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As curiosidades sobre um negócio online

Você já conhece o mercado de negócio online? A cada dia que passa, os e-commerces estão ganhando mais visibilidade. A cultura de compras via internet se popularizou ainda mais devido à pandemia e, por isso, investir nesse setor tem sido muito lucrativo.

É normal analisar tudo sobre esse segmento antes de iniciar qualquer negócio. Apesar de estar em ascensão há vários anos, o comércio virtual ainda desperta desconfiança e curiosidade. Destinado principalmente a quem pretende empreender na área.

Nenhum negócio é garantia de sucesso, mas não há como negar que o e-commerce brasileiro oferece muitas possibilidades de retorno.

Você pode vender seus produtos pela internet de forma mais informal, explorar redes sociais e até marketplaces.

Neste artigo, vamos te contar as curiosidades e informações mais importantes dos negócios online. Continue a leitura! 

O alcance dos negócios online no Brasil

Os brasileiros adoram fazer compras online. Se milhões de consumidores ainda tinham alguma resistência antes da pandemia, isso mudou muito.

O e-commerce conquistou milhões de novos usuários nos últimos anos e, mesmo com a volta das lojas físicas, a grande maioria dos consumidores não planeja abandonar o varejo digital.

De acordo com o relatório Neotrust, só em 2021, mais de 7 milhões de novos usuários fizeram sua primeira compra online até o final do primeiro semestre. Esse número ultrapassou 27 milhões desde o início da pandemia.

Em seis meses, foram registradas 135,6 milhões de compras digitais, gerando mais de R$74,7 bilhões em receita. Para se ter uma ideia, as vendas online desta coleção aumentaram 37,6% ano a ano.

A importância da gestão do e-commerce

A facilidade de iniciar um negócio na internet atrai muitos empreendedores.

Ao se tratar de um e-commerce, essa ideia pode ficar ainda mais atraente com a disponibilidade de ferramentas e empresas digitais que oferecem lojas virtuais construídas em minutos e com início imediato de vendas.

É por isso que muitas pessoas acabam investindo nesse ramo sem nem ao menos procurar por uma especialização em um curso gestão de startups.

O que muitas vezes passa despercebido é que o e-commerce é um canal de vendas e, em alguns casos, um modelo de negócio, mas também é uma empresa e, portanto, exige uma boa gestão.

Caso contrário, as facilidades oferecidas pela internet podem se tornar um grande problema.

É importante ter em mente que, negócios online precisam de uma boa gestão e estrutura bem definida de funcionamento.

Por exemplo, mesmo que tenha boas vendas, um empreendedor dono de um e-commerce sem uma faculdade de vendas online pode acabar tendo resultados negativos.

Como empresa, a gestão de um negócio de e-commerce deve estar pronta e adequada para suportar toda a operação e o crescimento esperado.

Portanto, podemos dizer que as empresas com mais organização e preparação prosperam. 

Vamos imaginar, por exemplo, um e-commerce que vende eletrônicos para empresas e startups. Mesmo que os produtos sejam bons, é necessário buscar pela melhor faculdade de gestão financeira ou especializações do ramo para conseguir se consolidar no mercado.

Como funciona um negócio online

Criar uma loja virtual para o seu negócio lhe dará mais autonomia, recursos e condições para aumentar suas vendas. Não é apenas mais um canal de vendas, é um site totalmente personalizado que é a sua presença em um ambiente online.

Não é à toa que ao buscar sobre a grade curricular de faculdade gestao financeira a distancia ou áreas correlatas, o negócio online será mencionado como uma estratégia de lucros e alcance de maiores clientes.

Além disso, uma loja construída na plataforma certa fornece as integrações e recursos necessários para expandir seus negócios.

Quer saber mais? Confira nossa lista com as principais curiosidades de utilizar um e-commerce.

1. Autonomia

Todo empreendedor considera a autonomia como uma das principais características de ter seu próprio negócio. Mas em um ambiente online, isso é ainda mais poderoso!

Você cria sua própria loja, personaliza do jeito que quiser e tem total controle – podendo trazer ainda mais resultados em uma gestao financeira startup, sobre suas vendas, estratégias, promoções e muito mais.

2. Flexibilidade

Você pode definir seu horário de trabalho, quanto tempo gasta por dia e quais são suas prioridades. Há também a mobilidade, onde você pode resolver todos os seus problemas online, muitas vezes sem sair de casa.

