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Co-marketing: como aplicar essa estratégia nas empresas?

O co-marketing é uma estratégia de marketing colaborativo, onde duas empresas compartilham públicos semelhantes e trabalham juntas para promover materiais e outras ações que ajudam a alavancar os resultados.

As organizações precisam construir parcerias estratégicas, e essa prática ajuda a aumentar a autoridade da marca, mas é necessário saber como ela funciona e de que maneira pode ajudar os negócios.

Você vai descobrir um pouco mais sobre isso neste conteúdo, mas antes precisa saber que as parcerias empresariais são importantes para os resultados.

Ou seja, elas devem ser pensadas de maneira estratégica, por meio da união de forças que trabalham em busca dos interesses comuns das organizações envolvidas.

Existem várias maneiras de fazer essas parcerias, mas dentro do marketing digital, uma das mais conhecidas é o co-marketing. Ele depende de investimentos de tempo e dinheiro, que são totalmente divididos e ajudam a trazer resultados maiores.

Seu negócio consegue impactar um público que originalmente não conseguiria e a mesma vantagem se aplica ao seu parceiro.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, vamos explicar o que é co-marketing, as vantagens que ele traz e dar algumas dicas para aplicá-lo. Confira!

Definindo co-marketing

Co-marketing é uma estratégia de marketing colaborativo, onde duas ou mais empresas que possuem públicos semelhantes, trabalham juntas para promover estratégias e alavancar seus resultados.

Geralmente, o público-alvo das companhias envolvidas são parecidos, portanto, vão se interessar pelo que ambas estão promovendo.

Essa parceria é eficiente porque ajuda a aumentar a autoridade da marca, a exemplo de um fabricante de lente de contato com grau, que faz uma parceria com um oftalmologista.

Isso acontece porque quando as organizações se unem, cedem suas competências de maneira mútua, beneficiando uma a outra.

Só que para entender bem esse conceito, é necessário saber diferenciá-lo de co-branding. Eles são muito parecidos, o que acaba gerando alguma confusão, entretanto, possuem várias distinções.

O co-branding é a junção do nome das empresas para o lançamento de produtos e serviços, tendo como objetivo beneficiar a força das marcas envolvidas.

Por outro lado, quando elas se unem para criar e promover estratégias de marketing, então estão investindo em co-marketing, cujo objetivo é aumentar a autoridade de seus nomes e gerar potenciais clientes.

Assim sendo, embora sejam parecidas, são ideias diferentes, pois enquanto uma se baseia em uma parceria para gerar produtos e serviços, a outra tem como meta promover estratégias de marketing.

Vantagens do co-marketing

Ao elaborar estratégias eficazes de co-marketing, o negócio se beneficia por meio de diferentes vantagens. Dentre elas estão:

  • Fidelização de clientes;
  • Redução de custos;
  • Fortalecimento da marca;
  • Melhora nas tomadas de decisões;
  • Equipe mais motivada.

Ao investir nessa prática, uma clínica de acupuntura gatos passa a conhecer melhor seus clientes e, por conta disso, a comunicação também melhora e se torna mais eficiente.

Conhecer as preferências das pessoas é importante para divulgar o produto ou serviço da maneira certa, o que gera simpatia pelo negócio.

O co-marketing pode até mesmo englobar estratégias de pós-venda, o que aumenta ainda mais as vantagens, ademais, ajuda a fidelizar quem já compra com sua empresa.

A fidelização é essencial, porque conquistar um novo cliente custa dinheiro, por isso, as organizações precisam monitorar o CAC (o custo de aquisição de clientes).

Essa métrica mostra o quanto a empresa está investindo para conquistar os consumidores, mas por meio de uma comunicação contínua, ela consegue fidelizar os compradores e eles mesmos vão falar bem do negócio para outras pessoas.

Consequentemente, a empresa conquista compradores de maneira natural, sem que para isso seja necessário fazer mais investimentos em anúncios e outras estratégias.

O valor da marca é algo intangível, mas extremamente importante para os negócios, nesse contexto, fortalecê-la é necessário para mostrar o valor das soluções para o mercado.

Diferentes estratégias de marketing se tornam investimentos para melhorar a imagem do empreendimento, e quando o consumidor entende os valores da empresa, se torna mais propenso a comprar seus produtos e serviços.

Um fabricante de wind flags também precisa tomar boas decisões para o negócio, mas elas precisam ser consistentes e de qualidade. Entretanto, a empresa pode seguir diferentes caminhos na hora de tomar uma decisão.

