Na hora de receber amigos e criar um momento de descontração, os aperitivos são a melhor aposta para uma cozinha rápida, saborosa e que vai agradar todo mundo.
Chegou a hora de planejar as festas de fim de ano ou fazer um encontrinho entre amigos. Bateu aquela dúvida sobre o que cozinhar para receber o pessoal? Nesses momentos, ninguém quer perder muito tempo na cozinha – afinal é hora de jogar conversa fora, passar mais tempo na sala e curtir a interação com as amizades.
Para isso, o ideal é apostar nas finger foods. São comidinhas que comemos com as mãos, são caracterizadas pela facilidade e praticidade desde o preparo até o momento de servir e ideais para momentos mais informais – sejam eles encontros em casa e confraternizações rápidas.
Como encontrar as principais opções de cardápios para arrasar na hora de impressionar suas visitas! Confira 14 receitas de finger foods para todas as dietas e paladares, com opções veganas e vegetarianas.
Dadinho de Tapioca
Essa receita se popularizou nos barzinhos e botecos, conquistando o gosto de muita gente! Ela é servida com uma geleia de pimenta e acompanha tanto drinks sofisticados quanto a cervejinha. E o melhor: é uma receita vegetariana!
- 500 g de farinha de tapioca granulada;
- 1 litro de leite líquido integral;
- 500 g de queijo coalho ralado;
- sal a gosto;
- pimenta-do-reino branca a gosto;
- 1 pote de geléia agridoce de pimenta para acompanhar.
Modo de preparo:
Aqueça o leite em uma panela e depois de fervido, adicione o queijo ralado e a farinha de tapioca. Em seguida, tempere com sal e pimenta.
Depois de todos os ingredientes bem misturados, desligue o fogo e coloque a mistura em uma forma coberta com plástico filme. Leve para geladeira por duas horas.
Por fim, é só cortar em quadradinhos, no formato de dadinhos e fritar em óleo bem quente ou no forno até ficar dourado. Sirva com a geleia de pimenta.
Canapé de Parmesão
Essa é uma opção mais gourmet e vai super bem com um bom vinho tinto!
Você pode comprar biscoitos de tipo canapé prontos no supermercado e preparar o recheio em casa.
- biscoitos canapé;
- uma peça de parmesão para ralar;
- pasta de ricota;
- tomates assados;
- tomilho fresco.
O preparo é super fácil e rápido. Basta assar os tomates com azeite e temperos do seu gosto por aproximadamente 30 minutos. Depois, amasse-os com um garfo ou utilize um processador para misturar com a pasta de ricota e com o tomilho fresco, se quiser enfeitar separe alguns ramos do tomilho para a apresentação.
Coloque a mistura em cima de cada canapé e finalize com o queijo parmesão ralado na hora de servir.
Salada Caesar
Essa opção super refrescante combina com um vinho branco ou rosé, além de ser um aperitivo super leve.
O protagonista desse prato será o filé de anchova em conserva, substituindo o frango, que costuma ser a proteína mais comum nessa versão de salada. A anchova é o aliche depois de passar pela salmoura e ficar enlatado em azeite. Um sabor inconfundível e mediterraneo para seu momento com os amigos.
- 1 dente de alho
- 2 filezinhos de anchova em conserva
- Azeite de Oliva
- 4 colheres (sopa) de parmesão ralado
- 4 colheres (sopa) de maionese ou 2 de iogurte natural
- Suco de meio limão
- Pimenta e sal a gosto
- Pão dormido ou croutons prontos
- Alface americana
Para começar, refogue a anchova e o alho no azeite. Lembre-se de fatiá-los em tamanhos bem pequenos antes de colocar na panela. Depois, transfira o conteúdo para uma tigela ou bowl.
Na preparação do molho adicione o queijo ralado, suco de um limão, pimenta preta e a maionese ou o iogurte. Reserve junto do conteúdo refogado.
Lembre-se: na mesma panela que a anchova foi refogada, adicione os pedaços de pão dormido e tempere com sal, azeite e pimenta. Deixe na panela até ficar crocante.
