SEM é uma sigla para Search Engine Marketing, também conhecido como Marketing de Busca, e utiliza os buscadores para fazer a divulgação de um site, negócio, entre outros.

Atualmente, as pessoas recorrem ao Google para esclarecer diferentes dúvidas e este buscador substituiu as antigas enciclopédias e deram mais autonomia para os usuários.

Não apenas o Google, mas também outros buscadores, são usados com esta finalidade e utilizá-los faz parte da rotina de pessoas no mundo todo. Dificilmente recorremos a outras soluções quando queremos saber sobre algo.

Existem inúmeras páginas na internet que falam sobre os mais variados assuntos e elas ajudam a divulgar empresas, produtos e serviços.

Ao mesmo tempo, a internet se tornou um ambiente muito concorrido e os donos de sites precisam investir em maneiras de divulgá-los. Existem várias estratégias com esta finalidade, e uma delas é o SEM.

Para quem está começando a investir em marketing agora, pode ser um pouco difícil compreender a finalidade e a importância desse recurso.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o conceito de SEM, mostrar sua importância e dar algumas dicas para colocá-lo em prática. Confira!

O conceito de SEM

SEM são estratégias de marketing que utilizam os motores de busca para divulgar negócios que atuam dentro e fora da internet, promover ações virtuais e acontecimentos físicos.

É dividido em duas categorias, sendo uma delas o SEO (Search Engine Optimization), que são estratégias que melhoram as páginas do site para que apareçam entre os primeiros resultados de pesquisa.

A outra categoria são os links patrocinados, anúncios sobre diferentes produtos e serviços, como box sanfonado vidro exibidos no Google e em outros canais.

Para utilizar essas estratégias, é necessário pesquisar as palavras-chave adequadas, que são termos usados pelos usuários para fazer suas pesquisas, além de outras estratégias presentes no SEO.

Contudo, o SEM também depende de análise e segmentação do público, pois é dessa forma que a estratégia se torna mais alinhada com a compra de mídia na publicidade tradicional.

Em outras palavras, o SEM engloba estratégias de otimização e técnicas que ajudam a empresa a aparecer com bom posicionamento nos resultados de pesquisa em diferentes buscadores.

Para que o marketing digital seja realmente eficiente, é necessário investir e planejar as ações e usar os esforços adequados.

Para entender um pouco mais o funcionamento dessas práticas, vamos explicar detalhadamente cada uma de suas categorias.

O SEO envolve estratégias que otimizam o site, blog e outras páginas para que apareçam entre os primeiros resultados de pesquisa, e com isso atrair mais visitantes.

Mas uma empresa de pintura de fachadas comerciais vai obter êxito com essas práticas se produzir conteúdos relevantes e do interesse de sua audiência, uma estratégia conhecida como marketing de conteúdo.

É necessário otimizar o site, de acordo com as exigências dos algoritmos das plataformas de busca, por meio de estratégias, como:

  • Estrutura do site;
  • Escaneabilidade;
  • Palavras-chave;
  • Responsividade;
  • Boa velocidade de carregamento.

Além dessas otimizações, é fundamental produzir materiais valiosos para o público e em diferentes formatos, como textos, vídeos, imagens, entre outros.

Investir nas estratégias de SEO é fundamental, tendo em vista que de acordo com várias pesquisas realizadas, 90% dos usuários clicam apenas em um link ao procurar algo na internet.

Vários outros estudos relacionados também apontam que a primeira posição dos resultados recebe cerca de 1/3 dos cliques.

Os links patrocinados, por sua vez, são anúncios pagos que aparecem antes dos resultados orgânicos ou na barra lateral do buscador.

Para utilizar essa estratégia, o negócio precisa se cadastrar em uma plataforma de anúncios, como no caso do Google Ads ou Bing Ads.

Geralmente, as campanhas são cobradas por cliques, mas um fabricante de vitro de madeira para quarto pode usar algumas técnicas para fazer o pagamento por meio do número de conversões ou visualizações dos anúncios.

Para definir qual anúncio será exibido, o Google realiza um leilão, toda vez que o usuário faz uma pesquisa por determinado tema.

O anunciante precisa definir os valores máximos que pretende pagar, considerando vários fatores, como a relevância da palavra-chave utilizada e a quantidade de concorrentes.

Importância do SEM

Os motores de busca são responsáveis pela maioria do tráfego gerado na internet, tanto é que são realizadas cerca de 2.3 milhões de pesquisas no Google, todos os dias.

