SMS marketing nada mais é do que uma estratégia via mobile que auxilia as empresas a se aproximarem ainda mais de seu público-alvo.

Existem outras opções de marketing que uma marca pode colocar em prática, como é o caso do e-mail marketing, anúncios nas redes sociais, publicação no blog, além das estratégias tradicionais.

Apesar de todas elas serem muito importantes, nenhuma consegue atingir o público nas mesmas proporções que o SMS marketing.

Afinal, pesquisas apontam que cerca de 90% das pessoas abrem todas as mensagens que recebem no celular em até 3 minutos após o recebimento. Além disso, 97% leem a mensagem e apenas 22% abrem um e-mail.

Isso significa que o celular é um excelente caminho para chegar até os consumidores, por meio do SMS. A chance de um indivíduo abrir a mensagem e ler o conteúdo é muito maior do que qualquer outra ação que a marca possa realizar.

Lembre-se de que estamos com o smartphone na mão o tempo todo, e as notificações são praticamente irresistíveis ao longo do dia.

Neste artigo, vamos explicar o conceito de SMS marketing, dar umas dicas para usá-lo, além de apresentar algumas razões para colocá-lo em prática. Confira!

Entenda o conceito de SMS marketing

SMS é uma sigla para Short Message Service, uma estratégia eficaz que se baseia no envio de mensagens no celular, para que na estratégia de SMS marketing seja possível estabelecer a comunicação entre a empresa e seus clientes.

O celular é um meio de comunicação que permite contato direto com os consumidores e em qualquer hora do dia ou da noite. O contato é mais eficiente, financeiramente acessível e funciona melhor do que muitos outros métodos.

Para aproveitá-lo completamente, uma empresa de sistema de segurança precisa, assim como no caso de qualquer outra estratégia, usar o envio de SMS da maneira certa. O excesso de mensagens, por exemplo, pode afastar os clientes.

Dicas para trabalhar com SMS marketing

Existem algumas práticas que não podem ficar de fora para criar uma boa estratégia de SMS marketing. Dentre elas, estão:

Atenção à ortografia

Sabemos que a mensagem de texto tem um limite de 160 caracteres, mas ainda assim é essencial que seja bem escrita. Aliás, uma boa ortografia é fundamental para qualquer estratégia de marketing.

Em textos pequenos, esse cuidado é ainda mais relevante, uma vez que existe pouco espaço para transmitir uma ideia.

Se o SMS não estiver bem escrito, provavelmente o destinatário não vai levá-la a sério. Muitos golpes são aplicados via SMS, e uma característica que todos têm em comum são os erros ortográficos.

Portanto, se você quer que a sua empresa seja levada a sério, precisa tomar muito cuidado com os erros ortográficos.

Spam é proibido

Quando um fabricante de esquadrias de alumínio preto envia mensagens de texto, seu objetivo é chamar a atenção para algum produto. Só que é importante entender que chamar a atenção é diferente de ser inconveniente.

Nesse sentido, é crucial evitar o spam, uma vez que o cliente pode simplesmente bloquear o número da empresa, o que irá dificultar o contato com ele.

Seja direto

Até aqui sabemos que uma mensagem de texto é muito pequena, e por essa razão ela deve ser direta e tratar do assunto sem rodeios.

A quantidade de caracteres é bastante limitada, e tentar florear a mensagem, além de prejudicar o contexto, pode incomodar quem recebe o conteúdo.

Usar horários comerciais

Receber uma mensagem às 6 da manhã de um domingo e acordar com a notificação, por exemplo, certamente deixará qualquer pessoa irritada.

Mesmo que o assunto seja muito importante, tome cuidado com o horário que envia o SMS para não incomodar o destinatário.

A melhor coisa a se fazer é enviar mensagem em horários apropriados, como em horários comerciais. Saber quando se comunicar com as pessoas é muito importante para ter sucesso em qualquer estratégia de marketing.

Encontrar momentos oportunos

Uma empresa de serviço de motoboy 24 horas pode aproveitar uma série de momentos oportunos para enviar a mensagem, tais como:

  • Depois de uma compra;
  • Datas de aniversário do cliente;
  • Épocas sazonais;
  • Aniversário da loja;
  • Ao fazer login no site.

Pesquise quais datas comemorativas mais combinam com o seu público, pois elas melhoram os resultados da estratégia de SMS marketing.

Incentivar uma ação

A procrastinação é algo que afeta boa parte da população, mas quando existe um prazo de validade para executar uma ação, dificilmente vamos deixá-la para outro momento.

Os clientes funcionam da mesma maneira, sendo por essa razão que é vital incentivar suas ações dentro de um prazo máximo, pois isso faz com que a mensagem atinja seu objetivo.

