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O quadro de avisos do condomínio: como funciona?

O quadro de avisos condominiais já é uma prática consolidada em todos os condomínios. Onde está instalado o quadro de avisos do condomínio? Normalmente o mural de pequeno ou médio porte é instalado no hall de entrada do condomínio, próximo ao elevador e, em qualquer caso, nas passagens comuns.

Muitas vezes o quadro de avisos é fechado com uma porta transparente para evitar a remoção ou adulteração do conteúdo publicado. É evidente que no caso de quadro de avisos fechado, os condomínios não têm possibilidade de inserir comunicações ou relatórios; desta forma os condomínios não terão nenhuma possibilidade de interagir uns com os outros.

O quadro de avisos do condomínio é obrigatório?

A instalação e atualização de boletim de condomínio só é de facto obrigatória quando prevista no regulamento do condomínio ou aprovada pela assembleia de condomínio.

Em particular, a lei obriga o administrador a expor os seus dados e contatos na área de acesso ao condomínio ou de maior utilização, que também é acessível a terceiros. Além disso, a lei prevê que, em caso de alteração da destinação das áreas comuns, seja publicada a convocatória para a deliberação sobre a matéria.

O que é proibido de colocar no quadro de avisos do condomínio?

O boletim do condomínio sendo afixado em locais comuns e disponível diretamente a todos os condôminos e a terceiros, não pode reportar dados e informações pessoais que possam ferir os direitos de privacidade dos condomínios.

Em especial, o Garantidor de Privacidade já esclareceu há algum tempo que em locais comuns acessíveis a terceiros é proibida a publicação de nomes de condomínios inadimplentes, por exemplo.

De fato, na prática era utilizado em alguns condomínios a publicação da lista de inadimplentes para informar ao condomínio quem estava atrasado com o pagamento das contribuições condominiais.

A utilização do boletim condominial para a inserção de dados pessoais relativos à posição contributiva dos condomínios individuais é, portanto, uma prática a ser considerada proibida pela lei de proteção à privacidade, assim como todas as informações associadas aos nomes individuais dos condomínios identificados.

Possível compartilhar informações gerais no quadro de avisos que não prejudiquem o direito à privacidade dos condomínios individuais. Normalmente os quadros de avisos são utilizados para passar informações sobre os prédios, boletins informativos, disponibilidade do salão de festa.

 Existe um quadro de avisos do condomínio online?

Um sistema de gestão de condomínios foca nas necessidades dos condomínios e na melhoria da interação dos verdadeiros protagonistas do condomínio. O site do condomínio, permite abrir uma ou mais discussões sobre vários assuntos de interesse do condomínio. O boletim web permite interagir em grupo fechado reservado aos condomínios para assuntos específicos de interesse condominial.

Os grupos sociais utilizam plataformas generalistas mal conciliadas com as necessidades específicas de um condomínio. Em primeiro lugar, as discussões são únicas e não são divididas por tema de interesse.

Portanto, mais difícil é acompanhar mais de um tema por vez ou retomar a discussão; em segundo lugar, nos grupos sociais, os conteúdos completamente independentes das questões abordadas são muitas vezes partilhados, com conteúdos virais e repetitivos, o que faz com que a qualidade e funcionalidade do grupo diminuam.

Contatos úteis

O quadro de avisos do condomínio tradicionalmente limita-se a conter os contatos úteis dos fornecedores do condomínio e dos serviços de emergência. O sistema de gestão de condomínios oferece um diretório real de condomínios que pode ser facilmente consultado e sempre atualizado pelos usuários e pelo administrador.

O condomínio terá assim a possibilidade de consultar contatos úteis e serviços de emergência a qualquer hora e local. Cartão pessoal do administrador. A indicação do administrador do condomínio já é obrigatória e é necessário dar a conhecer aos condomínios os dados pessoais e contatos.

Permitindo o administrador apresentar-se através do preenchimento de um formulário completo e descritivo dos serviços e do seu perfil profissional, bem como obter opiniões e feedback úteis para evidenciar o seu próprio profissionalismo, fiabilidade e transparência.