É uma ferramenta muito potente para os negócios, mas são plataformas de informações e precisam responder aos questionamentos dos usuários da melhor forma.

É justamente por isso que os buscadores incentivam a criação de conteúdos, para que seus usuários tenham acesso a uma boa base de conhecimento.

O Google é a maior plataforma de publicidade online, além de ser a mais eficaz, gerando rentabilidade para as pesquisas e garantindo uma boa experiência aos usuários.

As empresas de portaria e controlador de acesso devem investir nas estratégias certas, se quiserem realmente se destacar e aproveitar todos os benefícios trazidos pelo SEM.

Dicas para fazer SEM

Existem várias práticas recomendadas na hora de investir em Search Engine Marketing. Dentre as mais importantes estão:

1 – Usar palavras de cauda longa

As palavras-chave de cauda longa, também conhecidas como long tail keywords, são termos voltados para buscas mais específicas.

Ou seja, é diferente pesquisar sobre “marketing de conteúdo” e “dicas para planejar marketing de conteúdo”. A segunda opção é uma palavra-chave de cauda longa e traduz a necessidade do usuário.

Quando a pessoa digita uma frase no buscador, demonstra claramente o que precisa, e esses termos são ótimos para atrair público segmentado e que realmente pode se interessar por suas soluções.

2 – Usar Google Analytics

Uma empresa de treinamento de bombeiro militar deve utilizar o Google Analytics para mensurar os resultados e compreender um pouco mais sobre o comportamento dos visitantes.

A plataforma emite relatórios detalhados que mostram o volume de visitas, canais de origem, tempo que as pessoas permaneceram nas páginas, taxas de rejeição, dentre outras métricas.

É um recurso muito importante para ter acesso a dados confiáveis, que ajudam a tomar decisões e direcionam as estratégias pagas e orgânicas.

3 – Produzir bons conteúdos

Para trabalhar uma boa estratégia de SEM, a empresa precisa produzir conteúdos pensando nos usuários e não apenas nos robôs do Google e outras plataformas de busca.

Os algoritmos deste sites foram desenvolvidos para encontrar o melhor conteúdo e oferecer uma boa experiência para as pessoas.

Escrever seguindo todas as regras é importante, mas o texto precisa ser agradável de ler. Deste modo, se uma autoescola vai escrever sobre como tirar carteira de motorista de caminhão, o texto precisa ser fluido e dialogar com o leitor.

É assim que ele vai consumir o material até o fim, lembrando que os algoritmos sabem reconhecer o que as pessoas realmente desejam com suas buscas.

4 – Trabalhar com outros buscadores

Embora o Google seja o buscador mais usado, é fundamental expandir os investimentos e criar campanhas de anúncios pagos em outros canais, como no caso do Bing.

Ele também conta com usuários fiéis e possui cerca de 130 milhões de pesquisas mensalmente. Seu público é bem diverso, e dependendo da persona do negócio, faz mais sentido trabalhar com ele.

Cerca de 73% dos usuários do Bing têm menos de 45 anos, 64% possuem crianças em casa, 62% estão procurando algum tipo de produto ou serviço, 52% são homens, 46% são casados e 46% usam o Bing para descobrir marcas.

5 – Investir na persuasão dos anúncios

Quando alguém procura por oficina mecânica perto, vai encontrar diferentes resultados, dentre eles os anúncios.

Para que eles sejam realmente persuasivos e convincentes, é necessário trabalhar alguns elementos. Precisam chamar a atenção do usuário, contar com gatilhos mentais de escassez e urgência e exibir imagens de boa qualidade.

O título e o corpo do texto devem conter verbos e de ação e linguagem direta. A marca também pode inserir dados estatísticos, que mostram a relevância do produto ou serviço, além de depoimentos de especialistas e influenciadores.

Assim como em uma fachada com led, o anúncio não precisa conter todos esses elementos, caso contrário, pode ficar sobrecarregado.

Eles devem ser aplicados em diferentes campanhas, o que ajuda a empresa a criar anúncios diferenciados, que não sobrecarregam os usuários e que são bem-vistos pelos buscadores.

Considerações finais

O SEM engloba todas as principais estratégias de marketing digital, tanto pagas quanto orgânicas, que uma empresa precisa investir para se destacar em seu mercado e no ambiente virtual.

Sabendo mais sobre sua importância e de que maneira colocá-lo em prática, fica muito mais fácil divulgar seu negócio e seus canais para atrair um público segmentado, qualificado e que realmente tenha interesse em seus produtos e serviços.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.