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Gestão de negócios para franquia de farmácia

As franquias, que consistem no processo de abertura de uma empresa que já possui uma marca consolidada no mercado, estão em constante expansão. Inclusive, a franquia de farmácia têm obtido um diferencial no mercado, já que se trata da venda de produtos e da prestação de serviços que são considerados como essenciais para as pessoas. 

Saber gerir uma farmácia, ou seja, realizar a gestão de um negócio de forma adequada é um desafio, mas um processo crucial para determinar o sucesso da franquia.

A vantagem, neste caso, é o suporte que pode ser prestado pela marca inicialmente, auxiliando no processo administrativo e nos conhecimentos para otimizar a gestão na jornada empreendedora.

De modo a tornar a experiência e os resultados ainda melhores, neste artigo, falaremos sobre como realizar a gestão de uma franquia de farmácia. Conheça mais detalhes a seguir!

Por que investir em franquia de farmácia? 

Uma franquia de farmácia será responsável pela venda de produtos como medicamentos diversos, produtos de higiene, assim como de saúde e bem-estar. 

Além disso, é o ambiente que realiza a venda de alimentos para pessoas que possuem algum tipo de restrição alimentar. 

As farmácias também conseguem oferecer outros serviços, como:

  • Aplicar vacinas e algumas medicações;
  • Verificar a glicemia e a temperatura;
  • Aferir a pressão arterial;
  • Perfurar a orelha (no caso de bebês ou crianças). 

Pelo fato de oferecer serviços que são essenciais e apresentam consumo recorrente, como a venda e aplicação de medicamentos, vale muito a pena investir na franquia de uma farmácia. 

Dentre as vantagens desse setor, podemos destacar o fato de investir em uma marca que já é consolidada, ou que favorece o processo de contato com o público, e um ambiente que trabalha com a venda de materiais e marcas diversas, agregando mais um valor à compra. 

Além disso, existe um apoio da empresa geral, uma possibilidade de prever os resultados e estratégias de mercado que seguem um padrão, identificando pontos de venda que promovem um melhor posicionamento. 

Com isso, o empreendedor consegue ter uma maior segurança no momento de realizar investimentos no negócio. 

A partir disso, você precisa conhecer algumas dicas que são importantes para a gestão do negócio, como a necessidade de investir em Marketing Digital

Dicas para ter uma boa gestão da franquia de farmácia

Mesmo contando com todo o suporte do franqueador, é importante conhecer algumas estratégias de gestão que precisam ser aplicadas na franquia de farmácia. Neste artigo, falaremos sobre quatro ações importantes, que são:

  • Conhecer a ANVISA, a agência reguladora do serviço;
  • Integrar a equipe e ter bons canais de comunicação;
  • Desenvolver programas voltados a datas específicas da saúde;
  • Divulgar os produtos e serviços por meio do marketing digital;

A ANVISA, Agência de Vigilância Sanitária, exerce uma importância fundamental para a regulamentação da venda de medicamentos e de serviços na área da saúde. 

Por isso, é fundamental que a farmácia esteja de acordo com as regras e limitações impostas pela agência, com o objetivo de vender um produto de qualidade para o cliente e de manter seu negócio aberto, regularizando e garantindo a biossegurança do local, bem como aspectos legais.

Além do conhecimento técnico e adequação às normas reguladoras do local, é fundamental que o gestor consiga integrar sua equipe por meio de ações internas, como a valorização do funcionário, estabelecendo alguns canais de comunicação (como uma ouvidoria), que permitam a interação com o público interno de forma adequada e qualificada, integrando e alinhando as equipes.

Essa ideia de ter canais de comunicação também é fundamental para o público externo, sendo possível apostar nos ambientes digitais, como em redes sociais (Instagram Ads, Facebook, Linkedin, dentre outros) para aproximá-los mais da rotina do estabelecimento e informar acerca de mudanças, promoções, horários e até para realizar campanhas e anúncios..

Gerir um negócio de forma positiva é também estar atento em relação às vendas e, por isso, uma estratégia importante de venda é realizar programas voltados para datas específicas, fidelização e promoções. 

Nesse sentido, é possível promover produtos específicos, conforme diretrizes, ou mesmo em datas como:

  • Dia do combate à hipertensão arterial;
  • Dia do combate à diabetes;
  • Dia do combate ao câncer de mama e de próstata;
  • Dia de combate à obesidade e doenças do coração. 

Para expandir o seu negócio e atrair mais clientes para sua farmácia, em momentos de desconto e de promoção, é possível realizar uma campanha nas redes sociais e investir em uma agenda de atividades para o estabelecimento. 

No caso dos anúncios em rede, é necessário saber como funciona o Facebook Ads, que permite também a integração do anúncio com o Instagram, ou contar com um profissional especializado para evidenciar as campanhas aos públicos certos de modo a obter um melhor retorno.

O interessante é que com a criação da campanha, sua empresa consegue alcançar muitas pessoas com um valor relativamente baixo de investimento por dia. 

Dessa forma, a sua farmácia consegue melhorar o engajamento nas redes sociais e expandir o alcance para novos potenciais clientes, mesmo que de forma regionalizada. 

Além disso, é possível promover suas campanhas promocionais na internet, sabendo como anunciar no Google Ads

Muitas franquias de farmácias possuem sites, que até mesmo permitem a compra de produtos no ambiente digital. 

Para isso, é necessário criar uma campanha que ajudará na melhora do ranqueamento da farmácia em mecanismos de busca no Google, ampliando as oportunidades do negócio para além do ambiente físico.

Assim, é possível promover uma gestão ampla e eficaz do negócio, abrangendo o quadro laboral, finanças e estratégias de divulgação.