Se usar os croutons prontos, deixe para colocá-los na receita apenas depois. Corte a alface em pedaços pequenos e misture bastante ao molho. Adicione o pão, misture novamente e está pronto.
Guacamole
A iguaria mexicana caiu no gosto dos brasileiros e vai super bem com salgadinhos, torradas e até como molho para salada.
- 1 abacate brasileiro médio (ou 4 avocados)
- 1 tomate grande sem sementes
- 1 cebola pequena
- 2 dentes de alho bem socados
- 1 maço de coentro
- 1 pimenta malagueta sem sementes
- suco de 1 limão grande
- azeite extra virgem
- sal
Esse modo de preparo é basicamente sobre misturar todos os ingredientes picados na mesma tigela. Super prático.
Amasse os abacates e misture com o alho, suco de limão e azeite. Adicione a cebola, tomate e coentros picados. Coloque a pimenta moída e misture bem. Sirva com chips, tacos ou junto de burritos.
Linguiça caramelizada
Um sabor agridoce que combina mel com o sabor mais forte da carne suína.
- 1 kg de linguicinha fina
- 2 cebolas bem picadas
- 2 dentes de alho amassados
- 2 colheres bem cheias de mel
- 2 xícaras de espumante
- azeite de oliva
- pimenta calabresa e sal a gosto
Frite a linguiça no azeite até dourar. Não esqueça de acrescentar alho e cebola para refogar junto. Depois, adicione um pouco de água, o mel e o espumante.
Deixe ferver até a água secar e o álcool evaporar. Você vai perceber que vai ficar na panela um caldo, parecido com um “melaço”. Finalize com pimenta preta moída na hora e está pronto!
Chips de Berinjela
Opção vegana perfeita para acompanhar cervejas de diferentes tipos. Combinação deliciosa!
- 1 berinjela média *ou grande
- sal
- pimenta do reino
- páprica picante e defumada
- farinha
- azeite ou óleo para fritar
Corte a berinjela em rodelas e coloque em uma peneira. Jogue uma pitada generosa de sal por cima e deixe em cima de uma tigela por 30 minutos. Isso vai remover o amargor do legume, além de deixá-la mais crocante.
Enquanto isso, prepare a mistura com farinha de trigo, sal, pimenta do reino e páprica. Adicione mais temperos se preferir.
Depois, é só secar as rodelas com papel absorvente e passar na mistura com farinha. Frite em óleo bem quente e está pronto para servir.
Bruschettas de queijo com tomate
Uma opção clássica e bem saborosa para fazer parte da recepção dos seus amigos é a bruschetta. Essa é uma opção vegetariana, mas as combinações para essa receita podem ser variadas.
- 1 pão italiano pequeno (ou o pão que preferir);
- 1 tomate;
- 50 gramas queijo mussarela;
- 50 gramas queijo parmesão ralado;
- 1 dente alho;
- azeite de oliva;
- manjericão seco;
- sal e pimenta do reino;
- 1 colher de sopa de manteiga.
Corte os tomates em pequenos cubos e amasse junto com o alho e o azeite. Em seguida, adicione manjericão, sal e pimenta do reino.
Regue as fatias do pão com azeite e os queijos ralados e leve ao forno até dourar. Adicione os tomates batidos por cima e finalize com azeite e folhinhas de manjericão.
Tomate recheado
Essa opção acompanha tanto uma caipirinha tradicional, quanto drinks mais sofisticados com gin, por exemplo.
- queijo ralado;
- 2 fatias de presunto;
- 1 dente de alho;
- 1 colher de sopa (cheia) de manteiga;
- páprica defumada;
- orégano;
- tomates.
Retire o miolo dos tomates com uma colher. Os tomates ficarão parecidos com copinhos vermelhos.
Amasse o alho e coloque em uma frigideira com azeite para refogar. Adicione sal, pimenta, páprica e orégano. Depois, coloque o queijo e o presunto fatiados em tamanho pequeno. Adicione o recheio no tomate e leve ao forno por 15 minutos, até dourar.
Grão de bico crocante
Uma opção saudável para substituir o amendoim industrializado.
