Categorias:

Listamos 6 cidades seguras para se viver no Brasil: confira!

Os motivos que fazem as pessoas mudarem de cidade são variados como: emprego, educação, saúde, qualidade de vida, segurança, entre outros.

O bem-estar de qualquer pessoa está diretamente relacionado à tranquilidade de poder habitar uma determinada cidade sem grandes preocupações. Ou seja, não adianta comprar  um bom imóvel se a qualidade de vida da região for extremamente baixa.

Então se você pretende mudar de cidade no futuro ou deseja melhorar seu bem-estar e o seu  dia a dia, acompanhe o post de hoje e saiba quais são as 6 cidades seguras para morar no Brasil.

1) Campo Grande:

Foi eleita em em 2020 pelo Ranking Connected Smart Cities, a cidade mais segura para se viver no país, as ações vão desde procurar afastar da sociedade qualquer questão relacionada à perturbação da ordem pública, em relação aos homicídios.

A garantia da liberdade ou dos direitos de uma pessoa, que estão vinculadas às garantias de segurança, tranquilidade econômica ou dos direitos de propriedade do cidadão.

Alguns pontos que auxiliam para que seja uma cidade segura são: as obras de revitalização do centro, a instalação de câmeras de videomonitoramento no entorno da antiga rodoviária de Campo Grande.

2) Balneário Camboriú:

A cidade, que fica localizada no litoral de Santa Catarina, tem menos de 44 quilômetros quadrados. Balneário Camboriú possui uma ótima infraestrutura urbana e é uma das cidades mais seguras do Brasil. 

A cidade ganhou o apelido de “Dubai Brasileira”, devido aos seus enormes arranha-céus e do turismo, com suas praias. Balneário Camboriú é uma cidade que recebe muitos turistas argentinos, chilenos, paraguaios e uruguaios.

A cidade possui cerca de 140 mil habitantes, em alta temporada podendo chegar a 4 milhões de pessoas, o turismo é responsável por 13% de seu PIB. A renda per capita por mês é de 1625,59 reais e a maioria das crianças com idade entre cinco e seis anos estão na escola. Sendo que seu IDH é de 0,845.

Mesmo com tantos visitantes, o município não deixa de cuidar da sua segurança. Inclusive, de acordo com uma pesquisa realizada pela Ranking Connected Smart Cities, a cidade entrou para a lista das cidades mais seguras do país em 2020.

O que ajuda a impulsionar o setor de investimentos na cidade, o que pode ser feito através de um corretor de imóveis em Balneário Camboriú.

3) Curitiba

Ficou conhecida como a “capital ecológica brasileira” e é considerada a cidade modelo e se destaca em todos os rankings relativos à segurança.

Mesmo sendo uma capital, ela apresenta a cada ano que passa uma redução significativa no número de homicídios. A cidade também possui mais de 50 metros quadrados de área verde por habitante, o que irá afetar a qualidade de vida dos moradores e opções de imóveis e apartamentos.

A grande preocupação com o meio ambiente faz com que seja difícil encontrar sujeiras nas ruas e os próprios moradores mantêm a cidade limpa. O IDH de Curitiba é de 0,823, um dos mais altos do país.

4) Brusque

Brusque é conhecida como a capital da indústria têxtil catarinense e já foi considerada como uma das cidades mais seguras para se viver.

Apesar de ter apenas 125 mil habitantes, a cidade é considerada um pólo de desenvolvimento da região sul.

Brusque teve desde a colonização, imigrantes alemães, austríacos e belgas que trouxeram conhecimento e tendências do velho continente. Logicamente, isso impulsionou a criação de uma estrutura com diversos centros comerciais, transformando a cidade em uma grande distribuidora de moda.

No total são 9 mil empresas de indústria têxtil e fábricas de tecido responsáveis por gerar milhares de empregos.

Ademais, o alto IDH e a expectativa de vida fazem com que ela seja não apenas segura, como também uma excelente opção para morar, com inúmeros apartamentos e imóveis para alugar.

5) Jaraguá do Sul

A cidade catarinense possui a menor taxa de homicídios do Brasil, com apenas 3 homicídios por cada 100 mil habitantes, sendo uma cidade segura para viver.

Este índice é resultado de um trabalho direcionado ao envolvimento da comunidade, gerando empregos e investimentos em tecnologia.

Em 2019, a cidade ficou em primeiro lugar entre as cidades mais seguras do Brasil e até hoje está sempre entre as 5 primeiras. Ademais, a alta qualidade de vida é devida a fatores como baixo índice de violência e economia aquecida.

A cidade se destaca por ser  a quinta maior economia do estado, sendo um grande polo industrial que abriga grandes empresas como Malwee, do setor têxtil e WEG do segmento metal mecânico.

A cidade também se destaca, por seus atrativos naturais, no turismo de aventura diversos grupos de canoagem e voo livre. Precisamente por todos esses fatores,as pessoas procuram uma imobiliária para encontrar o imóvel ideal e que atenda suas necessidades.

A cidade pertence à Região Metropolitana de Campinas e tem cerca  de 239 mil habitantes e já foi reconhecida em vários estudos por apresentar ótimos índices de qualidade de vida.

Sua economia se baseia nos setores da indústria, com destaque para as empresas automobilísticas e para a agricultura. No Atlas da Violência, foi registrado uma taxa de 3,5 homicídios por 100 mil habitantes, a cidade possui um IDH de 0,788.

A prefeitura investe regularmente em equipamentos e ações que visam promover a segurança local como treinamento da tropa policial, incluindo cães farejadores, câmeras de monitoramento pela cidade e radares, instauração de rondas policiais frequentes e blitz de fiscalização em pontos estratégicos.

Conclusão

Podemos verificar que as cidades mais seguras para se morar no Brasil mesmo estando em regiões diferentes, possuem alguns dados em comum como a preocupação da cidade em investir em projetos de segurança, alta qualidade de vida, baixo índice de homicídios e preocupação com a preservação da natureza.

Quanto maior for o nível de segurança de uma cidade, maior será a probabilidade de ter novos investimentos em indústrias e comércios, o que poderá auxiliar na alta do valor dos imóveis da região, gerando mais benefícios econômicos à cidade.