Os produtos ecológicos estão se tornando cada vez mais comuns em diferentes segmentos mercadológicos, e tudo isso por conta das empresas que estão abraçando cada vez mais esse modelo de produto.
Pois, um produto ecológico deve ser feito por meios que não cause um impacto ambiental, desde o processo da sua preparação até a sua composição no resultado final, não havendo toxicidades e nem mesmo poluentes.
Um produto ecológico também não pode ser feito com fontes de energias não renováveis, já que a base ideológica dele é se manter preocupado com a biodiversidade, como um fabricante de óleo essencial usar compostos que não prejudiquem a natureza.
Produtos dessa procedência também podem ser feitos de materiais recicláveis, que não contenham pele ou quaisquer partes de animais e com embalagens de plásticos biodegradáveis.
Tornando-se um desafio para que os empreendimentos possam tornar a marca de forma sustentável em todas as etapas e que não se torne um discurso de greenwashing.
O greenwashing consiste em uma instituição, pública ou privada, compartilhar informações de que pratica a minimização ou que soluciona problemas ambientais em sua conduta de trabalho, porém fazem o oposto.
Tratando-se de uma propaganda enganosa, o greenwashing pode utilizar um selo verde para os consumidores e muitas vezes ser o oposto do que a empresa propaga e gerar impactos negativos no meio ambiente.
Como tornar uma marca sustentável?
Transformar um empreendimento em algo realmente sustentável pode ser mais difícil do que se imagina.
Afinal, a produção de muitos produtos e a realização de serviços podem precisar de compostos químicos que agridem o meio ambiente.
Mas, o conceito de uma marca sustentável é que haja medidas ecologicamente corretas na sua rotina com a consciência de preservar recursos naturais e sem deixar de atender as necessidades que a sociedade possui.
Portanto, uma marca sustentável pode praticar ações em seu dia a dia como:
- Reciclagem;
- Reutilização, adaptação ou redução de recursos;
- Adequar processos;
- Parcerias sociais;
- Rever os fornecedores.
O Brasil possui uma estimativa de 97% de lixo não reciclado do seu total que é produzido, segundo a Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), o que pode ser um fator que empresas sustentáveis podem alterar.
Como a indústria é um dos setores que mais produzem lixo, e em grande parte das vezes que não pode ser reciclado, uma empresa sustentável pode incentivar os funcionários na separação de lixo e fechar parcerias para o descarte de lixo eletrônico.
A reutilização de produtos ou a redução também são atitudes que transformam a empresa em um empreendimento mais sustentável.
Até mesmo uma empresa de jardinagem e paisagismo pode montar uma decoração para o cliente reaproveitando objetos do próprio que estavam sendo considerados descartáveis, transformando o ambiente de modo que não seja necessário utilização de luz elétrica.
Adequar uma empresa para utilizar somente o necessário pode causar conflitos em um primeiro momento, especialmente quando é necessário reduzir pequenas coisas como o uso de papel para impressão e utensílios de plástico virarem de papel biodegradável.
Quando se trata de produzir um produto, grande parte das vezes a matéria-prima é de fornecedores, o que torna um alerta para que uma marca seja 100% sustentável deva averiguar.
Tanto a empresa quanto os parceiros que trabalham com ela devem estar envolvidos na sustentabilidade, mesmo que isso gere impactos no custo e na venda do produto ou serviço, pois uma propaganda enganosa acaba manchando a imagem do negócio.
Seja ele uma marca de produtos comestíveis ou uma empresa de limpeza industrial, a sustentabilidade deve estar presente.
Para se adaptar ainda mais, alguns programas sociais ambientais e ONG estão dispostos a auxiliar na transformação dos empreendimentos por meio de parcerias que fortaleçam a imagem da sustentabilidade da empresa.
Vantagens para uma empresa se tornar ecológica
Se tratando de verdadeiras intenções para se transformar em uma empresa com meios ecológicos, e não ser somente o greenwashing, existem vantagens para um empreendimento ao se tornar sustentável.
Exceto a responsabilidade socioambiental, um empreendimento pode conquistar mais consumidores que estão por dentro de práticas de preservação da natureza, oferecendo produtos como assoalho em madeira que se encaixe no que é procurado.
O que acaba também contribuindo para ações sustentáveis, atraindo parcerias e projetos que possam englobar no que se deseja.