- 2 xícaras de grão-de-bico cozido “al dente”
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva ou use óleo de coco (opcional)
- 1/2 colher de chá de sal (opcional)
- 1 colher de chá de páprica defumada (opcional)
- Pimenta a gosto (opcional)
Deixe os grãos de bico sobre as folhas de papel toalha por 15 minutos ou até depois de esfriarem. Depois de secos, tempere com azeite, sal e pimenta moída na hora.
Em um forno pré aquecido a 220ºC, coloque os grãos de bico em uma forma com papel manteiga untada. Deixe assando por 20 minutos, retire a forma para mexer os grãos com uma espátula e depois deixe por mais 10 minutos. Retire da forma, deixe esfriar e está pronto para apreciar em boa companhia.
Palito de legumes na brasa
Para quem quer fazer um churrasco vegano (e mais rápido) os espetinhos de legumes são perfeitos.
- palitos para churrasco;
- legumes de sua preferência, como batata, berinjela, tomate e pimentão, palmito, etc;
- sal grosso;
- azeite
- páprica picante;
- páprica defumada;
- pimenta do reino.
Corte todos os legumes que você irá utilizar nos espetinhos em formato quadrado. Em uma tigela, misture todos os eles com os temperos de sua escolha, junto do azeite e do sal grosso.
Depois, é só montar no palito, colocando um por um e colocar para assar na brasa da churrasqueira à carvão ou também na churrasqueira elétrica.
Mini-hambúrguer
Outra opção clássica que está no gosto dos brasileiros e vai agradar aos seus amigos. Se for receber visitantes com dietas vegetarianas, você pode substituir o hambúrguer de carne por grão de bico ou lentilha, por exemplo.
- pão de hambúrguer;
- carne moída ou congelada em formato de hambúrguer;
- alface americana;
- tomate;
- queijo prato.
Prepare a carne moída em formato de hambúrguer com os temperos de sua preferência. Frite com manteiga ou azeite e na mesma panela adicione o queijo para derreter por cima da carne.
Não esqueça de passar os pães em uma frigideira com manteiga para dar um sabor a mais.
Para montar, basta colocar uma folha de alface na base, o mini hambúrguer com a fatia de queijo, a rodela de tomate e fechar com a parte de cima do pão.
Tábua de frios
Mais uma opção gourmet e que é super bem acompanhada com vinhos, tanto tintos quanto brancos. A tábua pode ser montada de acordo com os tipos de queijos mais consumidos pelos visitantes, sem uma receita fechada.
Basta selecionar os tipos de queijo e cortar em quadradinhos. Sirva com palito para ficar mais fácil de pegar.
Para agregar a tábua, adicione presunto de parma, geleia de damasco, fatias de pão e geleia de pimenta. Vai ficar fabuloso.
Azeitonas temperadas
Essa é, definitivamente, uma das finger foods mais fáceis e rápidas de se fazer. Ela inclusive pode ser um acompanhamento para a tábua de frios.
Basta colocar as azeitonas sem caroço em um potinho, sem a água da conserva. Em seguida, adicione azeite, orégano e um fio de molho de pimenta. Prontinho, é só servir!
Batata rústica assada
A batata é um dos acompanhamentos preferidos dos brasileiros. Não podia faltar uma opção com ela para ser uma das finger foods do seu encontro, né?
Essa é uma versão rústica e bastante saborosa, além de ser mais saudável por não ser preparada como fritura.
- 3 batatas;
- azeite de oliva;
- sal
- páprica defumada;
- alecrim;
- alho.
Você não vai precisar descascar as batatas, então basta lavá-las bem e cortá-las no formato que preferir.
Transfira as batatas cortadas para uma assadeira e regue com bastante azeite, adicione o sal, a páprica defumada e o alecrim. Espalhe bem as batatas na assadeira e antes de colocar no forno coloque os dentes de alho por cima delas.
Asse no forno por 30 minutos a 180ºC ou até dourar.
Viu só? Agora você pode levar essas inspirações práticas para a cozinha e depois aproveitar para saborear com os amigos.