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Marketing de Conteúdo: Como planejar?

O crescimento exponencial do número de brasileiros com acesso à internet torna o investimento em estratégias de publicidade digital cada vez mais atrativo para as empresas. Por isso, o Marketing de Conteúdo se tornou uma das principais técnicas utilizadas.

Não é à toa que, ao produzir um material qualificado e informativo, as marcas conseguem atingir públicos com o perfil ideal para se tornarem consumidores. Além disso, é mais fácil construir uma reputação mais positiva no mercado.

O Marketing de Conteúdo é uma das melhores formas de gerar tráfego orgânico, atrair internautas e adquirir o conhecimento necessário para uma experiência de compra mais satisfatória, resultando em charme e fidelização.

Importância do conteúdo digital

De acordo com uma pesquisa realizada pela Content Trends em 2018, cerca de 73% das empresas nacionais da época adotavam o Marketing de Conteúdo como uma das principais formas de conquistar novos leads e aumentar o número de vendas.

Isso porque, aliado a um bom sistema de gestão de relacionamento com o cliente (crm), empresas de todos os segmentos e tamanhos de mercado podem:

  • Aumente o tráfego do seu site;
  • Informe as pessoas sobre sua empresa;
  • Aumentar o engajamento do público;
  • Educar os consumidores;
  • Aumente as vendas e a lucratividade.

Além disso, a produção de conteúdo online é a base para ações estratégicas de marketing digital, que por sua vez podem resultar em economias significativas nos investimentos em publicidade e estimular as empresas a aumentar seu valor de vida útil.

Como desenvolver materiais com mais facilidade e confiança

Agora que entendemos a importância e a relevância de investir em Marketing de Conteúdo, precisamos desmistificar a noção de que basta criar qualquer tipo de conteúdo, abrir um blog e começar a postar.

A produção de materiais digitais precisa ser baseada em uma estratégia clara e organizada para ser possível alcançar os resultados desejados e conquistar e fidelizar consumidores com sucesso.

Além disso, é necessário ter mais atenção ao implementá-los e mensurar os resultados obtidos. Portanto, na ação principal, é necessário focar em alguns tópicos:

Determine o alvo

Como em todas as outras ações realizadas por uma organização empresarial, o primeiro passo para a implementação do Marketing de Conteúdo tem a ver com a definição dos objetivos e metas precisas dessa ação.

Isso ajudará a determinar se esse investimento é a melhor solução para sua marca, ajudará a coordenar outras campanhas de marketing digital e ajudará a entender e construir a identidade da sua empresa.

Conhecer o público

Como mencionado anteriormente, usando um crm plano em conjunto com outras campanhas de marketing online, os gerentes de negócios precisam identificar as principais características de seu público consumidor. Dessa forma, podem ser criadas estratégias mais segmentadas que proporcionem resultados mais precisos.

Para isso, é necessário determinar a demografia, idade, sexo, canais de comunicação preferidos, os tipos de produtos que mais consomem etc. desses públicos. Todas essas informações nos permitiram nos aproximar dos consumidores e tomar decisões sobre as interações.

Definir o melhor tom para seu anúncio

Ao agregar os dados dos clientes atuais, em sistemas de crm gratuitos, fica mais fácil para o mundo do marketing e da publicidade definir o tom que uma empresa deve adotar durante as interações online.

Como resultado, é possível construir uma personalidade para o seu negócio para que a empresa deixe de ser um estabelecimento comercial e se torne mais humana e acessível aos olhos dos consumidores. 

Utilizar diversos formatos

Usar um software de crm online gratis ou qualquer outro tipo de gerenciador mais personalizado é muito importante para compilar informações sobre os compradores. Eles auxiliam no estabelecimento e manutenção de um canal de vendas ativo e eficaz.

Com a devida análise dos dados obtidos com essas ações, as empresas podem focar na produção de conteúdo nos formatos mais adequados para atrair seus consumidores ideais, no topo, meio e fundo do pipeline.

Assim, com a procura de crm preço, pode ser possível identificar os principais problemas que o cliente precisa tentar resolver, para que se defina a melhor estratégia de transmissão dessas informações e se estabeleça uma relação de confiança.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.