Monitorar as taxas

Ao monitorar suas estratégias de marketing, uma empresa de segurança do trabalho saberá o que dá certo ou o que não funciona em seu leque de ações de marketing.

É fundamental avaliar como estão as taxas de cancelamento e de crescimento dos assinantes, tendo como base as mensagens enviadas.

É dessa forma que o negócio avalia se determinado conteúdo teve mais apelo entre os clientes, podendo investir nesse tipo de material mais ou menos vezes.

As mensagens que não geram retorno ou causam impactos negativos, o que por sua vez, mostra que podem ser reduzidas ou eliminadas da estratégia.

Contudo, ter acesso a essas informações só é possível por meio do monitoramento do sucesso ou fracasso do negócio, visto que são dados que embasam as decisões e melhoram as estratégias empresariais.

Cupons de desconto

Uma das melhores maneiras de atrair clientes e aumentar as vendas é oferecendo cupons de desconto. Muitas pessoas abandonam o carrinho por conta de uma indecisão, e para quebrar objeções, nada melhor do que incentivar a compra.

Um cupom de desconto em um período sazonal é muito oportuno e influencia de maneira positiva na decisão do cliente.

Por que é necessário usar SMS marketing?

Tanto uma instituição de ensino de cursos online quanto lojas, plataformas e-commerce, bancos, entre outras empresas, precisam se comunicar com seus clientes. 

O SMS marketing entra aqui como uma das melhores estratégias para isso, e dentre as razões para investir nele estão:

1 – Envio de conteúdo personalizável

Os bots são tecnologias usadas para automatizar processos, podendo, inclusive, criar perguntas e respostas frequentes.

Por essa razão, muitas empresas utilizam esse recurso para divulgar produtos e serviços de maneira ampla.

No caso do SMS, ele pode divulgar o conteúdo na base de clientes, personalizar o cabeçalho e incluir pequenas informações. Dessa maneira, as ações da marca se tornam mais dinâmicas e escaláveis.

2 – Fácil de mensurar

É simples escolher indicadores que vão acompanhar a eficiência das campanhas de SMS, visto que as ações são limitadas às listas usadas, tendo como base os cadastros.

Um exemplo de métrica é a taxa de abertura, que precisa ser segmentada para avaliar a aceitação da comunicação por parte de diferentes perfis de consumidores.

Uma empresa que aluga sala comercial coworking também pode fazer análises mais completas de maneira simples, comparando, por exemplo, o histórico de compras mais recente depois que o consumidor recebeu mensagens promocionais.

3 – Melhor custo-benefício

É muito mais barato enviar SMS do que investir em outros tipos de comunicação direta com os clientes.

Também não se pode deixar de destacar que o retorno desses consumidores têm esses consumidores é capaz de aumentar as vendas, por meio de um investimento muito mais vantajoso.

Para potencializar ainda mais o alcance desta ação, um escritório especializado em abertura de empresa simples pode integrar essa estratégia com outros canais, como acontece com as redes sociais.

4 – É possível usar gatilhos mentais

Lembra-se quando falamos que as mensagens SMS só podem ser compostas por 160 caracteres? Pois bem, para aproveitar esse pequeno espaço com qualidade, nada melhor do que usar os gatilhos mentais.

Eles tornam as mensagens mais poderosas e conseguem impactar diretamente na decisão dos clientes. Um desses gatilhos é o de urgência, que faz com que o consumidor tome uma decisão rapidamente.

Nesse sentido, se a pessoa acessou a plataforma e-commerce e deixou de fazer uma compra, a marca pode enviar o SMS para informar que o produto foi abandonado no carrinho, o que pode resultar na perda de uma promoção.

Um fabricante de adesivo transparente personalizado também pode optar pelo uso do gatilho da exclusividade, muito recomendado para estratégias de fidelização.

As mensagens são enviadas para um grupo limitado, destacando o fato de que uma oferta é restrita apenas a essas pessoas, incentivando a aquisição.

Um exemplo é o envio de SMS com cupom de desconto para aniversariantes. Além de ser algo exclusivo, fideliza o cliente e mostra o quanto a marca está atenta aos seus clientes, de maneira individual.

Conclusão

Certamente, todo mundo já recebeu algum SMS de uma empresa, posto que é uma estratégia comum e usada por qualquer tipo de negócio.

A criação de mensagens de texto é muito eficaz, ajudando as marcas a alcançarem os mais variados objetivos, sempre de maneira agradável e sem importunar o cliente. Como vimos ao longo deste artigo, não faltam razões para investir nessa prática.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.