O planejamento estratégico é um recurso muito importante para que o negócio tenha sucesso em seu mercado. Só que muitos empreendedores não se dão conta disso por conta de outras atividades que consomem muito do tempo.
Donos de pequenas empresas costumam ser responsáveis por praticamente todos os seus assuntos, o que acaba consumindo toda a sua atenção e não sobra tempo para pensar em estratégias de crescimento.
Ao mesmo tempo, os pequenos empreendedores querem ver o negócio crescer e prosperar, mas para que isso seja possível, é fundamental trabalhar com um bom planejamento estratégico, caso contrário, o negócio pode estagnar.
O planejamento é a essência de uma boa gestão, mas ele depende de um método claro que demonstra qual é a realidade da empresa no momento e como alcançar seus objetivos.
Trabalhar dessa forma facilita as tomadas de decisões e ajudam a companhia a alcançar o patamar que deseja. O planejamento estratégico serve exatamente para isso e é fundamental conhecer um pouco mais sobre ele.
Neste artigo, vamos explicar seu conceito, quais são as vantagens de utilizá-lo na empresa e dar algumas dicas para colocá-lo em prática. Confira!
O que é planejamento estratégico?
Planejamento estratégico é uma ferramenta que ajuda o empreendedor a definir o caminho que precisa percorrer, ajudando o negócio a atingir seus objetivos.
É como se fosse o mapeamento que mostra onde a empresa está agora, o patamar que pretende alcançar e o que precisa fazer para chegar lá.
Trata-se de um processo contínuo que sistematiza as tomadas de decisão, baseando-se na realidade do negócio e incluindo todos os esforços necessários para colocar as estratégias em prática e acompanhar os resultados.
Com isso, uma empresa de raspagem de deck consegue tomar decisões mais assertivas, se antecipar a qualquer problema e monitorar seus resultados, processos fundamentais até mesmo para administrar situações de crise.
A gestão por intuição deixa de existir e os rumos do negócio mudam completamente, tornando-se mais dinâmico e ajustado às necessidades reais.
Pensar em empreendedorismo sem considerar o planejamento estratégico é um erro, tanto é que precisa estar presente desde o início do negócio.
Quando a empresa finalmente começa a funcionar, o planejamento precisa continuar acompanhando, tendo em vista funções importantes que ele cumpre, como:
- Conquistar e fidelizar clientes;
- Lançar produtos;
- Fazer projeções de expansão;
- Lidar com incertezas.
Ele também permite utilizar adequadamente os recursos, consegue aumentar as vendas e os lucros, melhorar a gestão financeira e evitar a má administração que pode provocar a falência.
Uma empresa de terceirização de acompanhante cuidador de idoso utiliza o planejamento estratégico para resolver problemas e atingir suas metas, mas é fundamental que elas estejam de acordo com a realidade da corporação.
Por exemplo, se a companhia deseja abrir uma filial, o recurso é usado para estabelecer tudo o que é necessário fazer para alcançar esse objetivo.
Mas ele também pode ser usado para colocar as contas em dia e até mesmo para fechar o negócio, caso seja o desejo do proprietário.
Em vista de todas essas funcionalidades, empreender sem um bom planejamento estratégico é praticamente impossível.
Vantagens do planejamento estratégico
Além de tudo o que essa ferramenta pode fazer pelo negócio, existem outras razões para investir nele. São elas:
Facilita o caminho para o sucesso
Independentemente de qual seja o objetivo do negócio, todas as decisões tomadas passam a ser direcionadas a esse propósito.
Deste modo, se o objetivo da corporação é aumentar suas vendas, por meio desse planejamento entende que é necessário investir em campanhas, buscar o conhecimento necessário, investir em ferramentas de automação, dentre outras atividades.
Ele auxilia em modificações na infraestrutura, escolha de ferramentas e outras necessidades que vão ajudar a corporação a alcançar o sucesso desejado.
Ajuda a determinar objetivos
Ao mesmo tempo em que uma empresa de conserto de tela de celular samsung tem seus objetivos bem definidos, nem sempre isso acontece com outros negócios.
Muitas vezes, o empreendedor não sabe dizer quais são as metas da companhia de curto, médio e longo prazo. O planejamento estratégico ajuda a construir metas reais, sempre respeitando a realidade da corporação.
Aumenta o conhecimento sobre o negócio
O empreendedor precisa conhecer o funcionamento de sua empresa e o quanto os colaboradores estão engajados com ela, pois nem sempre a imagem que ele faz do negócio é compatível com as projeções dos demais.
