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O que é preciso para fazer uma identidade visual?

Identidade visual são elementos gráficos que ajudam a comunicar uma marca para o público, bem como suas ideias, missão, propósitos e valores.

De modo a fazer com que as pessoas se interessem por seus produtos e serviços. Existem vários elementos importantes para a identidade visual, como:

  • Nome;
  • Cores;
  • Embalagens;
  • Tipografia;
  • Slogans.

Essas características conferem personalidade de marca, é por meio delas que a empresa será conhecida entre os consumidores. 

Mais do que isso, uma identidade bem definida é essencial na sociedade, visto que é ela que impossibilita que os indivíduos reconheçam uma imagem.

Pense, por exemplo, em uma marca de refrigerantes famosa. Ao pensar nela, automaticamente você enxerga toda a sua identidade visual. Justamente por criar essa imagem, que essa prática precisa ser prioridade de qualquer negócio.

Se a estratégia for bem trabalhada, fica muito mais fácil encantar os consumidores e aumentar o número de conversões. Por outro lado, se a identidade visual não for bem trabalhada, as pessoas não dão importância à empresa.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é identidade visual, falar sobre sua importância e dar algumas dicas para desenvolvê-la. 

Entenda o que é identidade visual

Identidade visual é a união de vários elementos gráficos e visuais, que ajudam a criar uma atmosfera sobre a empresa, os valores que ela deseja transmitir e de que maneira enxerga o mundo e a sociedade.

Se você pensar sobre você mesmo, vai perceber que reúne características físicas e psicológicas que se destacam e fazem com que você seja lembrado pelas pessoas.

Se um escritório de design de interiores padaria quiser ser conhecido de maneira positiva e impactar seu nicho de atuação, precisa definir sua identidade visual, destacando suas melhores qualidades.

É assim que ele será reconhecido quando o consumidor fizer suas compras e durante o processo de tomada de decisão.

Tenha em mente que o conceito de identidade visual está muito além de um cartão de visitas que vai atrair possíveis clientes. Ela precisa ser vista como a personalidade da marca e assim será exposta ao público.

Nesse contexto, quanto mais caprichada for a estratégia, mais espaço a marca consegue ganhar na decisão de consumo dos clientes.

Existem várias empresas famosas que trabalham tão bem em sua identidade visual que são reconhecidas pelas pessoas apenas por suas cores. 

Elas souberam unir de maneira inteligente os seguintes elementos:

  • Logomarca;
  • Tipografia;
  • Paleta de cores;
  • Materiais de divulgação;
  • Publicações nas redes sociais.

Se podemos reconhecer algumas marcas apenas por suas cores, então, é possível começar a entender a importância da identidade visual para o negócio.

Importância da identidade visual

Um fabricante de pulseira de papel personalizada precisa trabalhar sua identidade visual por diversas razões, uma delas porque é dessa forma que o público identifica à primeira vista quem é a empresa.

Imagine todas as companhias famosas sem logomarca ou sem uma paleta de cores. Dificilmente os consumidores poderiam diferenciá-las e identificá-las, com isso, comprar em qualquer lugar seria o suficiente.

Algo sem identidade simplesmente não pode existir de maneira plena, e a mesma situação se aplica às empresas.

É por meio da identidade visual que a organização conquista reconhecimento e mostra o seu valor. Quanto maior for a presença de elementos, mais o público se sente próximo da companhia e das soluções que ela oferece.

Ao longo do tempo, as características da marca ganham um espaço especial no cérebro do consumidor e faz com que ele escolha seus produtos e serviços de maneira praticamente automática.

Para entender como isso funciona, pense nas empresas com as quais você compra sem pensar muito, e vem fazendo isso há anos, sem nem mesmo se dar conta.

Isso se deve à qualidade do produto ou serviço, mas o papel da identidade visual é inegável nesse processo.

Por exemplo, ao distribuir copos personalizados metal com sua logomarca, uma cervejaria gera sentimento de identificação, pertencimento, engajamento e confiança, automaticamente, consegue atrair mais pessoas.

Só que para aproveitar todos os benefícios da identidade visual, é muito importante saber estabelecê-la.

Como criar a identidade visual do negócio?

