As franquias, que consistem no processo de abertura de uma empresa que já possui uma marca consolidada no mercado, estão em constante expansão. Inclusive, a franquia de farmácia têm obtido um diferencial no mercado, já que se trata da venda de produtos e da prestação de serviços que são considerados como essenciais para as pessoas.
Saber gerir uma farmácia, ou seja, realizar a gestão de um negócio de forma adequada é um desafio, mas um processo crucial para determinar o sucesso da franquia.
A vantagem, neste caso, é o suporte que pode ser prestado pela marca inicialmente, auxiliando no processo administrativo e nos conhecimentos para otimizar a gestão na jornada empreendedora.
De modo a tornar a experiência e os resultados ainda melhores, neste artigo, falaremos sobre como realizar a gestão de uma franquia de farmácia. Conheça mais detalhes a seguir!
Por que investir em franquia de farmácia?
Uma franquia de farmácia será responsável pela venda de produtos como medicamentos diversos, produtos de higiene, assim como de saúde e bem-estar.
Além disso, é o ambiente que realiza a venda de alimentos para pessoas que possuem algum tipo de restrição alimentar.
As farmácias também conseguem oferecer outros serviços, como:
- Aplicar vacinas e algumas medicações;
- Verificar a glicemia e a temperatura;
- Aferir a pressão arterial;
- Perfurar a orelha (no caso de bebês ou crianças).
Pelo fato de oferecer serviços que são essenciais e apresentam consumo recorrente, como a venda e aplicação de medicamentos, vale muito a pena investir na franquia de uma farmácia.
Dentre as vantagens desse setor, podemos destacar o fato de investir em uma marca que já é consolidada, ou que favorece o processo de contato com o público, e um ambiente que trabalha com a venda de materiais e marcas diversas, agregando mais um valor à compra.
Além disso, existe um apoio da empresa geral, uma possibilidade de prever os resultados e estratégias de mercado que seguem um padrão, identificando pontos de venda que promovem um melhor posicionamento.
Com isso, o empreendedor consegue ter uma maior segurança no momento de realizar investimentos no negócio.
A partir disso, você precisa conhecer algumas dicas que são importantes para a gestão do negócio, como a necessidade de investir em Marketing Digital.
Dicas para ter uma boa gestão da franquia de farmácia
Mesmo contando com todo o suporte do franqueador, é importante conhecer algumas estratégias de gestão que precisam ser aplicadas na franquia de farmácia. Neste artigo, falaremos sobre quatro ações importantes, que são:
- Conhecer a ANVISA, a agência reguladora do serviço;
- Integrar a equipe e ter bons canais de comunicação;
- Desenvolver programas voltados a datas específicas da saúde;
- Divulgar os produtos e serviços por meio do marketing digital;
A ANVISA, Agência de Vigilância Sanitária, exerce uma importância fundamental para a regulamentação da venda de medicamentos e de serviços na área da saúde.
Por isso, é fundamental que a farmácia esteja de acordo com as regras e limitações impostas pela agência, com o objetivo de vender um produto de qualidade para o cliente e de manter seu negócio aberto, regularizando e garantindo a biossegurança do local, bem como aspectos legais.
Além do conhecimento técnico e adequação às normas reguladoras do local, é fundamental que o gestor consiga integrar sua equipe por meio de ações internas, como a valorização do funcionário, estabelecendo alguns canais de comunicação (como uma ouvidoria), que permitam a interação com o público interno de forma adequada e qualificada, integrando e alinhando as equipes.
Essa ideia de ter canais de comunicação também é fundamental para o público externo, sendo possível apostar nos ambientes digitais, como em redes sociais (Instagram Ads, Facebook, Linkedin, dentre outros) para aproximá-los mais da rotina do estabelecimento e informar acerca de mudanças, promoções, horários e até para realizar campanhas e anúncios..
Gerir um negócio de forma positiva é também estar atento em relação às vendas e, por isso, uma estratégia importante de venda é realizar programas voltados para datas específicas, fidelização e promoções.
Nesse sentido, é possível promover produtos específicos, conforme diretrizes, ou mesmo em datas como:
- Dia do combate à hipertensão arterial;
- Dia do combate à diabetes;
- Dia do combate ao câncer de mama e de próstata;
- Dia de combate à obesidade e doenças do coração.
Para expandir o seu negócio e atrair mais clientes para sua farmácia, em momentos de desconto e de promoção, é possível realizar uma campanha nas redes sociais e investir em uma agenda de atividades para o estabelecimento.
No caso dos anúncios em rede, é necessário saber como funciona o Facebook Ads, que permite também a integração do anúncio com o Instagram, ou contar com um profissional especializado para evidenciar as campanhas aos públicos certos de modo a obter um melhor retorno.
O interessante é que com a criação da campanha, sua empresa consegue alcançar muitas pessoas com um valor relativamente baixo de investimento por dia.
Dessa forma, a sua farmácia consegue melhorar o engajamento nas redes sociais e expandir o alcance para novos potenciais clientes, mesmo que de forma regionalizada.
Além disso, é possível promover suas campanhas promocionais na internet, sabendo como anunciar no Google Ads.
Muitas franquias de farmácias possuem sites, que até mesmo permitem a compra de produtos no ambiente digital.
Para isso, é necessário criar uma campanha que ajudará na melhora do ranqueamento da farmácia em mecanismos de busca no Google, ampliando as oportunidades do negócio para além do ambiente físico.
Assim, é possível promover uma gestão ampla e eficaz do negócio, abrangendo o quadro laboral, finanças e estratégias de divulgação.