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Entenda como conquistar uma nova gama de clientes

Para alcançar os clientes por meio de uma campanha publicitária, toda empresa precisa fazer a segmentação de mercado para atingir o público-alvo certo, mandando a mensagem de forma correta e nos momentos mais propícios. 

É preciso entender que muitas pessoas não estão interessadas em determinados produtos e serviços, e quando as mensagens não são otimizadas para o público a quem os bens de consumo se destinam, uma empresa acaba desperdiçando dinheiro em publicidade.

A segmentação de mercado ajuda a direcionar as peças publicitárias apenas para as pessoas que tendem a se tornar clientes satisfeitos. 

Em muitos casos, até mesmo consumidores entusiasmados com o conteúdo fornecido que ajudam na divulgação.

Para segmentar um mercado, encontrar o nicho no qual a empresa se encaixa, é preciso dividir em grupos com características semelhantes. 

Há o mercado B2B (Business To Business), em que a venda de desinfetantes hospitalares está na característica de negócios entre empresas. 

Dentro do planejamento de uma campanha publicitária, é possível se basear em um nicho específico, ou determinar qualidades individuais que, somadas ao final, se mostram um público interessante e interessado no que se tem a oferecer. 

A partir do momento que uma empresa, em conjunto com a equipe de marketing, divide encontra esse nicho, fica mais fácil empregar ferramentas de publicidade direcionadas com mais precisão e conteúdo personalizado. 

Exploração da segmentação de mercado no marketing

A segmentação de mercado pode ajudar a definir e entender melhor o público-alvo e clientes ideais de uma marca. 

Para a equipe de marketing, a identificação do mercado certo para os produtos e serviços permite um direcionamento de mensagem de forma mais eficaz. 

Se for preciso falar sobre necessaires personalizadas para lojas de cosméticos em uma confecção, é preciso compreender o público que se vai conversar, abrangendo inclusive arquitetos e engenheiros responsáveis por projetos desse calibre.

Da mesma maneira, profissionais responsáveis pelo marketing de conteúdo podem utilizar a segmentação de mercado para oferecer opções de publicidade direcionadas com mais precisão. 

Ou seja, é possível personalizar o material de divulgação para diferentes grupos de públicos.

Para entender melhor, é preciso reforçar que a segmentação de mercado permite o direcionamento dentro de estratégias de marketing de conteúdo para as pessoas certas, com as ferramentas adequadas, principalmente no campo digital. 

Com isso, até mesmo a divulgação de serviços de uma clínica de cirurgia de catarata preço pode ser localizada, direcionada para o mercado de geriatria.

Isso ajuda a aumentar as chances de mais pessoas se envolverem com um anúncio ou uma postagem nas redes sociais, resultando em campanhas mais eficientes e melhor ROI (Return Over Investiment), ou seja, o retorno sobre investimento na publicidade.

4 métodos para encontrar o nicho certo

Cada empresa possui características próprias, que permitem compreender de forma certeira como se comunicar com o público-alvo. 

Sendo assim, existem muitos tipos diferentes de segmentos de mercado que podem ser criados, de acordo com a necessidade e o posicionamento em que a empresa se encontra. 

No entanto existem 4 modelos de segmento que ajudam a alcançar os potenciais clientes de forma acertada:

  • Comportamental;
  • Demográfica;
  • Geográfica;
  • Psicográfica.

A seguir serão apresentados esses métodos para encontrar o nicho certo, e como colocar em prática dentro da realidade de uma marca, em sintonia com os produtos e serviços disponibilizados para o mercado consumidor. 

  1. Segmentação comportamental

Esse método trata de comportamentos dos consumidores, principalmente em relação ao produto ou serviço exposto. 

Dividir o público com base nos comportamentos que estes exibem permite criar mensagens que atendam a esses comportamentos, inclusive com a implementação de gatilhos. 

Uma loja de lembrancinhas pode precisar de caixa de presente personalizada, e isso pode ser explorado em ações de marketing relacionadas à interação com o produto.

O processo também pode ocorrer de acordo com a navegação no site empresarial ou loja virtual, aplicativo ou mesmo sobre o interesse e o posicionamento da marca. 

Os comportamentos que valem ser observados tratam de:

  • Ações realizadas em um site;
  • Hábitos de compras online;
  • Lealdade;
  • Procura por benefícios;
  • Taxa de uso.

Os dados comportamentais são úteis porque se relacionam diretamente com a forma como alguém interage com uma marca. 

Isso inclui até mesmo os produtos e serviços oferecidos, ajudando a comercializar de maneira mais eficaz para o consumidor e identificando os materiais que mais interessam a audiência, permitindo compreender o que pode ser ressaltado em novas campanhas de atração de leads.

Utilizando a tecnologia a favor, é possível coletar os dados por meio de diferentes ferramentas, como cookies colocados em um site, verificando os dados de compra em um software CRM (Customer Relationship Management) e conjunto de dados de terceiros. 

  1. Segmentação demográfica

Esse método de segmentação de mercado é muito usual, pois inclui qualidades como faixa etária, sexo, estado civil, tamanho da família, ocupação profissional, nível de educação, renda, nacionalidade e religião.

