Você está de olho em um modelo mais novo, ou está sentindo que realmente está na hora de trocar de carro. Por qualquer motivo: você quer vendê-lo.
O que você deve prestar atenção, como pode vender o carro mais rápido? Com essas dicas você vai vender seu carro em pouco tempo.
Peça um preço realista
Saiba qual é o valor atual do seu carro. Verifique quanto outros vendedores estão pedindo pelo seu carro da mesma marca, modelo, ano e quilometragem. Baixa quilometragem ou o carro é relativamente novo? Certifique-se de incluir isso no anúncio.
Diga honestamente por que você está vendendo o carro, ou diga isso durante uma possível conversa com um comprador interessado.
Verifique se pode mostrar todos os dados oficiais e importantes.
Quanto mais confiante você parecer e quanto mais puder provar com a papelada, mais confortável o comprador se sentirá com você. Há uma boa chance de que o comprador queira comparar o número do chassi do carro com o do certificado de registro. Se ele puder fazer isso imediatamente, isso inspira confiança.
Saiba tudo sobre as revisões
Saiba exatamente quando foi a última revisão do carro e (se necessário) quantos proprietários o carro já teve. Em seguida, coloque isso no topo de um anúncio. Isso mostra de relance que o carro atende aos requisitos.
Primeira impressão: exibição do carro
A primeira coisa que um comprador vê é o exterior do carro. Certifique-se de que o exterior está em ordem. Você tem danos ou manchas de ferrugem? Pense por si mesmo se vale a pena consertar. Se não, diga ao comprador honestamente onde está o dano.
Limpe o carro. Ótimo se você é uma daquelas pessoas que deixa todas as embalagens de doces e latas de refrigerante espalhadas. Apenas certifique-se de que isso seja esclarecido quando alguém vier ver seu carro. Passe um aspirador de pó pelo carro, limpe o painel com um pano e lave as janelas. É claro que você também pode passar no lava-jato e deixar tudo limpo!
Seus pneus não são o que costumavam ser? Substitua-o se valer a pena em termos de custo. Muitas vezes você também pode pegar belos carros de segunda mão. Ou apenas diga ao comprador que o preço está mais baixo por causa dos pneus deteriorados.
Questões técnicas: seja claro sobre o que funciona
Não é tudo sobre aparência, é claro. O carro também deve estar tecnicamente em ordem. Portanto, certifique-se de que todos os problemas sejam resolvidos antes de conseguir um comprador. Funciona bem para relatar isso em um anúncio.
Já teve um vazamento no carro? Então pode ser que isso seja visível. Também pode haver odores de mofo no carro, que indicam vazamento. Seja honesto sobre um vazamento.
Você tem um ar condicionado (que funciona)? Então compartilhe isso em um anúncio. Isso pode alimentar o entusiasmo de um potencial comprador. Isso torna um preço possivelmente mais alto um pouco mais lógico.
Mantenha os fluidos bem conservados. Como o reservatório do líquido de arrefecimento, fluido de freio, óleo do motor, fluido da direção hidráulica e fluido do lavador do para-brisa.
Faça um test drive
Faça você mesmo um ‘test drive’ algumas vezes e dirija como se estivesse dirigindo o carro pela primeira vez. Você pode nem perceber mais, mas pode ser que o carro faça barulhos estranhos durante o passeio. Para você, eles podem ter se tornado normais, mas um comprador os notará.
O mesmo vale para o seu painel: todas as luzes ainda funcionam? E o limpador de para-brisa, qualquer ar condicionado, as janelas ainda abrem e fecham corretamente e a troca de marchas ainda é suave? Verifique isso e faça algo a respeito, se puder. Caso contrário, seja honesto sobre a falha.
Não se esqueça de, quando vender o seu veículo fazer todas as alterações referentes a proteção veicular, passagem livre em pedágio, documentações, e outras coisas.
Quando vender o seu carro, já faça a transferência imediatamente para o nome do comprador, assim você evita futuros transtornos para ambos os lados.