Para criar a identidade visual do seu negócio, é necessário investir em um passo a passo com as seguintes estratégias:

Definir o público-alvo

O primeiro passo para criar a identidade visual de uma marca é saber quem é seu público, pois se ela não sabe com quem fala, dificilmente saberá o que deve dizer e como dizer.

Para definir o público-alvo, pense em quem você gostaria de atrair, levando em consideração informações como idade, gênero, profissão, localização, entre outras.

Antes de fazer uma placa de sinalização personalizada verifique como é o perfil das pessoas que seguem o perfil de seus concorrentes nas redes sociais. É possível descobrir muito sobre as pessoas nessas plataformas e o tipo de publicação que preferem.

Saber qual é a personalidade da marca

Agora que você já sabe quem é seu público, precisa encontrar a personalidade do seu negócio. No ambiente digital, não existe a mesma facilidade do diálogo boca a boca, que possibilita transmitir ideias e convencer as pessoas.

Entretanto, com a identidade visual, fica mais fácil transmitir um recado ao público, seja por meio de um texto ou de falas. As referências visuais complementam o que a empresa tem a dizer.

Desenhar o logotipo

Os donos de pequenos negócios precisam ter em mente que eles não são o logotipo da organização. Grandes marcas possuem um logotipo, mas ele não tem um significado próprio, mas depende da relação com outros elementos da identidade visual.

Conforme uma confecção de uniforme trabalho personalizado define sua identidade, o público começa a associar a marca ao logo naturalmente, transferindo percepções sobre a empresa.

Em outras palavras, estamos falando de um processo gradual, que está além de um desenho ou de uma grafia. Para desenhar o logotipo, o melhor conselho é procurar simplificá-lo, mantendo o pensamento de que menos é mais.

Muitas empresas procuraram reestruturar sua identidade visual e até mesmo fazer mudanças em seu logotipo, para que ele fique mais simples e consiga acompanhar as alterações constantes no mercado.

Escolher uma boa tipografia

Escolher uma boa tipografia pode ser complicado quando se trata de identidade visual, afinal, seguir uma tendência que está em alta é assumir o risco de ter algo obsoleto muito em breve ou que pareça pouco original.

Para resolver essa questão, procure limitar as famílias tipográficas em duas ou três, pois isso vai te ajudar a trabalhar com propósitos específicos na hora de elaborar títulos, subtítulos, entre outros.

Lembre-se de que a identidade visual vai estar presente em tudo o que diz respeito ao seu negócio, por exemplo, uma pizzaria vai incluí-la em uma caixa pizza personalizada.

Por conta disso, muitas empresas optaram por usar o Google Fonts, pois ele traz vantagens competitivas, com fontes renderizadas e com um diretório na nuvem que dispensa a necessidade de instalação.

Combinar as cores

Sem dúvidas, as cores são elementos importantíssimos na hora de construir a identidade visual e existe toda uma psicologia por trás da cor, visto que ela influencia diretamente na paleta da marca.

Na hora de criar sua identidade visual, procure usar uma paleta de cores limpa e flexível, que traga opções suficientes para soltar a criatividade, mas sem sobrecarregar o logotipo.

Vai ficar mais fácil para uma gráfica rápida cartão de visita elaborar a identidade visual se escolher uma cor principal, 2 cores primárias, 3 ou 5 cores complementares e 2 cores de destaque.

Definir um estilo

A fotografia sempre teve um papel muito importante na elaboração da identidade visual, o que inclui desde imagens de produtos e serviços até as estratégias de publicidade.

Procure definir diretrizes claras em relação às imagens e tratamentos visuais, que podem ou não ser adequados.

No que diz respeito às ilustrações, a maioria das marcas prefere não utilizá-las, entretanto, são uma tendência e um fabricante de agenda empresarial personalizada pode incluí-las em um projeto para reformular a identidade visual.

O propósito é buscar uma linguagem uniforme, sem estilos conflitantes e sempre pensando no modo como a ilustração pode ser usada com outros elementos visuais.

Considerações finais

Sendo assim, agora que já sabe o conceito e importância da identidade visual para o seu negócio, e com as dicas que demos aqui, ficou muito mais fácil elaborá-la do jeito certo.

É com esse trabalho que a organização será conhecida por outras pessoas, expandir seu impacto no público e com isso atrair novas oportunidades de negócios. Sem falar que uma empresa com boa identidade visual transmite mais credibilidade e profissionalismo.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.