O planejamento permite que o proprietário da companhia conheça sua realidade, com base na visão de seus funcionários. Dessa forma, fica mais fácil projetar uma imagem mais realista para o mercado.
Ao utilizar o planejamento estratégico, um hospital especializado em cirurgia geral bariátrica passa a ouvir seus colaboradores.
Para esse estabelecimento, uma das questões mais importantes é acolher e dar atenção às pessoas, mas durante uma conversa com os colaboradores, percebe que eles estão sendo negligenciados pelo processo de gestão.
Por conta disso, a equipe não está tão comprometida, o que acaba prejudicando o atendimento aos pacientes. Uma boa estratégia ajuda a identificar esses problemas, resolvê-los e melhorar os processos internos.
Como fazer o planejamento estratégico?
Para aproveitar todos os benefícios do planejamento estratégico, é fundamental saber colocá-la em prática, para isso, utilize o seguinte passo a passo:
1. Fazer o diagnóstico do negócio
Antes de definir as metas, é necessário fazer um diagnóstico da empresa, o que requer ferramentas para avaliar sua situação financeira, como a marca é construída, o desempenho de seus processos, qualidade das soluções e satisfação dos colaboradores.
Um canil de american bullies pode utilizar a análise SWOT, que analisa as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que circundam a companhia.
Ao fazer essa análise, inclua todos os fatores que podem impactar o andamento da corporação, envolvendo questões macroeconômicas e aspectos internos. Ela vai mostrar se existe alguma coisa impactando as atividades do negócio.
2. Definir os objetivos
Depois de fazer o diagnóstico da empresa, chegou o momento de definir seus objetivos, lembrando de estabelecer metas realistas para alcançá-los.
A análise SWOT mostra tudo o que a corporação precisa fazer ao longo dos anos e o que deve ser feito de imediato.
Para definir os objetivos, é necessário considerar o curto, médio e longo prazos, visto que desta forma é possível proporcionar um crescimento contínuo para a corporação.
3. Criar estratégias e ações
Para quem não está acostumado a elaborar um bom plano de negócios, talvez possa haver confusão entre ação e estratégia. A ação está relacionada com a realização de metas, enquanto a estratégia é voltada para a forma como serão alcançadas.
Assim, como meta, a empresa deseja instalar um portão de alumínio branco para melhorar a fachada e trazer mais segurança nos próximos 3 meses.
Sua estratégia é fazer alguns orçamentos e reservar uma quantia exclusiva para isso. Por fim, a ação é escolher uma boa empresa que vende e instala esse tipo de portão.
4. Definir as métricas
Para saber se a companhia está realmente progredindo, é necessário definir métricas de desempenho. Supondo que o objetivo seja aumentar a quantidade de clientes, é preciso analisar o indicador de novos clientes por período.
Por outro lado, se a empresa deseja melhorar seus lucros, precisa monitorar a lucratividade, margem líquida e rentabilidade.
5. Criar um cronograma
Depois que um fabricante de kit de chopp para câmara fria cumpriu todas as etapas anteriores, deve organizar tudo em um cronograma.
Esse passo garante que tudo ocorra como foi planejado, pois inclui as metas, os responsáveis por elas, os indicadores de desempenho, prazos de execução, recursos necessários e outras informações.
6. Entrar em ação
Finalmente, chegou o momento de colocar o planejamento estratégico em ação e acompanhar seus resultados.
A tecnologia se faz necessária neste momento, pois oferece dados importantes para analisar as métricas, como monitorar o financeiro, acompanhar as movimentações e verificar o fluxo de caixa.
7. Avaliar e revisar continuamente
Não basta apenas criar o planejamento estratégico, é necessário fazer como uma empresa de jazigo e avaliá-lo e revisá-lo continuamente.
É assim que a organização vai verificar se tudo está correndo conforme o esperado, e fazer os ajustes necessários.
Se não houver uma análise constante, a companhia pode cometer erros e perder oportunidades, além de estar mais sujeita a algumas ameaças.
Considerações finais
Qualquer empresa que queira crescer precisa se planejar estrategicamente, estabelecendo seus objetivos e metas e acompanhando o progresso de suas decisões.
Fazer um planejamento estratégico é fundamental desde o início, ou seja, desde o momento em que a organização começa a sair do papel.
Enfrentar um mercado cada vez mais competitivo é um grande desafio, por isso, o gestor não pode abrir mão de todos os recursos que vão fortalecer o seu negócio, e o planejamento estratégico é um deles.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.