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Ferramenta de palavras-chave do google: o que é e como utilizar

Imagine que você possui uma empresa de contabilidade e uma pessoa pesquisa sobre “assessoria contábil” na internet e consegue achar seu negócio. Isso é possível a partir do uso de ferramenta de palavras-chave do Google.

Basicamente, palavras-chave são termos que resumem o conceito ou tema de um texto ou página, representando a linha de negócio e a forma que as pessoas pesquisam sobre determinados temas na internet.

Elas servem de referência para obter melhores resultados em pesquisas nos sites de busca. Por conta disso, elas se mostram como o principal recurso para bons resultados na web e junto aos buscadores.

Afinal, as palavras-chave são utilizadas por quem faz a pesquisa e também por donos de site que desejam mais acessos relacionados àquele tema em específico.

Assim, se você possui uma empresa de ar condicionado, por exemplo, e quer ter mais acessos no seu site, é preciso saber como investir e adequar as suas páginas para uma boa aplicação de termos-chave.

Inclusive, uma das estratégias de SEO (Search Engine Optimization – Otimização de mecanismos de busca) mais importantes que será utilizada nas páginas consiste na escolha correta de palavras-chave.

Compreenda a importância das palavras-chave

As palavras-chave são importantes porque podem ser usadas em ações de marketing para sua empresa. Elas são a diferença entre ser encontrado em uma busca, lido e compartilhado ou simplesmente não ser acessado.

Se o seu site é o primeiro a aparecer em uma busca online, a sua palavra-chave está funcionando bem para trazer tráfego ao seu site, pois é mais provável que quem pesquisou determinada palavra acesse o seu site procurando o tema desejado. 

Ou seja, a estratégia realizada está qualificada e alcançando os potenciais clientes de forma adequada.

Por exemplo, em uma campanha de marketing para empresa de engenharia civil o objetivo pode ser aumentar o número de potenciais clientes alcançados e, por consequência, as vendas. 

Para isso é necessário definir palavras-chave corretas que farão essa conversão de buscas em cliques. Neste caso, a ação pode ser mais voltada para palavras e conteúdos de meio de funil. 

Ou seja, pessoas que já estão considerando soluções para um problema específico, nesse caso voltado ao setor de construção.

Resultados e competitividade

Sabe-se que na internet, a competitividade vai ser muito maior dentro de uma pesquisa do que na sua área de atuação. Os resultados de uma simples busca podem chegar a milhões. 

Tendo isso em vista, não adiantará escolher suas palavras-chave aleatoriamente e começar a usá-las sempre que for postar algo. 

É fundamental ser estratégico e escolher termos relacionados aos seus objetivos, segmentos de atuação e considerar o comportamento do potencial cliente.

Se você possui um site que vende descartáveis, por exemplo, antes de inserir as palavras-chave voltadas aos aventais descartáveis é preciso pesquisar a efetividade desse termo e qual forma as pessoas procuram por esse item.

Deste modo, a escolha das palavras-chave corretas precisa ser estratégica e feita  cuidadosamente para gerar destaque ao seu negócio. 

Inclusive, é interessante contar com profissionais especializados em termos de busca e ações de ranqueamento para definir termos para seu negócio para ações a longo prazo.

Para empresas que possuem sites de assessoria contábil, por exemplo, as palavras-chave são o que vão te ligar ao seu público no que diz respeito ao resultado da utilização de mecanismos de buscas online, bem como o que destaca dos concorrentes.

Afinal, é neste ponto que o dono do site se preocupa em levar os possíveis clientes a acessarem o seu site e não o do concorrente.

Para auxiliar no processo de definição de termos de forma adequada, também é possível investir no uso de  ferramentas de palavras-chave do próprio Google, adequando a lista de palavras aos resultados da principal plataforma de busca. 

Na prática, a ferramenta mostra uma série de características de palavras-chave que podem ser levadas em consideração ao escolher a que melhor se encaixa para seu negócio.

Com a utilização correta da ferramenta, é possível fazer o gerenciamento de riscos antes  de investir em palavras-chave para campanhas pagas, por exemplo.

