Categorias:

3 problemas que todo mundo tem com aparelho invisível e como resolvê-los

O aparelho invisível é um tipo de aparelho ortodôntico desenvolvido para procedimentos de alinhamento dental, assim como os convencionais aparelhos metálicos, com a diferença de ser fabricado com material de cores bem parecidas com os dentes, tornando o tratamento muito mais discreto.

Sendo assim, esta nova tecnologia surgiu para que adultos, que muitas vezes evitavam o tratamento, sintam-se mais confortáveis ao fazer uso do aparelho ortodôntico invisível.

Como todo tipo de procedimento dental, existem suas vantagens e alguns problemas que o paciente deve enfrentar durante o tempo de tratamento.

Vale lembrar que é sempre importante tomar os devidos cuidados com a saúde bucal, preocupando-se com problemas estruturais ou patológicos que podem acometer a boca.

Portanto, independente de algumas dificuldades que possam surgir, fugir do tratamento é sempre desaconselhável.

Este artigo tem como objetivo demonstrar três tipos de problemas que o uso de aparelho dentário transparente podem ocasionar e como tomar os devidos cuidados para que isso seja minimizado.

O que é o aparelho invisível e qual sua função?

Assim como o aparelho convencional, o aparelho invisível é constituído por peças que ficam fixadas aos dentes, conhecidas como bráquetes, que por sua vez estão ligados através de fios e elásticos, que são responsáveis por exercer a pressão necessária para mover os dentes.

Portanto, a função do aparelho é produzir o movimento gradual da estrutura dentária, alinhando os dentes de acordo com planejamento prévio por parte do dentista.

Conforme os dentes vão se movendo, a estrutura óssea das raízes vai se adaptando e firmando-se no novo local.

A diferença do aparelho invisível para o convencional está no material utilizado, sendo fabricado em sílica ou porcelanato, como as utilizadas em faceta dental, que acabam passando muito mais despercebidos do que os bráquetes metálicos.

Além da descrição do tratamento, o aparelho invisível é feito com tecnologia mais recente, possuindo algumas outras vantagens como:

  • Maior eficácia fazendo uso prévio de escaneamento com tecnologia 3D;
  • Maior conforto pois não é de metal;
  • Tratamento pode ser mais rápido;
  • Menos consultas ao dentista para manutenção.

Apesar das vantagens e dos benefícios do uso do aparelho de porcelana, existem alguns problemas que surgirão no percurso.

A seguir, vamos trazer quais problemas são estes, entretanto, de forma geral, não há diferença entre os problemas e cuidados que já existiam com os convencionais aparelhos metálicos.

  1. Quebra de peças

Um dos problemas que mais incomodam os usuários de aparelho é o fato de que as peças são pequenas e embora tenham sua resistência estão sujeitas e quebrarem.

Durante a alimentação, ou até mesmo na higienização alguma coisa pode fazer com que os fios se rompam, ou que os bráquetes soltem.

Nestes casos, é necessário marcar com urgência os reparos, pois os dentes tendem a retornar a posição se ainda não se consolidaram na posição nova, e quanto mais tempo demorar a voltar o funcionamento, por consequência mais tempo o tratamento pode levar.

  1. Coloração dos elásticos

Este é um dos problemas que tornam-se mais perceptíveis para quem faz uso aparelho fixo transparente.

Nos dois casos, os hábitos alimentares, principalmente aqueles com muita pigmentação, ou o consumo de tabaco e álcool fazem com que os elásticos acabem ficando manchados.

No tratamento convencional isso acaba não sendo tão influente, pois a cor do metal acaba sobressaindo, mas no invisível acaba se destacando.

Isso pode e deve acontecer durante o tratamento, portanto cuidados com os hábitos devem ser observados. Quando isso acontece, a solução é simples, em uma consulta a troca dos elásticos é feita por outras, devolvendo a transparência ao tratamento.

  1. Higienização dental

A higienização dentária é a principal aliada da saúde bucal e deve ser realizada por todos cotidianamente.

A correta limpeza dental inclui realizar a escovação sempre após as refeições, fazer uso de fio dental ao menos uma vez ao dia, não esquecer de escovar a língua e fazer bochecho com água ou enxaguante, eliminando todos os restos alimentares que propiciam o desenvolvimento de bactérias.

A diferença para quem faz uso de aparelho odontológico, ou outros procedimentos estéticos como o uso de lentes dentais, é que o cuidado deve ser redobrado.

Pois as peças do aparelho possuem espaços que o alimento pode ficar preso e escondido, dificultando um pouco o processo de higienização.
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.