Destacando-se também no mercado de trabalho que atua ao abrir uma diferença entre os concorrentes, ganhando o foco e também o prestígio dentre os demais do mesmo ou de outros segmentos.
Consumidores e produtos sustentáveis
A sociedade se preocupa cada vez mais com os impactos ambientais que ocorrem por culpa de ações humanas, principalmente os empreendimentos que jogam seus resíduos em rios ou mares, além da poluição que podem causar ao ar e ao solo.
E como uma forma de atrair esses consumidores preocupados e passar uma boa imagem do negócio, de uma forma verdadeira, que empresas estão se adaptando para encaixar o seu produto nas normas sustentáveis.
Atraindo deste modo os consumidores que estão dispostos a pagarem um pouco mais no produto ao saber que não terá impactos negativos após a sua utilização, e desta forma, incentivando os negócios a adotarem cada vez mais esses meios.
A durabilidade dos produtos ecológicos também é algo atrativo para o cliente, especialmente se ele puder ser reutilizado como embalagens se transformarem em bandeja de mudas de plantas.
As diferenças entre produtos ecológicos, sustentáveis e verdes
Embora muitas vezes sejam classificados como um só pelo mercado ou pelos próprios consumidores, existem divergências entre os produtos que são ecológicos, sustentáveis e os considerados produtos verdes.
Os produtos ecológicos são os que, ao serem produzidos, possuem uma consciência de não afetar nada na biodiversidade pela ausência de produtos tóxicos ou poluentes e tentam deixar tudo em equilíbrio.
Já os produtos nomeados como sustentáveis têm a característica de serem mais resistentes e duradouros, tal como exemplo uma bacia esmaltada para plantas, que se torna um bem material durável que não será descartado.
Os produtos verdes são aqueles que, durante a produção, não geram desperdício de água e podem ser feitos sem gastar muita energia elétrica, ou seja, são caracterizados como os que economizam em recursos.
Mesmo com as divergências na parte como cada um é produzido, todos possuem a mesma finalidade no que se trata de preservar recursos do meio ambiente, sendo englobados em todos os segmentos de mercado, até mesmo uma clínica cirúrgica de pequenos animais.
O que é o marketing verde?
Conhecido como o marketing ambiental, essa estratégia de marketing tem como prioridade ressaltar os benefícios de uma empresa na produção ou em sua postura no que está ligada ao meio ambiente.
Tanto na produção dos produtos, como no dia a dia do empreendimento, o também nomeado de ecomarketing tem o propósito de vender a imagem da empresa como amiga da natureza de forma verídica.
Mostrando que além do compromisso com as questões ambientais, o negócio também possui uma responsabilidade nos quesitos sociais, culturais e econômicos.
Contudo, o marketing ambiental só pode ser considerado em um ambiente que seja ecologicamente correto, tenha estabilidade econômica para fazer adaptações, socialmente justo e ser aceito de forma cultural.
Colocando também em prática os três R que são reduzir, reciclar e reutilizar junto aos quatro S que são segurança, sustentabilidade, satisfação do consumidor e social acceptance (aceitação social).
Considerações finais
A cada ano, o ser humano causa mais impactos no meio ambiente que altera toda a vida e biodiversidade existentes nele, e essa situação está chamando a atenção cada vez mais para que medidas sejam tomadas por empresas e por governos a fim de revertê-las.
Empreendimentos como, por exemplo, uma clínica com obstetrícia, fábricas de roupa, lojas de departamentos podem entrar no que é considerado marca sustentável, que tem o princípio de possuir medidas ecologicamente corretas.
Sendo assim, isso acaba incluindo os produtos ecológicos que ajudam a natureza desde o seu princípio até a chegada nas mãos do consumidor, sua duração e o seu descarte após o uso, que garante um impacto ainda menor em relação aos outros.
Podendo ter um impacto aumentado graças ao marketing verde que busca dar ainda mais foco para essas práticas sustentáveis da empresa, gerando assim um impacto positivo no mercado que atua em relação a concorrência e na conquista de clientes.
Com medidas cada vez mais ecológicas, está se tornando possível equilibrar alguns impactos ambientais que foram gerados, para que, aos poucos, as gerações futuras possam continuar cuidando do planeta.
Com isso, pequenos gestos que são feitos hoje podem ser a salvação em um futuro não muito distante se houver uma disposição para começar a fazê-los.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.