Esse tipo de serviço beneficia o franchising, pois é capaz de aproximar empresa de investidores e do cliente final através de divulgação espontânea sobre a franquia na mídia
Para uma rede de franquia que busca atrair novos franqueados, bem como clientes é necessário estar sempre em movimento, como participação em feiras de empreendedorismo para explorar o networking, além de investir em marketing de conteúdo. Porém, outra estratégia certeira e que auxilia nessa expansão da marca são os benefícios promovidos pelo trabalho de uma assessoria de imprensa. E quando ela é voltada apenas para esse nicho as oportunidades são ainda maiores.
A assessoria de imprensa é responsável por unir uma empresa com a mídia. Mas engana-se quem pensa que esse trabalho envolve publicidade, pelo contrário! Através desse serviço é possível com que as empresas divulguem de forma espontânea as novidades da franquia em veículos de comunicação (jornais, revistas, sites, rádio e TV), e assim, fazer com que o seu produto/ serviço se torne público ao consumidor.
Apostar na visibilidade da marca na imprensa é o papel principal do assessor, que busca construir uma imagem sólida da rede de franquia a fim de torná-la conhecida no mercado. Pensa que tudo isso é fácil? Errado.
Renata Brito, diretora de comunicação da Fatos&Ideias Comunicação – empresa de assessoria de comunicação focada em fortalecer a marca de empresas no mercado por meio da mídia – explica que a ideia está em trabalhar assuntos relevantes para investidores em busca de oportunidades de empreender e o cliente final da marca.
“Após uma análise do briefing definimos a estratégia da assessoria de imprensa para verificar quais tipos de oportunidades conseguiremos alcançar com a divulgação desse conteúdo. Finalizado a produção do release, mapeamos os veículos de comunicação que mais tenham relação com o perfil da franquia”, diz.
Com um mercado competitivo a cada dia que passa, estratégias de posicionamento devem ser feitas de forma constante para cultivar uma boa imagem para qualquer tipo de empresa, independente do segmento e tamanho.
“A recorrência na mídia faz com que a rede de franquia fique um passo à frente do seu concorrente. Mas atenção! Contar com uma equipe que possui know-how no assunto, principalmente as especializadas dentro de um nicho de atuação, possibilita uma estratégia de comunicação mais eficaz e resultados satisfatórios do que as redes de franquias que atuam por conta própria nesse meio”, enfatiza a diretora.
Benefícios de uma assessoria de imprensa
Para ter uma comunicação com o seu público-alvo, o trabalho da assessoria de imprensa é capaz de fazer essa “ponte” entre empresa e investidor, ou empresa a cliente final, além, é claro, entre empresa e jornalista com conteúdos atrativos e que possam ser aproveitados pelos veículos de comunicação.
Renata conta que os benefícios do trabalho de um assessor se baseiam em características como: criar uma credibilidade de forma espontânea, se tornando uma marca conhecida e lembrada. A atração de leads é um dos objetivos principais de uma empresa ao contratar os serviços de assessoria. Por isso, vale aquele já conhecido ditado: Quem não é visto não é lembrado. Daí a necessidade de ter visibilidade na imprensa.
Além de fortalecer a imagem nos veículos de imprensa, ainda é possível contribuir com assuntos em veículos especializados no setor de atuação da empresa. No caso das franquias, veículos especializados em empreendedorismo, economia e negócios são a chave para alavancar o negócio, já que ali está o seu público-alvo.
“Vale lembrar que é indispensável criar esse relacionamento entre o seu público que consome os seus produtos e serviços, por isso a comunicação é tão indispensável para qualquer negócio”, finaliza Renata.