Categorias:

Alugar x financiar: O que é melhor?

Aluguel e financiamento são duas coisas completamente diferentes, mas o número de imóveis financiados no Brasil teve a maior alta dos últimos 10 anos, entre os anos de 2020 e 2021.

Só que muitas pessoas ainda se perguntam se devem alugar ou financiar o imóvel, baseando-se no senso comum das pessoas, pode-se dizer que a melhor opção é o financiamento.

Mas, essa não é a resposta definitiva, pois ela apenas considera o fato de que o brasileiro é apaixonado pelo mercado imobiliário, afinal, as pessoas querem comprar a casa própria o quanto antes.

Isso faz com que muitos acabem optando pelo financiamento, acreditando ser a melhor opção do mercado, principalmente porque existe aquela crença de que pagar aluguel é jogar dinheiro fora.

Mas, cada caso é um caso e nem sempre o financiamento é a melhor opção para todos. Para algumas pessoas, viver de aluguel por alguns anos é uma forma de poupar para ter dinheiro suficiente para comprar um imóvel.

Com base nessas dúvidas, vamos explicar qual é a diferença entre alugar e financiar, quando a locação compensa e dar algumas dicas para sair dessa incógnita.

Diferenças entre alugar e financiar

Para entender a diferença entre alugar e financiar, é necessário fazer as contas. De acordo com o senso comum, é melhor fazer um financiamento do que pagar aluguel, mas esta afirmação não pode ser considerada como verdade absoluta.

Ao fazer um financiamento, o comprador vai pagar o valor do imóvel em parcelas que podem levar até 30 anos.

Além disso, precisa dar um valor de entrada, que costuma corresponder a 20% do valor da propriedade.

Depois disso, em alguns casos, é necessário fazer melhorias no imóvel, como a construção de poço artesiano residencial.

Independentemente dessas questões, o fato é que o valor da parcela de um financiamento costuma ser muito mais alto do que um aluguel, e no final, o valor do imóvel seria muito mais alto do que ele realmente vale.

A compra de uma casa ou apartamento também envolve outros custos que costumam pesar bastante no bolso, como:

  • Taxas;
  • Repasse da imobiliária;
  • Documentação;
  • Seguro obrigatório.

No que diz respeito ao aluguel, é possível encontrar um imóvel parecido com o que você deseja comprar, mas por um valor de locação um pouco mais baixo do que as parcelas que deveria pagar.

Geralmente, o aluguel corresponde a 0,5% do valor total do imóvel, mas nem sempre isso é seguido à risca. De qualquer forma, comparando com a mensalidade de um financiamento, a economia costuma ser grande.

A vantagem está exatamente aqui, não apenas pelo fato de poder pagar menos todos os meses, mas porque todo o valor poupado pode ser guardado para a compra de um imóvel à vista.

Poupando 1/3 do valor da mensalidade do financiamento todos os meses, a compra da propriedade pode ser feita em 22 anos, pelo valor original do imóvel, enquanto o financiamento duraria 30 anos ou mais.

É como se o proprietário pagasse 8 anos a menos de prestação, podendo investir em implantação de automação residencial e outras melhorias no imóvel.

Lembrando que uma pessoa que tenha o dinheiro total para comprar uma casa ou apartamento deve fazê-lo sem pensar duas vezes. Mesmo que não tenha, entrar no financiamento também é uma opção, mas às vezes é hora de pensar na locação.

Quando compensa alugar?

O aluguel pode ser uma alternativa vantajosa por várias razões, mas tudo depende das necessidades, possibilidades e perfil da pessoa.

Quando procurar uma propriedade, procure ponderar suas finanças e planos de vida, pois não compensa, por exemplo, para uma pessoa que pretende se mudar definitivamente do Brasil, comprar o imóvel próprio.

Aquele imóvel com fachada de casa com vidro em um bom bairro pode ser muito mais acessível no momento por meio do aluguel do que pelo financiamento.

As vantagens da locação só vão surgir se o indivíduo entender seu orçamento atual e o que ele realmente planeja para o futuro.

A locação, ao contrário do que muitas pessoas pensam, tem suas vantagens, mesmo porque, para muitos, é a única opção viável no momento.

O aluguel vale a pena quando a pessoa quer economizar, principalmente se o seu sonho for comprar a casa própria. Para alcançar esse objetivo, é necessário ter a quantia total ou pelo menos a entrada.

