Categorias:

São as famílias que tornam pessoas dependentes químicas?

O primeiro ciclo familiar em que somos ingeridos em sociedade após nascer, é ao lado da família. A partir do momento em que evoluímos, o ciclo social aumenta gradativamente, e com isso novos hábitos, comportamentos e pensamentos são adquiridos ao longo de toda a existência humana. A humanidade é marcada por fatos, histórias e descobertas, como por exemplo o uso de substâncias químicas que alteram comandos do sistema nervoso central. Fonte de alívio, desestresse e euforia momentânea são popularmente conhecidas pelas drogas lícitas e ilícitas. Todavia, é saudável fazer o uso de substâncias químicas? Como já é descrito, a substância é química. Drogas são potencialmente corrosivas a todas as áreas da saúde, levando mais de 585 mil pessoas a morte.  

O que pode influenciar uma pessoa

Mas o que pode levar uma pessoa a fazer o uso de drogas? Não podemos afirmar que exista uma causa em específico que possa levar uma pessoa a fazer o uso de substâncias químicas. Contudo, estudos apontam que existem causas que influenciam para que uma pessoa aceite fazer o uso de drogas. A família deveria ser um lugar de conforto e proteção, orientando crianças e adolescentes a fazerem escolhas positivas durante a sua vida na terra. Todavia, sabemos que essa não é uma realidade para muitos, o que pode atrapalhar na formação da personalidade na vida de algumas pessoas. Séculos passados haviam hábitos comuns que propagavam o estímulo do uso de drogas, o que hoje pode ser considerado um crime o estímulo de substâncias corrosivas.  

Famílias influenciam no uso de drogas? 

A fase da criança para a adolescência é considerada um momento de vulnerabilidade, a palavra tem como significado algo frágil ou delicado. Os pais que aceitam fazer o uso de qualquer substância química perto de seus filhos, podem influenciar para que uma criança ao chegar na fase adulta, faça o uso. Famílias desestruturadas, carregadas de brigas e confusões podem interferir na escolha de um adolescente. As drogas são conhecidas por despertar alegria e bem-estar, as pessoas estão em busca de sentir os efeitos provocados pelas substâncias químicas. Com base em tal afirmação, podemos descrever que o uso de substâncias químicas está voltado a alguma infelicidade em que uma pessoa tenha passado na vida, seja qual for o motivo. Veja abaixo o que pode levar uma pessoa a fazer o uso de drogas: 

  • Brigas e discussões 
  • Influência familiar  
  • Influência de amigos  
  • Traumas do passado  
  • Problemas na vida financeira 
  • Problemas na vida pessoal 
  • Brigas familiares  
  • Tristeza profunda 
  • Problemas psíquicos 
  • Curiosidade 
  • Alívio de dor  

O Ambiente Familiar

O ambiente familiar influência a conduta em que uma pessoa tenha na fase adulta, o lar bem estruturado e com um diálogo aberto sem o uso de qualquer tipo de droga, ajuda na formação de personalidade em que um individuo desenvolva. Não se pode afirmar que a família é a única causa para fazer com que uma pessoa se torne viciada em substâncias químicas. Todavia, podemos descrever que o ciclo familiar pode ter interferências para a que uma pessoa aceite fazer o uso de drogas. Pais que fizeram o uso de substâncias químicas altamente corrosivas durante a gestação, tem grandes chances de interferir para que um filho entre no mundo das drogas. 

A bebida alcoólica 

É comum que a bebida alcoólica faça parte na vida de diversas famílias, um pequeno hábito pode se transformar em consequências devastadoras. A população de certa forma normalizou o uso de tais substâncias químicas, o que pode ser um conceito errado para acabar de vez com o uso das drogas. A educação será sempre a melhor forma para evitar atitudes erradas, como fazer o uso de substâncias lícitas e ilícitas. O lar carregado de informação e conscientização pode evitar que filhos destruam sua própria vida, até porque o uso de drogas pode causar a morte se não for tratado de forma certa. A dependência química e alcóolica não tem cura, mas há formas medicinais para tratar o vício . Se você precisa de ajuda para tratar o problema você pode optar por uma internação involuntária , entre em contato com uma clínica de recuperação em São Paulo o Grupo Aliança pela Vida. É possível viver uma vida sem vícios, problemas físicos e mentais, procure solução enquanto é tempo antes que problemas maiores surjam!