Categorias:

O que é um cigarro eletrônico e como funciona?

Os cigarros eletrónicos são frequentemente recomendados aos fumantes de tabaco como alternativa aos cigarros tradicionais. No entanto, nem todos os fumantes de tabaco estão familiarizados com os cigarros eletrônicos. Como esses dispositivos funcionam e o que você precisa saber sobre eles?

Construção de um cigarro eletrônico: Quais são seus componentes?

Embora os cigarros eletrônicos sejam fabricados por empresas diferentes, eles têm um design semelhante e geralmente são modulares. Para que um cigarro eletrônico desempenhe sua função, ele deve estar equipado com os seguintes componentes:

Uma espécie de bateria. Pode ser integrada ou não. A decisão depende muito das preferências da pessoa que usa o dispositivo. Do ponto de vista da usabilidade, no entanto, as soluções integradas têm a vantagem de apenas precisarem ser recarregadas, não substituídas.

Um recipiente para líquidos. É a parte do cigarro eletrônico mais usada, pois é reabastecida regularmente com novo líquido.

Também contém uma parte onde o líquido do cigarro eletrônico é aquecido. Dependendo do modelo do cigarro, ele pode ser mais ou menos integrado ao recipiente de líquido, aquecedor ou bateria. 

Existem também no mercado cigarros eletrônicos descartáveis ​​que são menos complicados (pois não requerem intervenção do utilizador). No entanto, eles não são tão populares quanto os dispositivos reutilizáveis.

A composição do líquido do cigarro eletrônico

O uso de um cigarro eletrônico está totalmente ligado à compra do líquido. É um fluido que é transformado em aerossol pelo aparelho e inalado pelo usuário. Exemplos de líquidos que um consumidor de cigarro eletrônico pode comprar são: sabores de tabaco, menta, frutas, chocolate ou chá gelado. E existem diversos tipos de kits desses aparelhos, como o drag 3, por exemplo.

Como os cigarros eletrônicos são uma alternativa aos cigarros tradicionais, é natural que os líquidos contenham nicotina (no entanto, isso não é obrigatório, também existem cigarros eletrônicos sem nicotina disponíveis no mercado). Embora a nicotina seja o principal ingrediente de interesse dos usuários de cigarros eletrônicos, a composição dos líquidos é mais complexa e a nicotina não representa a maior parcela. Pelo contrário, como regra, o teor de nicotina é apenas 2% líquido. Além da nicotina, o que há nos líquidos? 

A glicerina (ou propilenoglicol) também está presente no líquido dos cigarros eletrônicos. O fluido também pode conter água (ou álcool), aromas e outros ingredientes.

Como funciona um cigarro eletrônico?

Usar um cigarro eletrônico é tão simples quanto apertar um botão e dar uma tragada e por isso o seu uso está cada vez mais comum, principalmente entre os jovens, como forma de parecer mais descolado ou procurar meios não tão agressivos quanto o cigarro convencional. Ao utilizá-lo, porém, as pessoas devem lembrar que não deixa de ser um cigarro. Menos agressivo, mas é um cigarro.

Algumas partes do dispositivo requerem limpeza ou substituição regulares. A utilização de cigarros eletrônicos exige, nomeadamente, remoção de sujeira do bocal (de preferência a cada poucos dias) e substituição regular do elemento de aquecimento.