A partir do momento que o mercado é segmentado de acordo com a demografia, a empresa possui dados que podem ser combinados com outras informações e objetivos, restringindo ainda mais o nicho, mas possibilitando a ampliação dos clientes que tendem a se relacionar melhor com a marca.

Um benefício observado quanto a esse tipo de segmentação é que a informação é de acesso relativamente fácil e de baixo custo de obtenção, gerando engajamento e relevância no segmento de atuação.

A comunicação em uma oficina de manutenção industrial pode precisar de sistemas de gestão e, para divulgar esse produto, a coleta de dados pode ser facilitada a partir da implementação de tecnologia, com uma plataforma digital personalizada para o gerenciamento de informações. 

Isso ajuda na organização e no uso das informações para direcionamento de campanhas de marketing e esforços de personalização de conteúdo.

  1. Segmentação geográfica

Existem vários tipos de segmentação geográfica, desde o básico, que trata da identificação de usuários com base em localizações, como país, estado, município e CEP.

Também é possível identificar os consumidores com base em características da área em que vivem, como clima, densidade populacional, ou se é uma área urbana, suburbana ou rural. Há também como definir espaços que essas pessoas frequentam mais, estipulando ações para cada público.

A criação de um vídeo comercial de um escritório de planejamento tributário pode depender de roteiro e direção profissional, com a parceria de uma produtora audiovisual, caso a empresa esteja estabelecida na região o que facilita o processo de venda do serviço, visto que o público já está ciente da área de atuação desde o primeiro contato em uma busca no Google, por exemplo.

A identificação de características pode exigir dados mais específicos. Isso ocorre porque um município pode ter diferentes áreas, entre urbanas e rurais, ou divisões naturais como relevos, montanhas, rios e outros acidentes geográficos.

  1. Segmentação psicográfica

Esse método se assemelha à segmentação demográfica, mas lida com características relacionadas a comportamentos mentais e emocionais. 

Esses atributos não podem ser tão fáceis de observar quanto os dados demográficos, mas ajudam a fornecer informações valiosas sobre os motivos, preferências e necessidades do público-alvo, também fortalecendo as campanhas desenvolvidas. 

Afinal, compreender esses aspectos ajuda a criar conteúdo que atraia os consumidores de forma mais eficaz. 

Se um consumidor estiver fazendo uma reforma pode ser que uma propaganda falando sobre cordoalha de aço seja efetiva e devidamente direcionada.

Entre os exemplos de características psicográficas é possível incluir traços de personalidade, interesses, crenças, valores, atitudes e estilos de vida. 

Benefícios propostos pela segmentação de mercado

Entre os mais variados benefícios que a segmentação de mercado proporciona, a melhora de desempenho das campanhas de marketing está sempre em destaque, permitindo atingir novos clientes de forma qualificada. 

A segmentação permite que se aprenda ainda mais sobre o público, o que facilita a adaptação de mensagens em relação às preferências, necessidades, problemas, anseios e desejos dos consumidores. 

Ao encontrar o nicho voltado para digitalização de documentos, por exemplo, é possível direcionar a campanha de marketing para um segmento com as características próximas do ideal. 

Isso permite aumentar de forma considerável a taxa de conversão da campanha, e se comunicar da melhor maneira com quem realmente está interessado nos produtos e serviços apresentad

os e divulgados. 

Outro benefício que vale destacar é a criação de produtos e serviços que atendem às necessidades específicas de um nicho. 

Essa é uma forma de criar uma base fiel de clientes, sair na frente perante a concorrência e se tornar um ponto referencial de atendimento, qualidade e entendimento do que aquele mercado, em específico, necessita.

Conclusão

Sempre que uma empresa consegue definir o público-alvo de maneira segmentada, é possível determinar as estratégias ideais para a distribuição de produtos e serviços de maneira acertada. 

É importante levar em consideração que, no atual cenário mercadológico, há grupos de pessoas que estão mais propensas a comprar de forma online. 

Por outro lado, há aquelas que se permitem ir até uma loja física, experimentar os produtos e entender mais sobre o serviço.

A segmentação de mercado ajuda as empresas a se decidir para quais lojas vendem os produtos com base em onde o nicho que adquire está mais concentrado. 

Enfim, os clientes podem fazer compras em butiques de luxo ou em lojas populares, tendo suas necessidades atendidas adequadamente.

Assim, conforme as identificações e estratégias estão dentro do escopo escolhido para alcançar o maior número de consumidores, dados geográficos e mensuráveis ajudarão a empresa a se posicionar no mercado mais efetivamente.

Para isso, é preciso assumir o controle dos dados dentro da segmentação de mercado, utilizando as ferramentas certas, em conjunto com parceiros e fornecedores adequados, e entrando em contato – quando necessário – com o cliente no momento mais propício para a venda. 

Dessa forma, fica mais fácil atingir uma nova gama de clientes, se posicionar como autoridade e assumir o sucesso perante os concorrentes. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.