KPI é um indicador extremamente importante para mensurar o desempenho das estratégias e os processos de gestão usados pela companhia.
Trata-se de uma sigla para Key Performance Indicator, que em português significa Indicador-Chave de Desempenho.
Algo que as estratégias de sucesso têm em comum é o fato de que a performance de suas ações é acompanhada constantemente. Cerca de 78,1% das empresas que documentam suas estratégias se consideram bem-sucedidas.
Por outro lado, cerca de 25,2% dos negócios não fazem esse tipo de documentação, mas esse acompanhamento é fundamental para que a organização saiba o que funciona ou não, e com isso melhorar seus resultados.
Mas, não basta apenas ver se a estratégia deu certo ou não, uma análise completa precisa de números.
É por meio deles que a companhia compreende se está alcançando os seus objetivos com marketing digital e se o retorno sobre os investimentos está de acordo com o esperado.
Para entender um pouco mais sobre esse assunto, neste artigo, vamos mostrar o conceito de KPI, como classificar esses indicadores de desempenho e mostrar as diferenças entre KPI e métricas.
O que é KPI?
KPI é uma sigla para Key Performance Indicator, e em português é traduzido como Indicador-Chave de Desempenho.
Por meio dele, é possível medir se as estratégias estão alcançando os objetivos propostos pela marca.
As organizações podem medir diferentes indicadores, principalmente nos tempos atuais, onde o fluxo de informação é muito constante e intenso. A empresa só precisa se preocupar em saber qual indicador precisa medir.
Os KPI analisados por um colégio infantil particular podem ser representados por números ou percentuais.
Por exemplo, se a intenção é saber quantas páginas o visitante visualizou no site da empresa, o KPI será um número.
Agora, se o objetivo é saber qual é a taxa de rejeição de determinada página, então o KPI será um percentual.
Como classificar os KPI?
Existe uma infinidade de indicadores que podem ser analisados pela empresa, e a escolha deles depende muito da estratégia e do que faz sentido para o negócio. Mas, para funcionarem, os indicadores precisam de testes diários.
O gestor pode usar diferentes tipos de KPI, dependendo dos interesses do negócio e dos objetivos dele. Mas, de modo geral, eles podem ser classificados em 3 categorias, que são:
KPI primário
Os indicadores de performance primários são aqueles que interessam para os diretores, pois são os principais para o objetivo e indicam se a empresa está obtendo mais lucros.
Por exemplo, uma clinica dermo estetica pode usar os KPI primários para analisar suas estratégias de marketing digital e inbound marketing.
E alguns exemplos de indicadores classificados dessa forma são:
- Receita por compra;
- Receita total;
- Leads;
- Taxa de conversão;
- Tráfego.
Ao analisar esses resultados, é muito importante ter em mente o objetivo principal, pois isso vai ajudar a identificar se as estratégias estão ou não dentro do esperado.
KPI secundário
Cabe aos gerentes e supervisores acompanharem o desenvolvimento da estratégia e os resultados trazidos por ela. Isso faz com que seja necessário analisar outros indicadores, que no caso são os secundários.
Os primários mostram por meio de testes que o gerenciamento da estratégia está correto, e o papel dos secundários é reforçar estas informações e mostrar por que elas estão certas.
Dentre os principais tipos de indicadores de performance secundários está o custo por lead em cada estágio do funil, assinantes da newsletter, assinantes do blog, visitas recorrentes, custos por visitante, origem do tráfego e preço médio por transação.
Os indicadores-chave de desempenho secundários justificam os primários porque mostram de que maneira os resultados estão sendo atingidos.
KPI prático
As estratégias de marketing digital e inbound marketing são gerenciadas e administradas no dia a dia, o que envolve testes constantes e acompanhamento detalhado de dados, em relação ao comportamento, aquisição e características do usuário.
O time de marketing de um fabricante de brindes personalizados precisa acompanhar vários indicadores práticos, como pageviews, páginas visitadas, bounce rate, melhores landing pages e pagerank.
Outros exemplos são as palavras-chave mais pesquisadas, conteúdos mais visitados, tráfego, visitantes novos e recorrentes e interações sociais.
Na verdade, existem muitas outras coisas que podem ser analisadas, portanto, o que realmente importa é entender o que é necessário para o objetivo do negócio e o que vai fazer com que ele alcance os melhores resultados.
