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8 dicas para um planejamento para gerenciamento de Tráfego Pago

As estratégias voltadas para o marketing digital são variadas e, de acordo com as características da empresa, demandam um planejamento abrangente, em que é aplicado desde o gerenciamento de tráfego pago até o orgânico, entre outras táticas para o ambiente online.

Uma dessas táticas para aumentar os resultados de uma marca, ao mesmo tempo em que se investe em estratégias específicas e eficazes, é utilizar principalmente o gerenciamento de tráfego pago. 

Quando feito com cuidado e pensando nas melhores táticas, pode garantir o desenvolvimento da empresa, por exemplo, que oferece serviços terceirizados de limpeza para condomínios residenciais e empresariais.

Além disso, essa estratégia é muito importante, pois garante que um público mais qualificado tenha acesso ao conteúdo postado, promovendo resultados para as campanhas. 

Ainda assim, vale lembrar que a equipe de marketing precisa garantir que as pessoas acessem o que está em oferta adequadamente.

Dessa forma, o gerenciamento de tráfego pago é uma estratégia bastante favorável para novas empresas ou aquelas que estão se consolidando no mercado, pois pode ajudá-las a adquirir um público segmentado. 

Conceito sobre gerenciamento de tráfego pago

Antes de entender o que significa ter anúncios pagos, é necessário entender o conceito de tráfego do site. 

Basicamente, o tráfego refere-se à quantidade de acessos em uma página, o que é muito importante para o marketing digital de uma determinada empresa e para o sucesso posterior das ações de retenção e conversão. 

Com isso, é possível entender que fazer o gerenciamento de tráfego pago está relacionado à administrar e compreender quais ações promovem esses acessos.

Assim, é possível comparar e definir estratégias pagas que garantam a atração de usuários para uma determinada página, como de uma loja que vende bancada de aço inox para cozinha diretamente ao consumidor final.

Ou seja, uma marca investe determinado valor em uma fonte estrategicamente escolhida, o que garante o deslocamento de um maior número de visitantes qualificados ao site. Isso acontece por meio de anúncios em determinados canais de divulgação. 

Outra situação é uma empresa pagar para a plataforma promover a publicação, ganhando destaque e relevância dentro dos buscadores ou mesmo nas redes sociais. No entanto, também existe a possibilidade de pagar em relação ao número de cliques. 

Assim, é fundamental ressaltar que, para que essa estratégia funcione, não é apenas necessário pagar por ela, é fundamental garantir que o próprio site seja de qualidade.

Isso significa que o conteúdo postado precisa ser de qualidade, além de ser um site confiável.

Isso porque as plataformas responsáveis ​​por promover a página avaliam determinados elementos para melhorar a experiência do usuário. 

Diferenças entre tráfego pago e orgânico

Para se tornar um site de referência, ele precisa manter certa constância de tráfego, utilizando estratégias específicas com objetivos diversos. Uma das ações diz respeito a criação de conteúdos e valorização da página, promovendo o tráfego orgânico. 

A principal e mais clara diferença entre o gerenciamento de tráfego pago e tráfego orgânico é o custo. Isso porque o orgânico não tem custo direto. Por isso, proporciona a atração de clientes de forma natural. 

Por exemplo, se uma pessoa pesquisa na internet por porta de alumínio para banheiro 60cm e acessa um determinado site, é feito um tráfego orgânico. 

Neste caso, o buscador disponibiliza o site para um público amplo, proporcionando resultados a longo prazo, conforme a empresa realiza a devida adequação da página.

Um detalhe dessa estratégia é que, por estar disponível entre tantos outros sites, um mercado com muita concorrência acaba dificultando o destaque, já que aparecer entre os primeiros resultados exige um trabalho mais aprofundado. 

O tráfego pago, por outro lado, pode aumentar a visibilidade da marca.

Ao promover um site nas plataformas de busca, uma empresa de piso epóxi residencial preço M2, por exemplo, pode encontrar o link com mais destaque do que os resultados de busca orgânica, aumentando a chance de cliques. Afinal, o resultado estará logo no topo da página, sinalizado como anúncio.

Como tal, é fundamental pensar na experiência do usuário. Isso porque ter uma estratégia de destaque permite que a empresa aumente o lucro. 

A importância do tráfego em sites

Direcionar e investir na atração de mais públicos para uma determinada empresa é essencial, pois garante que as estratégias terão um público consumidor que se interessa pelas postagens, ampliando as oportunidades de negócio.

A internet, todo o espaço online, está disponível para as empresas, para que elas possam ser encontradas pelo público consumidor. Com isso é possível:

  • Aumentar a visibilidade da marca;
  • Expandir o alcance de conteúdo;
  • Investir em conversão em vendas;
  • Proporcionar mais engajamento.

Além disso, é importante ter boas estratégias aplicadas, pois é a principal forma de entrar em contato com os consumidores e potenciais clientes, pois ele será o responsável por definir se compra ou não o serviço ou produto ofertado.

7 dicas para atrair volume de tráfego maior

Seja o gerenciamento do tráfego pago, ou de outros tipos que podem se somar à estratégia junto ao planejamento de marketing, é preciso aplicar as táticas corretas. 

Para fazer com que o tráfego ocorra de uma maneira apropriada, melhorando os resultados, vale seguir as dicas abaixo 

  1. Prática de SEO ou otimização de palavras-chave

Para tirar o máximo proveito do tráfego para uma página divulgando o preço de câmera residencial, por exemplo, é importante realizar uma sólida estratégia de marketing de conteúdo, mesmo que eles sejam patrocinados com anúncios pagos, garantindo uma melhor experiência.

