Categorias:

Cuidados ao mudar a sua logomarca

A logomarca é criada de acordo com o perfil da empresa e deve refletir a missão e os valores dela. Fundamental para a comunicação da marca e conexão com os consumidores, o design da marca faz parte da estratégia de branding.

Os conceitos que a identidade visual transmite fortalecem a conexão com o público-alvo, ou seja, estabelecem a identidade da marca com seus clientes fidelizados, definindo a área de atuação e até os valores da empresa.

Diversos fatores têm demandado mudanças nessa identidade, como expansão de mercado, lançamento de novos produtos e serviços, concorrência e mudança no perfil da empresa ou mesmo do consumidor, por exemplo.

No texto a seguir vamos explicar por que alterar a logo marca pode ser vantajoso e como fazer isso de forma segura e eficiente, acompanhe.

O que é redesign?

A tradução direta seria o redesenho de produtos, processos e outros elementos já existentes nas empresas de  instalações elétricas prediais.

Podemos definir um redesenho corporativo como a necessidade de transformar a identidade visual por meio de elementos gráficos e suas aplicações de apresentação para o mercado em geral.

É fundamental entender o design de forma estratégica. Ele acompanha o crescimento de uma empresa e como ela se comunica com o público ao longo do tempo.

A questão aqui é traçar novas estratégias para criar vínculos entre o produto ou serviço oferecido, sem necessariamente abandonar a história e as tradições da empresa, tal como existem.

Grandes empresas periodicamente fazem mudanças na logo, às vezes imperceptíveis à primeira vista.

Essas alterações (pontuais ou não) refletem mudanças nas intenções da marca de fritadeira a gás e podem ser motivadas por questões internas, como filiação a outras empresas, ou externas, como a percepção de um novo comportamento por parte do consumidor.

Quais as diferenças entre redesign e rebranding?

Construir uma nova identidade para uma marca ou modernizar a imagem dela não é uma tarefa simples. Precisa ser cuidadosamente planejada para que atenda às necessidades do negócio.

Em alguns casos, é necessária uma mudança de posicionamento, como em tempos de crise de imagem, nova estruturação ou queda de vendas.

Com a era digital, a experiência das pessoas com o serviço de manutenção em notebook através das redes sociais influencia cada vez mais a decisão de reestruturar e redesenhar a imagem.

O rebranding é uma estratégia de marketing e relacionamento que busca vantagem competitiva, reconhece os pontos fortes e fracos da empresa, analisa o comportamento e se adapta à comunicação do mercado.

Neste último ponto, a comunicação visual e todos os seus elementos fazem parte do novo posicionamento.

Ou seja, ao trabalhar em novas interpretações de identidade visual, o redesign faz parte das ações de inovação da gestão da marca, não dependendo – necessariamente – da mudança de posicionamento para funcionar.

Por que mudar a logomarca?

Indo além da questão estética, o redesign da logo afeta a percepção dos consumidores e, como consequência, as decisões de compra deles.

Antes de decidir mudar a identidade visual da empresa de aluguel de empilhadeira, independentemente da modificação, você precisa se fazer algumas perguntas e é necessário avaliar aspectos como:

  • Mudança do perfil do público;
  • Canais de comunicação;
  • Concorrentes;
  • Imagem da marca.

Além dessa avaliação interna, você deve consultar o mercado diretamente e fazer pesquisas com os consumidores para entender como eles se sentem em relação ao seu produto ou serviço.

Para lançar uma nova linha de produtos ou reformular os já existentes, é preciso repensar os formatos e aplicações da marca.

O redesign é um importante meio de manter a identidade e, ao mesmo tempo, impactar o mercado com novidades.

Marcas de pequeno e médio porte têm mais vantagem em apresentar uma nova identidade visual, pois essa mudança acontece mais rapidamente, ao contrário de grandes empresas, com maior abrangência e processo de redesign complexo, mas ambas podem se apropriar da estratégia para melhorar os resultados da marca.

Dicas para mudar a logomarca

Agora você tem informações suficientes para diferenciar rebranding e redesign e sabe quando é pertinente alterar a logo da financiadora de carros.

Resta conhecer os cuidados necessários na hora de colocar em prática uma mudança desse tipo.

A logomarca é o principal elemento visual de uma empresa. Ela comunica valores, intenções e se consolida na memória dos clientes.

Não se trata apenas de uma representação estética. É um elemento fundamental para se fixar no mercado.

