A pedra do sol quente fascina com sua beleza há séculos. A variedade de tons de âmbar é tão grande que não há necessidade de combiná-lo com outras gemas e pedras preciosas, pois entre gotas e fragmentos de âmbar você sempre pode escolher um seixo adequado à cor e à forma.
Além disso, sua cor e forma dependem diretamente da variedade e do local de produção. Vamos tentar entender quais tipos de âmbar são e qual tipo de âmbar é mais apreciado.
Os depósitos de âmbar são encontrados em áreas onde as florestas de coníferas cresceram há milhões de anos, porque o âmbar nada mais é do que resina fóssil. A única exceção é o âmbar azul dominicano, formado a partir de árvores de folha caduca.
Os países bálticos são legitimamente considerados a região mais rica, porque até 90% de todo o âmbar do mundo é extraído perto do mar Báltico. Ao mesmo tempo, a vila de Yantarny, na região de Kaliningrado, é considerada líder em termos de reservas: cerca de 80% das reservas mundiais de âmbar estão concentradas aqui.
O segundo maior depósito é encontrado na Península de Yucatán, no México, mas o âmbar também é extraído na China, Japão e ocasionalmente na Sibéria, Portugal, Espanha e outros países.
Cientistas e joalheiros dividem todo o âmbar do Báltico em seis tipos, metade dos quais não tem valor em joias
1. A variedade mais comum é chamada de succinato do nome do pinheiro Pinus succinifera
Graças ao qual hoje temos pedras de beleza incomparável. Não só a succinato é mais comum na indústria de mineração, como também cobre 98% do mercado de produtos âmbar.
No entanto, não é de admirar aqui: a extraordinária beleza e expressividade dessa variedade de âmbar conquistou o coração das pessoas desde os tempos antigos, não é à toa que o imperador romano Nero enviou expedições comerciais para uma bela pedra.
2. Próximo do succinato é a edenita- âmbar descendente do mesmo pinheiro, mas coberto de óxidos incolores
De outra forma, a granita é chamada de âmbar do pântano ou âmbar podre – isso se deve à sua cor amarela suja ou terrosa anônima.
A edanita é mais quebradiça que a succinite, por isso quebra mais facilmente ao perfurar e esculpir – por esse motivo, sua participação não excede 2% de todo o âmbar extraído. Mas, apesar de sua fragilidade e impregnabilidade, após um processamento de alta qualidade, o âmbar do pântano é praticamente indistinguível do succinato.
3. O tipo mais raro de âmbar, tão precioso
A stanienita é particularmente frágil, por isso é muito difícil mantê-la intacta. Sim, e ele mesmo é raro, pois essa pedra nasce quando a resina entra em um ambiente rico em ferro.
Devido aos óxidos de ferro, a stanienita adquire uma cor escura, razão pela qual é chamada de âmbar preto. Outras variedades de âmbar do Báltico são inexpressivas e não têm valor entre os joalheiros. Bockerita marrom suave, classista contaminado e criancita “imaturo” esverdeada suave são todos extraídos em quantidades muito pequenas e não são particularmente interessantes como joias. No entanto, às vezes de calcite verde
Quase todo o âmbar do qual a joia é feita é extraído no Mar Báltico e quase todo é succinite. Mas a succinite também é diferente: clara e turva, marrom clara e profunda, com e sem listras. Todo esse esplendor diferente também é dividido em vários grupos por conveniência.
O âmbar mais comum na joalheria é a succinita da variedade “pastel” – transparente, belo tom amarelo, possivelmente com defeitos ou inclusões. Esta pedra é muito valorizada pela sua transparência e boa capacidade de polimento, após o que a pedra fica ainda mais bonita. É a tonalidade da massa que eles querem dizer quando falam de “cor âmbar”.
Como distinguir âmbar de uma falsificação?
Em condições modernas, é muito fácil falsificar o âmbar mesmo em casa. Para criar pedras artificiais usamos plástico, vidro, resina epóxi, migalhas prensadas de âmbar natural e resinas jovens não completamente petrificadas (o mais comum é chamado de “copal”).
Como entender o que você tem nas mãos: um âmbar precioso ou uma falsificação barata? Isso pode ser feito com alguns truques simples. Aqui estão 6 maneiras simples:
1. O âmbar natural pesa muito pouco
Mesmo pulseiras de ambar ou contas volumosas serão leves, enquanto os substitutos têm um peso muito perceptível.
2. O verdadeiro âmbar não pode ser monocromático
sempre difere em cor e saturação, porque esta pedra foi formada ao longo de muitos anos, quando a resina fluiu camada por camada. Devido a essas camadas, o âmbar brilha ao sol.
Portanto, se você receber uma pedra que não joga na luz, isso é uma imitação. Você também precisa lembrar que o âmbar natural não tem e não pode ter brilhos – todos eles são adicionados artificialmente.
3. Esfregá-lo em um pedaço de lã
O âmbar natural eletrificará instantaneamente e atrairá pedaços de papel e cabelo para ele. Apenas um tipo de falsificação tem essa propriedade – produtos de plástico, mas são fáceis de identificar devido ao seu alto peso.
4. Não pode ser arranhado com uma unha
Apenas uma agulha afiada pode deixar uma marca em uma pedra. Mas fazer uma marca com uma unha em um copal é bastante simples. Por outro lado, a unha não deixará marcas no plástico.
Nesse caso, você precisa observar a natureza do arranhão – uma marca uniforme permanecerá no plástico, enquanto lascas e rachaduras serão claramente visíveis no âmbar. Isso se deve ao fato de que o âmbar só pode desmoronar, mas nunca sai como lascas. O substituto de vidro não será arranhado pela agulha.
5. O âmbar não tem medo de acetona, álcool e outros solventes
Uma gota de tal substância não deixará o menor vestígio em uma pedra natural, mas a cor certamente mudará por imitação, uma marca ou uma gota.
Os produtos âmbar sem aro podem ser colocados em uma solução salina: para prepará-lo é necessário diluir 3 colheres de sopa de sal em um copo de água. A baixa densidade do âmbar não permitirá que ele afunde, o que fará com que a pedra permaneça na superfície.
6. O cheiro também ajudará a identificar uma falsificação, mas para isso o produto terá que sofrer um pouco
Aqueça a agulha e prenda-a à pedra – o âmbar cheirará a madeira e plástico ou copal – um forte cheiro desagradável. Além disso, o âmbar derreterá muito mais devagar.
Como você pode ver, é muito fácil, mesmo para um não especialista, determinar uma ninharia à sua frente ou uma pedra preciosa. Ao comprar âmbar verdadeiro, você obtém não apenas a mais bela gema, mas também um maravilhoso talismã, pois cada peça contém a energia de milhões de anos de vida em nossa Terra. Onde comprar joias de âmbar natural do Báltico?
Você encontra na loja ambarinfinity.com.br uma grande variedade de colares, pulseiras, pingentes, brincos de designer incomumente bonitos. Todos esses produtos são feitos sob encomenda à mão, então você terá que esperar pela entrega, mas vale a pena, porque você terá uma joia artesanal única com uma pedra real extraordinária, que é apropriadamente chamada de ouro do Báltico.