Conforme a empresa evolui a análise de seus indicadores, por exemplo, ao acompanhar os KPIs práticos, precisa sempre analisar os anteriores.
Em outras palavras, o analista de marketing de um fabricante de carpete para empresas deve acompanhar todos os indicadores e ver quais deles trazem ganhos financeiros para a companhia, ou seja, os que melhoram o retorno sobre os investimentos.
O que diferencia métrica e KPI?
Algo muito comum é confundir o conceito de métrica com o conceito de KPI, mas eles são diferentes. No entanto, uma métrica pode vir a ser um indicador-chave de performance.
Os KPIs são importantes para a empresa e o objetivo que ela pretende alcançar, ao passo que a métrica é apenas algo que precisa ser medido. Ao longo do tempo, se ela se tornar algo muito relevante para a estratégia, passa a ser um indicador-chave.
Cabe aos gestores saber o que ajuda na tomada de decisão dentro da corporação, o que funciona como uma premissa para escolher os KPI do negócio. Ele precisa ser valioso e auxiliar o time a tomar decisões inteligentes.
Dicas para escolher um bom KPI
O KPI escolhido por um fabricante de pasta L personalizada precisa ser relevante para ele, por exemplo, se o objetivo é aumentar os visitantes no blog, a marca não precisa acompanhar o preço médio das compras no site de vendas.
Os indicadores estão diretamente relacionados aos objetivos, afinal, eles medem a performance de cada um deles.
Se a organização escolher o indicador errado, vai analisar performances erradas, o que pode causar a impressão de que está tudo bem, quando na verdade não está. Algumas dicas para escolher os KPIs são:
Periodicidade
O KPI deve ser medido constantemente, pois é assim que você vai entender o que funciona ou não e se o retorno sobre os investimentos é suficiente.
Assim sendo, escolha um indicador que possa ser medido periodicamente e que colabore com as tomadas de decisões.
Escolhas
As escolhas de uma empresa precisam ser baseadas em dados e informações, nesse sentido, o indicador chave primário precisa ajudar o gestor a fazer boas escolhas.
Não tem sentido ter boas informações se elas não servem para embasar o caminho que a empresa deve seguir.
Relevância
Nenhuma empresa deve se apegar aos indicadores de vaidade, que nada mais são do que números que só servem para que a equipe de marketing fique feliz.
Isso quer dizer que uma empresa especializada em letras em alto relevo para fachadas deve ignorar alguns indicadores primários, como comentários, curtidas e compartilhamentos nas redes sociais, uma vez que não representam resultados concretos.
Eles até parecem muito importantes, e podem até dizer alguma coisa sobre o engajamento nesses canais, mesmo assim, a marca precisa focar naquilo que realmente importa.
Importância
Os indicadores de desempenho também dizem muito sobre os resultados da estratégia e se eles são compatíveis com o objetivo proposto.
Se uma empresa de serviço de copeira está crescendo e fechando o número maior de contratos, o KPI vai mostrar exatamente isso.
Disponibilidade de mensuração
Por fim, o indicador de desempenho escolhido precisa estar disponível, para que então a companhia possa mensurá-lo e analisá-lo do jeito certo.
Se não quer dizer que se outro negócio estiver analisando determinado indicador, o seu não possa fazer a mesma coisa, na verdade, isso não tem nada a ver.
O que estamos querendo dizer aqui é que uma marca só pode quantificar os leads gerados em uma estratégia depois que, de fato, eles forem gerados, antes disso, não há o que ser calculado ou avaliado.
Considerações finais
Sendo assim, um fabricante de divisória isolamento acústico precisa verificar se suas estratégias de marketing e até mesmo seus processos internos estão trazendo os resultados almejados.
Nenhuma empresa pode perder tempo nesse sentido, e se não houver um controle das ações, além de dificilmente chegar onde deseja, acaba desperdiçando muito tempo e dinheiro com aquilo que não está certo.
Os indicadores de desempenho são excelentes ferramentas para proteger o seu negócio de ações errôneas e equivocadas, e até mesmo de decisões que possam prejudicar a companhia de alguma maneira.
O gestor só precisa determinar quais são os indicadores mais adequados para a empresa e analisar as 3 categorias.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.