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O que são marcas mistas?

Marca mista é um tipo de marca que une o nome da empresa com seu símbolo, e podemos encontrar uma série de referências no mercado. 

Entretanto, antes de entender esse tipo de registro, é necessário compreender o que é a marca.

A marca nada mais é do que um sinal visual, que geralmente é formado pelo símbolo e pelo nome da empresa, possibilitando que as pessoas possam distinguir seus produtos e serviços entre os concorrentes.

Pense, por exemplo, nas redes de fast-food, pois é possível distinguir seus produtos facilmente, apenas ao visualizar seu logotipo. Nesse contexto, a marca entra como um recurso que ajuda a empresa a se destacar no mercado em que atua.

Ela é importante para todo tipo de negócio, independentemente de seu porte ou segmento, uma necessidade presente no mundo todo.

Além de facilitar o reconhecimento por parte das pessoas, a marca também é uma forma de proteger a organização de cópias. No Brasil, é necessário fazer seu registro junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).

Neste artigo, vamos explicar o conceito de marca, por que registrar marca mista é importante, suas vantagens e dar algumas dicas para criar um logotipo de sucesso.

Entenda o conceito de marca mista

Marca mista é um tipo de marca que une elemento nominativo e estilização visual, portanto, é a junção entre o nome e o símbolo da empresa. Para ser identificado, precisa de um tipo de fonte, cores, proporções e outros elementos de design.

Isso é necessário para proteger o nome da organização e seu logotipo, mas o registro deve ser feito no INPI. Feito isso, é necessário sempre usar a marca da maneira como foi registrada.

Se uma confecção de uniforme feminino social moderno optar por esse modelo, deve saber que a marca e o logotipo isoladamente não podem ser protegidos. Se houver uma mudança no logo, é necessário providenciar um novo registro.

Importância de registrar uma marca mista

O registro serve para garantir que a marca seja usada exclusivamente pela empresa proprietária. Quando ela solicita o registro no órgão competente, ele vai analisar a requisição, e se todos os requisitos forem cumpridos, o certificado é concedido.

A Lei de Propriedade Industrial nº 9279/96 é o que determina o que a organização precisa cumprir para registrar uma marca mista.

De forma geral, o certificado é concedido para quem fizer a solicitação no INPI primeiro e cumprir todas as determinações. Além disso, precisa ser renovada a cada 10 anos, portanto, não se trata de uma concessão vitalícia.

Se a empresa passar mais de 5 anos sem utilizar sua marca, ela pode ser arquivada e caducar. Um exemplo disso é quando a corporação muda a logomarca e não faz um novo registro no órgão.

Depois de 5 anos nessa situação, o INPI pode simplesmente invalidar o registro. Assim sendo, da mesma forma como o empreendedor investe em projeto sala comercial e outras necessidades, deve monitorar seu registro no órgão.

Ao fazer a solicitação, a empresa pode optar entre 4 tipos diferentes de registro de marca, são eles:

  • Marca mista;
  • Marca Nominativa;
  • Marca Tridimensional;
  • Marca Figurativa.

Além de saber o que é marca mista, também é importante conhecer as outras opções. No caso da nominativa, esta conta apenas com um elemento nominal, podendo ter uma ou mais palavras, combinações de letras e números e neologismos.

O tipo figurativo é representado exclusivamente por um elemento gráfico, e a marca tridimensional é reconhecida apenas por sua forma plástica. É necessário que tenha um design único e diferente, criado exclusivamente para o produto.

Vantagens da marca mista

Quando uma empresa cria seus produtos e serviços, precisa batizá-los considerando alguns fatores mercadológicos, pessoais e assim por diante. 

Entretanto, para registrar a marca, o INPI faz uma análise técnica para conceder o pedido.

Quando autorizado, o logotipo e o nome podem ser impressos em um papel lanche personalizado e outros materiais utilizados pela empresa. Mas, é necessário se enquadrar em várias condições para que a propriedade seja considerada a marca mista.

É assim que a organização vai garantir algumas vantagens, por exemplo, não ser necessário registrar seu nome e seu símbolo separadamente.

Ao obter os dois elementos juntos, passa a ser reconhecida pelo público e garante a propriedade da marca, além dos direitos de exclusividade. Por conta disso, também existe a proteção contra o uso indevido por parte de terceiros.

