Categorias:

Boca: 5 problemas que surgem nessa região

A boca é uma parte do corpo muito importante. Isso porque, no menor sinal de doença ou ferida nessa região, o ato de comer pode ficar impossível ou muito doloroso. 

Portanto, é importante saber e ter consciência sobre possíveis doenças que podem surgir na boca, para que seja possível evitá-las. 

Caso você já esteja sentindo dores na região da boca, saiba que esse pode ser um sinal de seu corpo apontando para alguma infecção ou doença bucal. 

Assim, nesses casos vale pesquisar por um dentista infantil 24 horas para as crianças e um Pronto Socorro para adultos. 

Confira a seguir quais as principais doenças que podem surgir na boca e saiba como preveni-las ou tratá-las. 

Doenças bucais 

A boca pode ser alvo de diversas doenças. Isso porque, de acordo com a Associação Americana de Odontologia (ADA), lesões na boca, em geral, acabam sendo causadas por infecções virais, fúngicas e bacterianas.

Além desse vírus, questões como próteses mal ajustadas, bordas dos dentes afiadas e um fio do aparelho ortodôntico solto também podem desencadear muitos problemas. 

Por isso, além de tomar cuidado com infecções é importante sempre procurar um especialista em prótese dentária para se certificar que sua prótese não terá problemas. 

Problemas mais comuns 

Entre as doenças mais comuns que se pode adquirir na boca estão: 

  • Aftas;
  • Herpes labial;
  • Candidíase oral;
  • Doença pé-mão-boca;
  • Úlceras. 

Essas feridas e infecções podem variar de tamanho, intensidade, bem como, seus sintomas também são variados. Algumas delas se limitam a feridas na própria boca. 

Entretanto, algumas outras podem chegar a afetar outros sistemas do corpo, causando febre e outras dores. Além disso, para a maior parte dessas doenças, o incômodo na hora de se alimentar é quase certo. 

Vale destacar que muitas pessoas acabam sofrendo com o inchaço causado por essas infecções. 

Como exemplo pode-se mencionar a úlcera. Este tipo de ferida é formada no revestimento da boca quando a camada superficial das células se rompe.

Dessa forma, muitas úlceras aparecem vermelhas, mas algumas são brancas por causa das células mortas.

Além disso, algumas doenças podem afetar os dentes de forma irreparável, chegando ao ponto do paciente ter que procurar um dentista para canal, ou até mesmo tendo que extrair o dente.

Prevenção de doenças bucais

A prevenção dessas doenças pode variar. Isso porque, os cuidados vão depender do tipo de doença e os motivos pelos quais é possível adquiri-las.

Vale lembrar que existem milhares de doenças na boca que podem ser adquiridas através de procedimentos clandestinos, tabaco, baixa imunidade, etc. 

Pensando nisso, em casos de doenças provocadas por implantes, procedimentos, é necessário se atentar à clínica que irá realizar esse procedimento e procurar os melhores profissionais.

Por isso, em casos de implantes, vale pesquisar por melhores clínicas de implantes dentários sp.

Já em outros tipos de doenças, em específico as virais, os cuidados podem ser voltados a ter uma imunidade mais alta se alimentando bem. 

Dessa forma, para doenças bacterianas, é possível redobrar os cuidados com a higiene, bem como, fazer visitas regulares ao dentista para sempre checar sua saúde bucal. 

Contágio

É importante ressaltar que algumas dessas doenças podem ser contagiosas, como é o caso da herpes, candidíase bucal, entre outras. 

Essas doenças podem ser transmitidas através do fluidos corporais infectados que entram em contato com a boca.

Esse contato pode se dar através de atos simples, como colocar uma mão suja na boca, ou através de contatos mais íntimos como beijos e até mesmo atos sexuais, o que incluí sexo oral. 

A título de curiosidade, muitas infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) agridem de forma intensa a saúde bucal, principalmente quando geram febre alta e baixa na imunidade.

Muitas vezes essas infecções podem chegar a causar a queda de dentes, situação que fará com que os pacientes tenham de procurar um dentista implantes para colocar implantes e reaver a estética da boca.

Tratamentos

Para finalizar, é importante saber que caso você apresente alguma doença bucal, é necessário procurar um dentista, pois somente um profissional poderá apresentar o melhor tipo de tratamento com as soluções mais apropriadas para cada problema. 

Isso porque, cada doença deve ser tratada e encarada de uma forma. Algumas doenças bucais são curadas com tratamentos simples, enquanto outras podem levar anos para se curar através de remédios e procedimentos.
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Status Fit Center, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.