Muita gente ainda tem o sonho pessoal de aprender um novo idioma, afinal, com isso é possível obter muitas vantagens e benefícios pessoais, desde possíveis viagens e turismo até novos aprendizados incríveis, sem falar na vida profissional.
Inclusive, muitas vezes o caminho mais fácil é justamente o de aprender uma nova língua que possa ajudar na sua vida profissional.
Já que começar a aprender um novo idioma totalmente diferente e sem aplicação seria muito mais complicado.
Também tem a questão financeira, pois se você quer trabalhar em um berçário bilíngue e com isso começar a gerar uma renda, naturalmente você vai poder investir nesta segunda língua que vai ter de aprender, por ser algo profissional.
Neste sentido, podemos dizer que dominar um novo idioma é algo que vai muito além de um hobby, ou de uma meta pessoal de vida.
Trata-se de algo mais abrangente, que pode envolver vários aspectos e tipos de decisão.
Além disso, é preciso considerar que há razões que vão muito além da mera questão individual, envolvendo todo um cenário macrocultural. Primeiro, em relação à globalização, que encurta as direções e abre possibilidades.
Como pode instalar um aplicativo em seu celular, para consumir conteúdos específicos ou realizar atividades que sempre quis fazer. Caso a plataforma não tenha atualização para o português, você fica dependente de outro idioma.
Sendo que muitas frentes tecnológicas, tanto de software e hardware quanto de telefonia no geral, realmente não recebem tradução, pois é preciso lembrar que nossa língua infelizmente não tem protagonismo ou grande relevância no cenário global.
Fora isso, podemos falar de outro contexto cultural que ao mesmo tempo tem forte relação com o mundo profissional e corporativo. É aquele de que a competitividade do mercado de trabalho tem crescido cada vez mais, exigindo diferenciais.
Por exemplo, se alguém quer trabalhar com a parte gráfica ou de design, certamente vai precisar estudar inglês, já que a maioria dos programas vêm nessa língua, seja para fazer um site inteiro ou a arte de um cartão de visita.
O mesmo vale para todos os demais segmentos ligados à tecnologia de algum modo, além de setores financeiros e de empréstimos, cargos de confiança que exigem reuniões estratégicas, e tantos outros nichos diferentes.
O fato é que cursos técnicos ou mesmo formação superior (graduação, mestrado e até doutorado) já não são o suficiente, pois várias empresas já exigem o inglês e chegam a aplicá-lo nos testes de recrutamento de novos colaboradores.
Pelo contrário, em alguns casos aprender uma segunda língua pode ser até mais vantajoso do que fazer uma faculdade.
Depende muito, mas às vezes o inglês abre mais portas do que faculdades populares, que verificam milhares de diplomados todos os anos.
É o caso em que uma pessoa pode usar o segundo idioma como secretária de um alto cargo executivo, ou ajudando no suporte de traslado de empresários que passam pelo Brasil a trabalho, conseguindo oportunidades únicas.
Isso também faz lembrar um nicho que tem crescido muito, que é o de influencer e criador de conteúdos digitais.
Também aí o inglês pode ajudar muito, como se você quiser um coach empoderamento feminino individual estrangeiro.
Geralmente, alguns profissionais e mentores que podem ajudar você a virar uma chave no seu negócio atendem apenas em outras línguas, então aprendê-las pode fazer toda diferença para dar um passo a mais no próprio empreendimento.
Portanto, existe uma gama praticamente infinita de possibilidades e de razões pelas quais uma pessoa pode decidir aprender um novo idioma.
Sendo que durante algum tempo isso foi algo de difícil acesso, sem dúvida, mas recentemente isso tem mudado.
Lembrando que o Brasil ainda é um país de terceiro mundo, em que algumas pessoas ainda não têm acesso nem mesmo à alfabetização, quem dirá à tecnologia.
Ainda assim, quem tem acesso à internet pode aprender novos idiomas com mais facilidade.
Afinal, alguns anos atrás era obrigatório inscrever-se em cursos presenciais, precisar de espaço na agenda para isso, locomover-se até o local e ainda gastar com alimentação. Hoje a internet facilita tudo isso, às vezes chegando a ser algo gratuito.
Nesses casos, assim como alguém abre um motor de busca e pesquisa por bolsa para notebook personalizada quando deseja algo assim, pode também pesquisar pela plataforma de línguas que mais se encaixa em seu estilo ou necessidades.
Por isso, este artigo especial sobre a importância de aprender um novo idioma, explicando não apenas a importância disso, mas também por onde começar e como fazer isso por meio da esfera digital.