Durante a locação, você pode se preparar melhor para a compra da casa própria, visto que a organização das finanças ajuda a guardar um valor todos os meses, que será usado futuramente para essa aquisição.

Inclusive, quem já tem o valor da entrada pode morar de aluguel por um tempo para guardar mais dinheiro, e assim fazer algumas melhorias quando comprar a casa própria, como investir em material de acabamento para banheiro.

Alugar também vale a pena para quem quer ter uma experiência em determinada região, antes de fazer a mudança definitiva.

Às vezes, acreditamos que determinado bairro ou vizinhança é uma excelente opção para morar, mas na prática nem sempre é assim.

Algumas pessoas alugam imóveis em bairros que gostariam de morar para conhecer melhor a vizinhança e a região. Antes de comprar uma propriedade, elas se certificam de que o local atende às suas necessidades e expectativas de vida.

Além disso, o inquilino tem o direito de preferência de compra no imóvel em que mora, isso significa que, se o proprietário quiser vendê-lo enquanto o contrato estiver vigente, o inquilino é preferência nessa transação.

Em outras palavras, é uma oportunidade de se mudar para determinado imóvel, pagar o aluguel por algum tempo e então fazer uma proposta de compra ao proprietário, caso você goste.

Os imóveis exigem cuidados e manutenção, tanto no acabamento para piscina de alvenaria, quanto na fiação, parte hidráulica, entre outros.

Quem não quer ter custos de manutenção, deve alugar ao invés de fazer um financiamento, visto que a responsabilidade é sempre do proprietário.

Mesmo levando em conta todas essas informações, algumas pessoas têm dúvidas na hora de se decidir.

Como decidir entre aluguel e financiamento?

A decisão entre aluguel e financiamento precisa ser pensada de maneira inteligente, sempre considerando algumas variáveis.

Você já parou para pensar que o financiamento é uma dívida de 30 anos? Nem todo mundo se sente confortável com essa ideia, por isso, é necessário refletir antes de tomar uma decisão definitiva.

O fato é que não existe certo ou errado na hora de escolher entre aluguel e financiamento, pois a decisão depende de vários fatores.

Comprar uma casa com revestimento antigo para banheiro e outros tipos de imóveis pode ser feito de duas maneiras, sem à vista ou financiado. O futuro comprador precisa ver qual é a sua condição no momento.

Se ele não tiver dinheiro para comprar à vista e mesmo assim quiser comprar, então a solução é financiar. Isso pode envolver a imobilização do capital e investi-lo em um lugar totalmente seu.

Por outro lado, a pessoa pode pagar aluguel e investir melhor seu dinheiro de outras maneiras, que vão render juros e ajudá-la a comprar o imóvel à vista.

Olhando dessa forma, pode parecer algo muito simples, mas na verdade, é mais complexo, principalmente porque algumas pessoas não possuem o conhecimento necessário para investir bem.

Também existe o fato de que alguns não querem comprar, pois preferem investir em um projeto residencial completo e construir o próprio imóvel.

Uma dica para se decidir é considerar qual é a sua situação atual, pois se ela for favorável à compra, então as dúvidas começam a diminuir.

Outro ponto a ser considerado é a sua real vontade de comprar uma propriedade, mas apesar da opinião da maioria das pessoas, nem todo mundo tem esse sonho e esse objetivo de vida.

Tem gente que prefere viajar, outros querem apenas guardar dinheiro e outros simplesmente não sentem o desejo de fazer esse tipo de aquisição.

Considere suas motivações e objetivos de vida, pois eles vão orientar a sua decisão de maneira mais certeira. Enquanto para alguns pagar aluguel pode ser jogar dinheiro fora, para outros é uma forma de não se comprometer com uma dívida de muitos anos.

Considerações finais

Sendo assim, quem compra um imóvel pode fazer as alterações que quiser, como paver preço m2 colocado, por outro lado, quem aluga pode se mudar quando quiser e encontrar uma opção melhor de moradia.

Para se decidir entre um e outro, é necessário avaliar suas condições financeiras, projetos de vida e planos para o futuro. Também é interessante fazer as contas e verificar se o financiamento compensa mais que o aluguel e vice-versa.

Esse cuidado vai facilitar a decisão e levar você para uma escolha que vai trazer satisfação pessoal e segurança.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.