Portanto, realizar essa mudança exige cuidados redobrados. Confira dicas para fazer essa alteração sem prejudicar os negócios.

  1. Evite mudanças súbitas

O redesign deve ser feito depois de se estudar completamente o impacto que a mudança terá para as empresas.

Afinal, a modificação total da identidade pode fazer as pessoas pensarem que é uma nova empresa, fazendo com que uma comunicação clara seja estabelecida com os consumidores também, efetivando as mudanças.

Quando não há esse cuidado, a conexão entre a empresa de conexão remota e o público pode quebrar, motivando as pessoas buscarem por outros nomes.

Por isso, um dos cuidados na hora de redesenhar a logomarca é evitar fazer mudanças súbitas.

A transformação deve ser coerente com a imagem que o empreendimento deseja transmitir ao mercado. Acima de tudo, esta imagem deve ser verdadeira.

Não é possível transmitir confiança e inovação contando apenas com uma identidade visual chamativa.

  1. Procure profissionais

Tanto o redesign da identidade visual quanto o rebranding devem ser feitos por especialistas da área. 

O foco aqui é escolher profissionais que saibam quais mudanças são necessárias e quais não são. É uma obra que deve ser pensada e construída por profissionais qualificados e experientes.

O design transmite a história, a missão e os valores de uma empresa. Também constrói conexão emocional, credibilidade e confiança por parte dos clientes. 

Como você deve ter notado, branding e design andam de mãos dadas. Então, antes de pensar em reformular a logomarca, é importante entender a evolução dela.

Quando a empresa de elevadores de cargas  conta com a ajuda de especialistas para entender quais transformações devem ser feitas, ela tem a possibilidade de justificar cada escolha estética.

Além disso, qualquer mudança deve ser pautada pelo planejamento estratégico de marketing.

Ter uma agência de design com experiência em redesign pode contribuir significativamente para o projeto de forma mais geral. Muito por conta da multidisciplinaridade de diferentes áreas de comunicação e marketing.

  1. Não se baseie apenas em tendências

Outro ponto a se ter em mente ao redesenhar uma logomarca é não se fixar apenas às  tendências. Não existe “moda” na identidade visual de uma empresa.

Uma marca carrega a história, a missão e os valores do negócio. Por isso, não deve mudar constantemente de acordo com tendências passageiras.

Pense em marcas que estão no mercado há décadas. As mudanças nas identidades visuais dessas empresas foram, na maioria das vezes, muito sutis, acompanhando a evolução da própria marca.

O consumidor não tem dúvidas sobre o produto que está adquirindo porque as mudanças na identidade visual não o descaracterizaram.

Neste ponto, também é importante ressaltar a importância de não copiar concorrentes. Inspiração é sempre bem-vinda, mas não deve ser confundida com plágio.

Usar elementos, cores, imagens e tipografia de outras empresas é muito ruim para a marca, podendo confundir os clientes, além de também ser criminoso.

Essa atitude prejudica a tão desejada diferenciação no mercado. Criatividade e inovação também fazem parte desse processo e podem ser facilitadas com a ajuda de especialistas.

  1. Reformule

Sua identidade corporativa não precisa durar para sempre. O redesign pode trazer vida nova a ela e isso deve ser feito para acompanhar a evolução da escola de cursos profissionalizantes, por exemplo..

Contudo, as mudanças não precisam ser drásticas, caso contrário o mercado terá dificuldade em se acostumar com a nova logo.

Ao avaliar os cuidados a serem tomados no redesign, os profissionais de identidade visual se esforçam para implementar uma reformulação evidente, mas não drástica. Assim, não levanta suspeitas dos clientes a respeito da marca original.

Em vez de mudar as cores, algumas características mais pontuais, como tons e detalhes do logotipo, podem ser modificadas.

Pequenos detalhes, ao contrário do que pode parecer, fazem toda a diferença sem romper completamente com a identidade visual construída ao longo do tempo.

Considerações finais

O que os exemplos mostram é que, para concluir com sucesso um redesenho de logomarca, você deve primeiro ter um objetivo coerente.

Não dá para fazer modificações só para se satisfazer. Esse tipo de modificação demanda planejamento.

Assim, dentro de uma empresa, somente a devida análise a forma mais consistente de mudar a identidade visual pode dar forma a decisões acertadas.

Aplique as dicas listadas neste texto para garantir que a renovação da imagem corporativa traga os resultados esperados.

Lembre-se sempre de que se manter relevante é necessário, mas isso não significa se descaracterizar e alienar antigos consumidores.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.