Portanto, se o seu interesse agora é entender melhor todo o contexto do aprendizado de uma nova língua, assimilando os modos como fazer isso e também os impactos em sua vida pessoal ou profissional, então é só seguir com a leitura.
A importância de aprender
Acima já falamos sobre vantagens como a do mercado de trabalho, dos meios culturais e turísticos, entre outras. Mas, há motivos que merecem tanta atenção quanto.
Por exemplo, o desenvolvimento cognitivo que um segundo idioma pode trazer para a vida de cada um de nós. A começar pelo fato de que quando aprendemos uma língua na infância isso já representa um universo inteiro de novas possibilidades.
Portanto, aprender outra na adolescência, mocidade ou mesmo na velhice, é algo que volta a ampliar esse âmbito da nossa vida.
Tanto que, só de pegar um caderno anotações personalizado para ir tomando nota das lições e realizando exercícios, seu cérebro já volta a fazer conexões e sinapses que ele tinha se desacostumado de fazer.
Com isso, podemos falar nos seguintes benefícios gerais:
- Maior memorização;
- Ganho de conhecimentos gerais;
- Pensamento crítico;
- Desenvolve a criatividade;
- Ganho de disciplina;
- Aumento na concentração.
Entre outras vantagens, como a ajuda na hora de tomar decisões e os ganhos naturais que atingimos, como no sentido de atingir qualquer objetivo mais eficientemente e se tornar uma pessoa multitarefas com mais facilidade.
Isso quer dizer que estudar uma língua é algo que muda toda nossa realidade cognitiva, por colocar nosso cérebro para fazer esforços bem diferenciados.
A questão cultural também diz respeito à importância de aprender um novo idioma, merecendo mais destaque.
Por exemplo, não é algo que se limita ao turismo, já que você pode desfrutar em casa mesmo.
Isso vai desde casos que já citamos como consumir um conteúdo qualquer em outra língua, como um vídeo sobre acupuntura ansiedade estresse, até filmes, séries e músicas.
Além, é claro, de literatura, também em poesia quanto em prosa. Para muita gente isso já pode ser suficientemente prazeroso, especialmente quando falamos das famosas “línguas de cultura”, como francês, italiano e alemão.
Por onde começar?
O primeiro passo depois de tomar a decisão definitivamente, é arrumar sua agenda, pois vai ser preciso arranjar uma disponibilidade invariável se você quiser algo sério.
Seja com ajuda de um professor ou de uma plataforma digital, ao menos algo entre uns 30 minutos e 1 hora de acesso diário ao idioma será necessário.
Se você trabalha com aluguel de escritório, pode ser entre a visita de um e de outro cliente, de modo customizado, mas o importante é que não falte nenhum dia.
Depois de definir a agenda, outro passo para começar logo é escolher a modalidade, o que também vai mudar tudo.
Entre presencial, digital, autodidatismo ou com professor, pense no custo-benefício e também em seu perfil.
De fato, não adianta tentar algo por conta caso você nunca tenha aprendido nada sozinho, ou caso não goste de estudar em casa, por não conseguir se concentrar.
Por fim, ajuste suas finanças caso você opte por um suporte profissional. As opções de aplicativos gratuitos ficam cada vez mais famosas, porém, isso também leva ao ponto de que cada um tem um perfil de estudo e aprendizado.
Sendo assim, muita gente não vai conseguir seguir adiante até realmente aprender um novo idioma, então neste caso é melhor juntar dinheiro ou reservar o valor necessário para um investimento de curto, médio e longo prazo.
Aprenda a usar a internet
Há uns bons anos o aplicativo mais famoso do mundo para aprender idiomas é o Duolingo.
Além da instalação gratuita, ele permite customizar totalmente a aplicação, então você define níveis de estudo e quantos minutos por dia.
Outras opções que podem interessar incluem o LinguaLeo e o Babbel, que também rodam no celular tanto no Android quanto no iOS, aceitando quem começa do nível básico.
Outra frente muito interessante, que pouca gente sabe, é a da BBC, a famosa emissora de TV e rádio do Reino Unido, que ensina inglês de graça para o mundo todo.
Ela tem a vantagem de focar na prática, então você vai ler artigos de jornal, ouvir entrevistas, ler exemplos de cartão de visita de profissionais com quem você pode realmente cruzar um dia, e daí em diante, sem ficar em abstrações.
Considerações finais
Sendo assim, aprender um novo idioma é algo que pode trazer vantagens incríveis para a vida de qualquer um, tanto pessoais quanto profissionais e até cognitivas.
Com os conceitos e conselhos práticos que trouxemos acima, fica mais fácil e mais garantido entender a importância disso, além de como começar na prática.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.