Como qualquer estratégia voltada para o marketing digital, a prática de SEO (Search Engine Optimization, ou otimização do motor de busca), com a inserção de palavras-chave, é uma peça fundamental para o alcance dos leads. 

Como se sabe, as palavras-chave são termos que os usuários usarão para encontrar as informações de que precisam nos mecanismos de pesquisa. 

Por conta disso, os termos são a peça chave do SEO e um dos primeiros pontos a serem trabalhados em toda estratégia de posicionamento.

  1. Criação de conteúdo que se torna viral

Uma das táticas mais importantes para aumentar o tráfego, mesmo que seja pago, é a criação de textos e materiais virais.

Existem técnicas que permitem aumentar a interação com o conteúdo produzido sobre os serviços de contabilidade e commerce, por exemplo, como aumento de interatividade por meio da disponibilidade de testes e infográficos.

A ideia é implementar algum tipo de material que permita ao usuário clicar, permanecendo na página e decidindo quais informações encontrar.

  1. Pesquisa e tópicos relevantes

A inserção de tópicos relevantes têm uma alta taxa de pesquisa.

A partir disso, é possível investigar as tendências do momento, ou sobre temas famosos. No entanto, a concorrência que se enfrenta também será alta.

Por exemplo, conteúdos em formatos de dicas e testes tendem a ser bem quistos por usuários. Assim, é interessante aliar temas de tendência com os formatos favoritos do público.

  1. Use gatilhos mentais

As emoções sempre fizeram parte do mundo da publicidade, e por isso é possível aumentar o tráfego a partir de referências a expressões que têm algum efeito sobre o espectador, ouvinte ou leitor que procura por cursos profissionalizantes, de forma que ajudem a ação a ser cumprida. 

Os gatilhos mentais podem ser um bom recurso para aumentar o tráfego orgânico na internet, como a criação de um título mais atrativo para aparecer na SERP (Search Engine Results Page), mas também estão presentes no gerenciamento de tráfego pago.

  1. Aposte no storytelling

Esse é um recurso que não pode ser esquecido. Trata-se de transmitir todo e qualquer conteúdo contando uma história. 

Isso facilitará a empatia com o público-alvo. E se for uma história contextualizando a solução, ou humanizando a marca – contando algo que aconteceu com a empresa no campo profissional – isso se torna ainda mais valioso e com potencial de estimular o tráfego e a conversão.

  1. Adicione conteúdo com frequência

As plataformas de busca, como Bing, Yahoo e Google, gostam muito de conteúdo valioso, a ponto de deixar uma marca para trás nos resultados se não houver uma atualização do site com certa frequência.

É relativamente fácil atualizar um blog, mas é necessário criar e manter um plano de conteúdo. De forma ideal, vale manter um calendário de publicação e se certificar de cumpri-lo.

Como parte essencial dessa dica, o conteúdo tem que satisfazer a intenção de busca dos usuários, sanar as possíveis dúvidas sobre laudo de responsabilidade técnica, se for o caso, e apaziguar quaisquer tipos de preocupação. 

A empresa deve dar uma solução para o problema para o qual os leads entraram na página do site, ou no e-commerce disponível.

Nesse sentido, é fundamental veicular as palavras-chave corretas para patrocinar o conteúdo, sintetizando os materiais e áreas de atuação da marca. É fundamental escolher as palavras certas nesse momento e anunciar os conteúdos com mais potencial de atração e conversão.

  1. Postagem de convidado em blogs de terceiros

Se a equipe de marketing encontrou blogs ou páginas que podem ser importantes e direcionadas para um mesmo público-alvo, uma boa maneira de prosseguir pode ser contatá-los para se oferecerem para escrever artigos.

A empresa deve entrar em contato para colaborar como autor convidado e, entre as vantagens, poderá adicionar uma pequena biografia com um link apontando para o site corporativo.

Por consequência dessa estratégia, a marca se apresenta como uma parte da autoridade do site, e que será transferida para as páginas da própria empresa. 

Neste caso, patrocínios e outras ações de co-marketing também podem ser realizadas, trazendo ainda mais valor às ações e poder de alcance.

Se for um local de autoridade, como um portal de notícias, é possível até mesmo um certo aumento nos SERPs (Search Engine Results Page), ou seja, página de resultados no motor de busca.

Além disso, os leitores que estiverem no blog naquele momento lerão o artigo, desejarão saber mais sobre o autor e acessarão o site de origem.

Essa é uma boa maneira de se apresentar à sociedade em um blog que já tem uma comunidade e um grande volume de tráfego na web.

  1. Análises e métricas

Assim como as ações orgânicas devem ser acompanhadas para identificar quais estão trazendo resultados, as campanhas de tráfego pago também podem ser mensuradas e apresentam diferentes métricas.

A partir do código da campanha publicitária, é possível acompanhar toda a trajetória do público que chega ao site, compreendendo quais páginas são mais atrativas, quanto tempo os visitantes passam no site e até qual aparelho estão usando para navegar. 

Com isso, as estratégias e campanhas podem ser feitas de forma mais direcionada e qualificada, sabendo quais palavras e temas podem receber mais investimento de patrocínio, por exemplo.

Conclusão

Investir em estratégias de gerenciamento de tráfego pago pode ser uma técnica muito eficaz para uma empresa, principalmente quando ela precisa consolidar o público e atrair mais pessoas, de forma mais eficiente e garantida, sem reduzir os investimentos aplicados, fazendo com que esses visitantes se tornem leads e evoluam na jornada, posteriormente.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.