Mas, a marca mista só é protegida se nome e símbolo estiverem juntos, não sendo possível protegê-los e registrá-los separadamente.

Outra vantagem é que as chances de ter a solicitação de registro aprovada pelo INPI é muito maior para a marca mista. Isso se dá pelo fato de que suas características são capazes de distingui-la naturalmente entre seus concorrentes.

Mas, se uma empresa de aluguel impressora laser colorida quiser se registrar como marca mista, precisa criar um bom logotipo.

Dicas para criar logotipo de marca mista

Para registrar uma marca mista, o nome da empresa precisa estar unido ao logotipo, assim sendo, é fundamental que ele seja bem pensado, e algumas dicas para fazer isso são:

Conhecer os concorrentes e o público

Antes de criar o logotipo, é necessário pesquisar sobre o público e a concorrência do negócio. Compare os logotipos de outras empresas, pois isso pode te ajudar a encontrar um estilo.

É necessário lembrar que seguir tendências pode fazer com que a logomarca se torne ultrapassada, portanto, é necessário criar algo realmente único.

Priorizar a flexibilidade

Existem algumas estratégias e conceitos que funcionam muito bem na teoria, mas na prática, podem fracassar.

Uma clínica de micropigmentação sobrancelha shadow deve fazer um brainstorm com a equipe para encontrar a solução ideal, mas isso só vai funcionar se o gestor estiver com a mente aberta para todas as possibilidades.

Saber escolher a fonte

Escolher a fonte do logotipo costuma ser desafiador, mas é importante lembrar que a maioria das marcas mais famosas do mundo é formada por palavras e símbolos, e confia plenamente na tipografia para transmitir a mensagem.

Ultimamente, fontes sem serifas estão dominando o design de logotipos, pois estão totalmente relacionadas com o movimento minimalista. Tanto é que até os gigantes da internet, como o Google, adotaram essa proposta.

Só que novamente é importante lembrar que as tendências não devem dominar seu julgamento, pois dependendo do tipo de negócio, uma fonte serifada pode ser ideal.

Ela é recomendada para empresas que querem transmitir luxo e elegância para o público, então é necessário considerar esses fatores.

Menos é mais

Uma confecção de camiseta de uniforme para empresa pode ficar famosa no mundo todo usando um logotipo minimalista e simples.

Além do nome, podem usar símbolos e formas geométricas, que ao serem visualizadas, rapidamente remetem a marca.

Os bons exemplos de design de logotipo seguem algumas regras importantes, como a simplicidade. O projeto pode ser criativo, mas não deve ser poluído pelo excesso, afinal, a empresa quer ser facilmente reconhecida.

Além disso, quanto mais simples for o logotipo, mais fácil de aplicá-lo em diferentes materiais, tanto em um cartão de visita quanto em um outdoor.

Usar a psicologia das formas

A psicologia das formas vai muito além do óbvio, como uma lâmpada que representa uma ideia ou um Globo para mostrar que a companhia é Internacional.

No logotipo presente em uma etiqueta de validade personalizada, o uso de formas e cores ultrapassam barreiras linguísticas e culturais.

As formas são capazes de influenciar as pessoas, portanto, considerar as mais variadas opções em conjunto com as características do público é um grande diferencial.

Usar espaços negativos

Mesmo que o espaço negativo do logotipo seja muito pequeno, continua sendo extremamente eficaz. Por exemplo, um contorno branco pode transmitir uma ideia totalmente diferente de uma imagem sem contorno.

Em outras palavras, ao usar o espaço negativo de maneira inteligente, a marca pode surpreender os consumidores e fixar sua imagem na mente deles.

Para um fabricante de placas de homenagem formatura, por exemplo, é uma forma de adicionar significado extra ao logotipo e criar uma grande marca.

Além de seguir essas dicas, é necessário representar os produtos e serviços que a empresa oferece, criar uma imagem que converse com o público e que seja diferente da concorrência.

Considerações finais

Sendo assim, toda empresa precisa registrar sua marca para se diferenciar dos concorrentes e se proteger contra cópias. 

Existem várias opções de registro, e a marca mista é uma boa opção para quem quer proteger o nome e o logotipo.

Para fazer valer a pena a requisição, é necessário que o logo seja bom o suficiente para a empresa e consiga transmitir a mensagem certa para o público.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.