Características das palavras-chave

Antes de investir em palavras-chave com campanhas de marketing ou até mesmo anúncios pay-per-click (PPC – pague por click) – que são os anúncios que aparecem em primeiro lugar quando pesquisamos um termo – precisamos saber das características desses termos.

As características mais comuns em palavras-chave são:

  • Volume de buscas;
  • Número de palavras;
  • Intenção de busca;
  • Preço (custo por clique).
  1. Volume de buscas

O volume de buscas, como o próprio nome já diz, se refere a quantidade de vezes que a palavra em questão é pesquisada. No caso da ferramenta de palavras-chave do Google, esse volume é medido mensalmente.

Essa é uma ótima métrica para avaliar o quanto de tráfego aquela palavra em questão pode potencialmente gerar para seu site, se você conseguir uma boa posição nos mecanismos de busca ao utilizá-la e ao oferecer um direcionamento que atenda a necessidade do público.

Então, isso significa que sempre vale a pena escolher uma palavra-chave que tenha um elevado volume de buscas, certo? Na verdade, não é bem assim. 

Afinal, além de haver outras características que precisam ser analisadas em uma palavra-chave e na campanha como um todo, como a competitividade existente para esse termo, o custo e o tempo do anúncio.

Também é importante considerar a quantidade de resultados que as palavras-chave, como “assessoria trabalhista trarão em uma busca e se é mais utilizada em início ou fundo de funil, bem como imaginar quantos escritórios de contabilidade e assessoria utilizam o termo para se posicionar no topo desse resultado de pesquisa.

Desse modo, é preciso considerar que quanto maior for o volume de buscas de uma palavra-chave, provavelmente a sua competitividade também será ampliada. Isso é, maior será o número de sites que disputam o primeiro lugar em resultados de buscas por ela.

Outro ponto de atenção é que quanto mais genérica é a palavra, maior tende a ser o seu volume de buscas e a competitividade. Contudo, menor é a qualificação dos usuários alcançados pelo termo.

Ao falar de competitividade como característica de palavras-chave, temos duas métricas em questão:

Dificuldade de palavras-chave 

A dificuldade de palavras-chave é uma métrica que se refere ao quão difícil é conseguir se classificar bem de modo orgânico no topo da página de resultados do mecanismo de busca.

Essa métrica é baseada na reputação dos sites que já estão ocupando esse topo. Para poder superá-los, você precisa oferecer algo melhor do que eles já oferecem.

A métrica de dificuldade de palavras-chave é usada para gerenciar sua campanha de SEO (Search Engine Optimization)

Densidade Competitiva

Essa métrica de densidade competitiva já se refere aos anúncios pagos nos resultados de mecanismos de busca. Ela mostra o quão difícil é colocar o seu anúncio em primeiro lugar.

A densidade competitiva usa como parâmetro o valor dos lances e a força dos anunciantes atuais.  Essa métrica pode ajudar quando se pensa em fazer uma campanha de anúncios pagos. 

  1. Número de palavras

Voltando às demais características das palavras-chave, é preciso levar em consideração na análise o número de palavras que compõem o termo. 

Isso porque nem todas as palavras-chaves possuem somente uma única palavra, inclusive, é comum encontrarmos termos com mais palavras. Aqui, os termos mais curtos são considerados de cauda curta e quanto mais específico o termo ele é conhecido como cauda longa.

No segundo caso, quanto maior mais qualificado é o público alcançado, mas o número de usuários tende a ser menor.

Quanto mais palavras o termo tiver, mais específica é a busca. Você pode usar isso como um filtro na hora de pesquisar por palavras-chave.

Exemplificando, uma pessoa pode pesquisar por “piso”, apenas, ou para ser mais específica naquilo que ela procura, ela altera o termo da busca para “piso laminado colocado com rodapé preço”. 

Com isso, geralmente a pessoa já sabe exatamente o que procura e está mais direcionada para a compra final.

  1. Intenção de pesquisa

A característica de intenção de uma palavra-chave indica qual o desejo de quem pesquisa o termo, ou seja, o que ele espera encontrar.