O co-marketing mantém o negócio informado sobre tudo o que envolve os consumidores e o mercado como um todo, por conta disso, fica mais fácil tomar decisões e direcionar os esforços e recursos financeiros.

Por fim, essa prática faz parte de um bom planejamento de estratégias de marketing, de modo que elas estejam sempre claras e bem definidas. A equipe terá mais foco para alcançar os objetivos da empresa e fazê-la crescer.

Uma lavanderia de epi precisa estabelecer seus objetivos de maneira precisa, pois isso mostra para os colaboradores exatamente o tipo de empresa para a qual trabalham, o que ajuda a mantê-los motivados e integrados.

Logo, o co-marketing consiste na parceria entre organizações que se complementam e são bem-vistas no mercado, e assim como essas estratégias vão fortalecer a imagem do negócio perante os consumidores, fazem a mesma coisa com os colaboradores.

Só que para aproveitar todos os benefícios, é necessário saber colocar essa ação em prática do jeito certo.

Como fazer co-marketing?

Para aproveitar todos os benefícios dessa estratégia, é preciso saber colocá-la em prática, e algumas dicas para isso são:

1 – Encontrar o parceiro ideal

A primeira coisa a ser feita é encontrar um bom parceiro, afinal, esse é o passo para ajudar a aumentar a autoridade da marca. Mas lembre-se de que ele precisa agregar valor ao negócio.

Quando uma pessoa pesquisa qualquer informação na internet, como táxi aéreo preço, gera uma oportunidade para as empresas divulgarem suas parcerias.

Por isso, verifique se o público-alvo de seu possível parceiro é realmente semelhante ao seu, de modo a construir uma audiência relevante para o seu negócio.

Depois, veja se a empresa é uma referência no mercado, se tem algo de valor para compartilhar e se seus produtos e serviços realmente não são concorrentes dos seus.

2 – Planejar a ação

O segundo passo é planejar a estratégia, posto que é assim que ela será capaz de aumentar a autoridade da marca.

O planejamento precisa ser feito com antecedência, e pelo fato de haver duas empresas envolvidas, ambas precisam respeitar os prazos e conciliar suas agendas.

Um bom planejamento requer estabelecer os objetivos, definir prazos e dividir tarefas, mas tudo precisa ser devidamente registrado para que os dois lados possam acompanhar o que foi planejado.

3 – Distribuir as tarefas

Um chaveiro 24hrs deve dividir bem as tarefas para que seu co-marketing seja realmente eficiente. Como dica, anote todos os pontos fortes de cada lado da parceria, para que fiquem responsáveis pelo que fazem de melhor.

A divisão também envolve custos, pois é necessário delegar a responsabilidade de cada parceiro em relação ao dinheiro.

4 – Facilitar os trabalhos

Se o seu negócio está convidando outra empresa para essa parceria, facilite a aceitação. Tenha em mente que, provavelmente, a outra companhia não estava pensando nisso e pode ter outros projetos em andamento.

Entrar em uma nova ação envolve custos, assim sendo, procure fazer uma parte maior do trabalho sozinho e facilite o processo para seu parceiro convidado.

Por exemplo, uma empresa de limpeza de estofados de carros pode pegar uma parte maior da produção de conteúdo ou da edição de vídeos, entre outras práticas.

Pense no que o outro lado pode fazer para alavancar a estratégia, como no caso de textos prontos que precisam ser apenas publicados. Ele também pode ficar responsável pela criação do template de e-mail ou criar um checklist para promover o material.

5 – Garantir uma relação proveitosa

O co-marketing sempre será considerado como algo sustentável e efetivo para os lados envolvidos. Mas o parceiro precisa ajudar a divulgar os conteúdos, caso contrário, a ação pode ser frustrante.

O trabalho mútuo entre um fabricante de embalagem redonda com tampa e seu parceiro, se bem realizado, promove parcerias futuras e gera um retorno considerável para ambos.

6 – Avaliar os resultados

Avaliar os resultados é necessário para qualquer estratégia de marketing, mas quando se trata do co-marketing, é necessário verificar métricas e indicadores constantemente.

Eles mostram os resultados obtidos e ajudam a perceber quais ações funcionaram e quais precisam ser modificadas ou até mesmo excluídas do planejamento.

Considerações finais

Co-marketing é uma parceria vantajosa para os parceiros e traz excelentes resultados para as empresas e para seu público também.

Os consumidores têm acesso a materiais muito mais completos e estratégias totalmente voltadas para seus interesses e necessidades.

Unir forças é a melhor maneira de melhorar o relacionamento com o público e promover marcas bem colocadas no mercado, mesmo sem gastar tanto.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.