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Resort em Porto Seguro preserva bioma de Mata Atlântica, faz reciclagem e valoriza a cultura e tradições Pataxós

Projeto de gestão hoteleira ambiental no Ondas Praia Resort, no sul da Bahia, plantou mudas nativas de Pau Brasil e aroeiras vermelhas, além de reciclar mais de 3 toneladas de lixo até junho de 2022

Uma das rotas turísticas mais bonitas do país é a Costa dos Descobrimentos, no sul da Bahia, tombada como Patrimônio Natural Mundial pela Unesco. Muitos desconhecem, mas a região possui mais de 40% de sua cobertura de vegetal florestal da Mata Atlântica. Além de abrigar cerca de 11,5 mil índios Pataxós em 19 aldeias e quatro Terras Indígenas, segundo a organização Povos Indígenas no Brasil.

A preservação dos povos originais e da Mata Atlântica é uma preocupação das principais lideranças políticas e empresariais da região, pois Porto Seguro é o sexto destino mais procurado do Brasil, segundo o Ministério do Turismo. O setor corresponde a quase 90% do PIB (Produto Interno Bruto), 40% da mão de obra e 17 segmentos dependem diretamente dele, segundo o Secretaria de turismo da cidade.

Diante da importância de uma gestão mais sustentável, há um ano o Ondas Praia Resort, da WAM Hotéis, um dos mais importantes grupos hoteleiros do país, iniciou um ambicioso projeto de gestão do meio ambiente, envolvendo colaboradores, fornecedores, terceirizados e clientes.

O projeto está dividido em duas frentes: Onda Verde / Movimento Ondas e Praia do Amanhã.

Onda Verde

O projeto Onda Verde tem como proposta a gestão do lixo com sustentabilidade. Iniciativas com os descartes corretos, e com foco no reaproveitamento de água, reciclagem e reutilização de embalagens estão entre as ações promovidas dentro do Ondas Praias Resort.

Todo o material recolhido vem do hotel e da Praia Kaxynawã Ondas Bar e Mar. Até o início de junho de 2022, foram recicladas 3 toneladas de materiais entre papelão, latas de alumínio, vidro, plástico, óleo de fritura, orgânicose e pilhas. Para se ter uma dimensão, só em óleo de frituras foram reciclados mais de 850 litros do produto.

O resort também adotou a utilização de bicicletas para a fiscalização e segurança da propriedade. Além disso, foram abolidos os copos de plástico dos refeitórios dos colaboradores, sendo substituídos por squeezes. Vários produtos consumidos, como o palmito, têm suas embalagens customizadas. Os vidros viraram potes de biscoitos.

Praia do Amanhã

A proposta de sustentabilidade do resort em Porto Seguro se estende até a Praia do Mutá, por meio de práticas de atividades ecológicas, com foco nas famílias (clientes) e nas gerações futuras de moradores no entorno.

Com 3.500 metros de extensão, a Praia do Mutá reúne belezas naturais, sol, uma fauna e flora e está próxima das aldeias dos Pataxós. Em frente ao resort, localiza-se o Kaxynawã Ondas Bar e Mar, um dos bares mais agitados da região, que possui parceria com o hotel. Lá, canudos de metal estão sendo vendidos a preço de custo.

Na praia também foram fixadas placas com informações de bioindicardores que mostram a qualidade tanto da praia, quanto da água do mar na região. O gerente do Ondas Praia Resort, Walter Luiz, ainda reforça que a Praia do Amanhã também está preservando áreas de restinga com o replantio da vegetação. “Já foi feito o plantio de 20 mudas de Pau-Brasil, além do paisagismo com plantas nativas da Mata Atlântica. A limpeza da praia é feita diariamente”, reforça.

Walter também reforça que os índios que vivem na região também têm com o empreendimento oportunidade de emprego formal ou geração de renda. “Temos parcerias com as Aldeias: Jaqueira, Novos Guerreiros, Mirapé, Itapororoca e Coroa vermelha. Além de empregabilidade também os contratamos para apresentações culturais e abrimos o espaço interno do Ondas Praia Resort para exposições de artesanatos indígenas”, reforça.

Sobre a WAM Hotéis

Administradora de empreendimentos turísticos, a WAM Hotéis atua com 13 produtos hoteleiros entre pousadas, resorts e hotéis em seis destinos: Caldas Novas-GO, Aquiraz-CE, Penha-SC, Porto Seguro-BA, Búzios-RJ e Rio de Janeiro-RJ. Apostando em regiões turísticas celebradas, o lema é fazer o cliente se sentir em casa, agregando serviços de qualidade, opcionais de lazer e, acima de tudo, experiências positivas memoráveis.