Não depende de pontos fixos, escritórios e qualquer estrutura física. Qualquer lugar com internet se torna um ponto de trabalho, permitindo que você realize os procedimentos envolvidos na dinâmica dos negócios online.

E, caso você precise aumentar sua equipe contratando pessoas para trabalhar com você, é possível gerir o seu time remotamente — para ter uma boa gestão, busque por curso gestão de pessoas a distancia e tenha um rendimento ainda melhor.

É importante ressaltar que não estamos falando aqui de ter facilidades e trabalhar mais ou menos para obter bons resultados. Mesmo no e-commerce, é preciso muito trabalho e dedicação.

Quem organiza bem o tempo pode aproveitar esses benefícios para ser mais produtivo, coordenar diferentes obrigações e tarefas, aprimorar seus conhecimentos e também pode focar no lazer e no descanso.

3. Site personalizado

Você deve estar se perguntando: por que ter um site personalizado é uma vantagem para quem tem um negócio online? A resposta é simples!

Um site personalizado é dono da imagem da sua marca, é dono da sua própria identidade, gera reconhecimento. Com seu próprio site, você tem a oportunidade de capitalizar o nome da sua empresa por meio de um trabalho orgânico bem feito.

Se pretende crescer e ter um negócio muito próspero e rentável, não hesite em investir na criação da sua própria loja e reserve um tempo para a personalizar.

4. Expanda seu público

O mundo digital não limita seu alcance como um negócio físico. Você não precisa se limitar a um público local ou regional. Na internet, você pode ter a abrangência que quiser, tudo depende da sua estratégia.

Com um negócio online, você pode vender seus produtos para todo o Brasil sem restrições. Claro que é necessário desenvolver uma estratégia logística, mas hoje em dia, essas ferramentas estão disponíveis para todas as necessidades.

Explore essa vantagem o máximo possível. A expansão ilimitada do público potencial é um grande diferencial do e-commerce.

Além do seu público externo, é possível também expandir o seu público interno. O e-commerce permite criar uma equipe com integrantes de diversos locais do país e até do mundo.

É importante frisar que, ao contratar novos colaboradores, tenha bons conhecimentos em um curso de gestão de recursos humanos presencial ou online e assim, saiba gerenciar o seu time.

5. Integrado

Lembra quando falamos no início do artigo sobre como escolher a plataforma de comércio eletrônico certa? Como tal, há uma variedade de opções no mercado, desde ferramentas gratuitas até outros planos corporativos de alto custo.

Aqui é importante saber analisar onde está seu negócio, para onde você quer chegar e quais integrações, e recursos você usará na plataforma escolhida.

Isso é importante porque representa as facilidades e diferenciais que você pode aplicar no seu negócio, para buscar os melhores resultados em uma estratégia de gestão de marketing e vendas. Vamos ver alguns exemplos.

Hoje, sua loja virtual deve estar integrada nas redes sociais. Boas plataformas de e-commerce proporcionam essa integração de forma prática e eficiente e te ajudam a se destacar no mercado.

Em um ambiente online, existem soluções para todo tipo de necessidade, e essas integrações podem ser feitas de forma extremamente prática.

Essa é outra vantagem de ter um negócio online, os recursos são de fácil acesso para facilitar seu trabalho. Basta analisar e saber fazer a escolha certa!

6. Baixo investimento

Talvez a vantagem mais óbvia quando se fala em um negócio online seja a necessidade de baixo investimento para alcançar ótimos resultados. Na verdade, esta é uma situação muito atraente, especialmente quando comparada ao custo de iniciar um negócio físico.

Mas, lembre-se: baixo custo ou investimento reduzido não significa custo zero e nenhum risco. Invista não apenas na plataforma que você usará, mas também na personalização de materiais, branding, acesso a inventário, mídia e muito mais.

É preciso planejar, elaborar um plano de negócios, determinar prioridades e recursos disponíveis. Mas com certeza, iniciar um negócio online é mais acessível do que qualquer outro tipo de ação empreendedora.

Comece a investir no negócio online

Como vimos ao longo deste artigo, o varejo digital possui vantagens importantes que outros setores do empreendedorismo dificilmente podem oferecer. Além de estar crescendo exponencialmente. 

Se você ainda está em dúvida se vale a pena ter seu próprio negócio online, pense, analise e avalie todos os pontos que trouxemos para você. Assim, você conseguirá entender se será agora, um bom investimento e trará bons retornos.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas.