por postagens ou anúncios).

É basicamente construir parcerias de conteúdo com os grandes nomes do mercado de laboratório de ensaios’.

Pegue papel e caneta e faça uma lista de grupos, especialistas e sites que influenciam o conteúdo do seu público-alvo. Aqueles que são a autoridade em um determinado tema ou mercado e são referência.

Sempre que você escrever conteúdo em seu blog ou realizar ações relacionadas ao seu negócio, confira esta lista de influenciadores e certifique-se que eles estão acompanhando o que você está fazendo.

Entenda como o growth hacking te beneficia

Agora que você sabe mais sobre os growth hacks, está pronto para entender os benefícios que essa estratégia traz para o seu negócio. Listamos os principais para você, confira.

Geração de aprendizagem

Dizem que se aprende errando. O growth hacking faz grande uso dessa sabedoria popular.

A partir dos testes realizados e dos resultados positivos ou negativos, a empresa terá cada vez mais noções do que funciona e do que não funciona nas suas operações.

É importante lembrar que no marketing existem muitas variáveis, como:

  • Perfil do público;
  • Persona de cada marca;
  • Tendências de consumo;
  • Competição.

Portanto, não existe mágica para que algo dê certo em um negócio. Muitas vezes, uma estratégia que dá certo em uma empresa é um fracasso em outra.

É por isso que é tão importante entender a gestão financeira para pequenas empresas, e o growth hacking desempenha um papel importante nesse processo.

Diminuição de despesas

Infelizmente, é comum que profissionais percam dinheiro com campanhas ineficazes por mera falta de informação e planejamento.

Quando o marketing corporativo é baseado em testes contínuos e confiáveis, a probabilidade de se dedicar a estratégias falhas diminui bastante.

Isso porque o growth hacking traz a possibilidade de analisar cuidadosamente as necessidades reais do empreendimento.

A partir daí, todo o processo de tomada de decisão e brainstorming se faz tendo uma visão clara da realidade e das expectativas do negócio.

Monitoramento de resultados

Quem aplica o growth hacking sistematicamente faz experimentos a fim de identificar novas oportunidades para exponencializar o impacto.

Uma vez definidas, as ações são desenvolvidas para a empresa. Isso permite medir os resultados das suas estratégias.

Com essa metodologia, fica mais fácil verificar com exatidão o que está surtindo o efeito esperado e o que deve ser melhorado ou suprimido.

Conclusão

O desenvolvimento corporativo é repleto de desafios. Nada melhor do que se apoiar em estratégias complementares para que a trajetória se torne mais fácil com o tempo.

O Growth Hacking é apenas uma das tantas práticas recomendadas para se sair bem no ambiente digital.

Aproveite as dicas que nós listamos neste texto para criar um nicho só seu na web!Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.