Sempre que alguém utiliza um mecanismo de busca, ela tem uma intenção com o resultado. 

Ela pode estar procurando a definição de um conceito ou apenas querendo comprar algo, e ao escolher o termo, é necessário entender esse desejo/necessidade e como ele se adequa ao seu objetivo com a publicação ou campanha.

Dentre as diversas intenções que podem existir ao se pesquisar algo na internet, a comunidade de SEO define quatro categorias principais, que seriam as mais abrangentes e comuns. São elas:

  1. Intenção Informativa;
  2. Intenção Navegacional;
  3. Intenção Comercial;
  4. Intenção Transacional.

Informativa

Quando a intenção é informativa, é que a pessoa que fez a busca está a procura de uma resposta a uma pergunta específica ou uma informação geral.

É muito comum nesse tipo de pesquisa as expressões “o que é” ou “como”. Exemplos de pesquisas informativas são: “qual a caloria da pizza” e “diferença entre mamíferos e répteis”.  

Navegacional

Quando a intenção da pesquisa é do tipo navegacional isso significa que a pessoa que realizou a pesquisa foi específica quanto ao site ou ao local que ela quer encontrar.

Esse tipo de pesquisa ocorre quando uma pessoa usa o nome da empresa ou marca no mecanismo de busca. Exemplos de pesquisas navegacionais são: “Sweet child o’mine YouTube” ou “notícias Uol”.

Comercial

Quando a pesquisa é do tipo comercial, significa que a pessoa que pesquisou está procurando um produto ou um serviço. 

Esse tipo de pesquisa ocorre quando o usuário quer ter mais informações sobre determinado item que tem interesse. Ele pode querer informações sobre a compra, procurar ofertas, ver testes do produto ou até comparações.

A pesquisa de tipo comercial é usada para artigos de passo-a-passo, listas, comparações entre produtos e alguns exemplos são: “Iphone 8 vs Iphone 8 plus”, “avaliação da smart TV” ou “Qual a melhor chaves codificadas”. 

Transacional

Quando a pesquisa é de intenção transacional quer dizer que a pessoa que pesquisou está com a intenção de concluir uma ação ou uma compra.

As palavras-chave nesse tipo de pesquisa são boas para basear anúncios pagos que direcionam a sites de vendas, pois tem uma alta probabilidade de conversão.

Esses termos podem ser chamados de palavras-chave de comprador pois existe uma grande probabilidade de efetivar venda. Ou seja, são pessoas já tendenciadas a comprar.

Exemplos desse tipo de pesquisa são “Tênis tamanho 40”, “caminhonete a venda”, “restaurante com entrega perto de mim”. 

  1. Preço por palavra

A característica de preço de uma palavra-chave diz respeito ao custo por clique (CPC) daquele termo em questão. 

Isso indica ao dono do site quanto custa cada vez que uma pessoa clicar em seu anúncio vinculado ao resultado do mecanismo de busca.

Ao escolher uma palavra-chave para vincular um anúncio, o preço por clique é uma característica importante para se levar em consideração e identificar se trará um bom retorno à marca.

Toda campanha de anúncio tem um orçamento, e dentro desse orçamento você deve se perguntar se vale a pena pagar o CPC ao mecanismo de busca para uma pessoa entrar em seu site antes de efetivar a campanha.

Conclusão

A ferramenta de palavras-chave do Google traz todas essas métricas para o usuário que procura as palavras-chave ideias para seu site ser melhor colocado no resultado de buscas, trazendo uma visão macro da campanha e permitindo otimizar as ações realizadas.

Essa ferramenta pode auxiliar também donos de site que procuram fazer campanhas de pesquisa com base em palavras-chave do seu negócio. 

Além de gratuita, a ferramenta te auxilia a criar campanhas e a selecionar a melhor palavra-chave para seu negócio.

Assim, utilizar dispositivos nesse sentido traz vantagens relacionadas à escolha de novas palavras-chave para o segmento, identificar os custos de anúncios e campanhas e comparar as métricas de cada palavra-chave utilizada, melhorando as campanhas e os resultados do site.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.