Categorias:

Por que o tijolo ecológico é melhor que o tijolo tradicional?

O tijolo ecológico se mostra uma ferramenta indispensável para qualquer obra que tenha como principal objetivo proteger o meio ambiente dos impactos ambientais. No entanto, ele também pode ser escolhido por muitos outros motivos como, por exemplo, por economia e velocidade de construção.

O material ecológico utilizado em sua composição é extremamente indicado para quem deseja ter uma construção mais resistente e, também, charmosa. O bloco ecológico tem se tornado uma verdadeira tendência para aqueles que querem ajudar a natureza por meio de uma reforma ou da execução de um projeto.

Economia

A economia é um ponto muito importante que difere o tijolo ecológico de sua versão convencional. Por ser produzido com materiais que podem ser facilmente encontrados e ter uma fabricação orgânica e natural, os gastos com o produto são reduzidos de maneira drástica.

Para quem vai construir ou reformar, ter uma dimensão dos gastos é essencial para evitar que qualquer orçamento seja ultrapassado. Sendo assim, a melhor escolha é o tijolo ecológico, que pode ser comprado até 6 vezes mais barato do que o seu concorrente que, além de caro, prejudica a natureza.

Evita desperdícios

A máquina ecológica é uma verdadeira arma para combater a poluição do ambiente. Graças à sua funcionalidade ágil, é possível construir tijolos com vários materiais diferentes como, por exemplo, com os entulhos da própria obra. Isso não diminui em nada a qualidade do tijolo.

Além disso, existem outros casos onde materiais inusitados foram utilizados como, por exemplo, garrafas pet. O importante é que a mão de obra contratada seja de confiança e possibilite a realização do projeto com segurança tanto para quem trabalha para a execução do projeto quanto para quem irá morar no local.

Secagem rápida

Você sabia que a produção do tijolo ecológico envolve uma secagem rápida? Além disso, esse fator não depende de fornos para acontecer. Graças ao período de secagem do material, é possível ter um tijolo que não polui o meio ambiente por meio da emissão de gases tóxicos.

O bloco poderá ser produzido em um período bem menor do que o tijolo convencional e, também, tornará possível a redução de gases poluentes na atmosfera. Tudo é feito por meio de uma máquina ecologicamente correta e, também, pela ação da própria natureza para a sua finalização.

Tempo de construção menor

Toda e qualquer pessoa que tenha comprado o tijolo ecológico não se arrependeu. Para quem deseja acelerar os procedimentos da obra e ter uma construção bem mais sólida, segura, com qualidade e baixas chances de precisar de manutenção precocemente, o material será a melhor escolha.

Por ser bem mais fácil de encaixar, e em alguns formatos ter pequenos espaços para o encaixe, não haverá a necessidade de gastar com outros materiais para fixá-lo e, consequentemente, isso tornará a execução do projeto bem mais rápida e sem a necessidade de longas pausas.

Carga de peso melhor distribuída

Uma construção feita com blocos ecológicos é muito mais segura do que aquela realizada com o tijolo tradicional. Isso é um fato porque as colunas são embutidas por meio de furos, fazendo com que a carga de peso seja distribuída de maneira quase igual, garantindo uma maior fixação e equilíbrio.

Além disso, por meio dos furos dos tijolos, há como criar câmaras de ar capazes de garantir um isolamento térmico e acústico. Esse formato é ideal para quem deseja ter um ambiente arejado, iluminado e, também, com a redução dos ruídos provenientes da rua ou dos vizinhos.

Economia em concreto e argamassa

Ao construir com o tijolo ecológico, há uma grande chance de economizar com concreto e argamassa. Isso acontece porque os blocos permitem um encaixe mais fácil entre as peças, podendo fazer com que esse material anteriormente mencionado seja usado em pouca quantidade ou sequer precise ser utilizado.

Em muitos locais, é possível observar que há um reforço com vergalhões, fazendo com que a capacidade de suporte seja aumentada, como é visto no tópico anterior. Os blocos cerâmicos não devem ser vistos como uma estrutura, mas sim como uma vedação capaz de fornecer os benefícios de isolamento térmico e acústico para o ambiente.

Durabilidade 6 vezes maior que tijolos convencionais

É possível afirmar que a utilização do tijolo ecológico em construções pode durar até 6 vezes mais do que os tijolos convencionais. Além disso, também é válido dizer que há algumas construções de centenas de anos atrás que ainda se mantêm de pé com a aplicação desses blocos em sua estrutura.

Isolamento térmico e acústico

Graças aos furos encontrados no meio dos tijolos, é possível que câmaras de ar sejam formadas, o que contribui diretamente para um isolamento térmico de forma eficiente. Dessa maneira, a temperatura interna fica devidamente regulada e o isolamento acústico também acontece, reduzindo grandemente os ruídos externos.

Deseja aplicar o conceito de sustentabilidade nas suas obras por meio dos tijolos ecológicos? Então entre em contato com a Ecomáquinas.