Você possui todo o planejamento digital do seu negócio, contratou equipe de marketing e está prestes a fazer o seu conteúdo rodar, mas não sabe o que são métricas digitais?
Não adianta começar a produzir se você não tem ideia do resultado que está sendo gerado, seja positivo ou negativo.
Não importa se você tem uma das melhores produtoras de filmes ou uma rede de fast-food, as métricas são fundamentais para o crescimento do seu negócio.
É com as métricas digitais que você garante essas informações. Neste artigo, preparamos para você uma explicação sobre o que são métricas digitais, os tipos existentes e como usá-las em sua empresa. Fique conosco e saiba mais!
O que são métricas?
As métricas digitais são ferramentas usadas para medir o resultado e performance de uma campanha ou estratégia realizada pela equipe de marketing.
Sem a aplicação de uma métrica, a empresa fica sem saber quais partes estão funcionando, como o relacionamento com o público está acontecendo e se, de fato, as pessoas estão engajando com o conteúdo.
Para isso, existem métricas específicas para cada parte do marketing digital, a fim de acompanhar os resultados de cada área e investir corretamente na próxima fase.
Quais os tipos de métricas existentes?
Pronto, você já sabe o que são métricas digitais, mas antes de entender como aplicá-las, é importante saber quais os modelos de métricas que existem, para assim poder usar aquela que mais faz sentido para o seu negócio.
Existem 3 modelos de métricas possíveis de aplicar no marketing digital. Confira abaixo cada uma em seguida navegue pelo tópico de explicação delas abaixo:
- Métricas de conversão;
- Métricas de atração;
- Métricas de receita.
Cada um possui ações específicas para mensurar o desenvolvimento da empresa em certas áreas. Confira abaixo um pouco mais sobre cada uma delas.
- Métricas de conversão
Com o uso das métricas de conversão, você acompanha quantos visitantes viraram leads e quantos leads viraram clientes. Ou seja, aqui conseguimos verificar a taxa de conversão da empresa.
Para que isso seja feito, você primeiro precisa delimitar um objetivo no Google Analytics, que irá calcular a taxa a partir dos seguintes dados: o número de conversões dividido pelo total de interações, seja visitas ou cliques no anúncio em um mesmo período.
Um exemplo pode ser o número de visitas em seu site e o número de assinaturas no contrato da sua empresa de administração de condomínios em São Paulo.
No final da conta, divida novamente, agora por 100, a fim de obter uma porcentagem.
Se você obteve 70 conversões com 1.000 interações, logo, a sua taxa de conversão é de 7%.
Ter em mente a taxa total de conversão e monitorá-la constantemente é fundamental para entender quais áreas do seu site estão indo bem.
Com ela, você fica de olho na mensuração de quantos clientes estão comprando ou passando por uma etapa do funil de vendas.
Taxa de cliques
Ainda na parte das métricas de conversão, a taxa de cliques irá medir, como o próprio número diz, os cliques em seu anúncio, e-mail, algum link específico contra o número total de pessoas que visualizaram o anúncio ou abriram o e-mail.
Essa taxa é chamada de Click Through Rate (CTR) e é a maneira perfeita de medir o quão bem está indo aquela campanha voltada para a venda de garrafa personalizada com nome do seu comércio, por exemplo.
A conta para esse valor é semelhante a de conversão: o número de cliques dividido pelo número de impressões reais.
Uma vantagem desse modelo de métrica é que você pode decidir suas novas palavras-chaves a partir dos valores de CTR de palavras-chaves já usadas.
No fim de tudo, serão valores importantíssimos para a otimização de seus anúncios, listas, vídeos e diversos conteúdos.
- Métricas de atração
Dentro das métricas de atração, que avalia como os clientes estão sendo atraídos e de onde eles estão vindo, temos duas divisões.
Origem do tráfego
Tão importante quanto a conversão é saber de onde os seus visitantes estão vindo, a fim de investir nos canais de maior tráfego ou reavaliar as ações em um canal com pouco movimento.
Você pode encontrar suas métricas de tráfego pelo próprio Google Analytics ou pela sua ferramenta de métrica digital de preferência.
Existem 6 locais possíveis da onde o seu cliente pode ter vindo:
- Direto: pelo endereço do seu site;
- Google Ads: pelo anúncio no Google;
- Orgânico: por técnicas de SEO, nas pesquisas do Google;
- Social media: pelo link de alguma rede social;
- E-mail marketing: por campanhas de newsletters;
- Referência: por intermédio de hyperlinks de outros sites.
Tudo isso pode virar caminho para a conversão e fidelização. E, como já foi mencionado, com as métricas de acesso de cada site, você pode tomar uma decisão muito mais certeira sobre onde direcionar o seu investimento.
Métricas de atração
A métrica de atração é responsável por observar a quantidade de pessoas que foram atraídas para um conteúdo da sua marca por meio de algum meio de comunicação. É bem semelhante com a de tráfego, mas acaba sendo mais específica.
Ela vai analisar os visitantes que entraram, saíram do seu site e depois voltaram nele. Esse é um sinal importante de que o seu conteúdo está indo muito bem. Nessa análise, você vai checar o que de fato o atraiu.
Foi a página principal do blog? Então é ponto para equipe de conteúdo.
Mas se esse número começar a cair, é hora de reavaliar o que tem sido feito e aplicar estratégias diferentes no seu negócio digital. Não esqueça de conferir o total de visitas e de quantificá-las com outros dados para ter uma informação mais exata.
Dentro das movimentações do site, existem algumas dinâmicas de navegação que também devem ser alvo das métricas.
Duas das principais são a taxa de saída, que vai dizer qual página tem mais interação e qual tem mais saída e a taxa de rejeição, que fornece a porcentagem de pessoas que ficaram numa página só e depois desistiram.
Se a taxa de rejeição da sua página sobre o gerador silenciado estiver alta, é sinal de que é hora de reotimizá-la.
- Métricas de receita
Não há nada mais importante para o empreendedor do que gerenciar o seu dinheiro. É aí que entra a métrica de receita. Como saber se os investimentos financeiros estão sendo aplicados corretamente? A partir de duas métricas. Conheça elas agora.
Retorno sobre Investimento (ROI)
Quer saber se a sua equipe de marketing da sua empresa de contabilidade fiscal está indo nos eixos? Aplique o cálculo de ROI e saiba realmente o quão rentável a estratégia foi.
Com ela, você avalia o ganho ou perda financeira adquirida por campanhas de marketing, anúncios e outras ações de marketing realizadas.
O cálculo também é simples. Digamos que uma empresa de serviços de conexão remota investiu R$ 5.000 em uma campanha de marketing voltada para vídeos no Google. A partir dessa campanha os usuários realizaram compras e houve um ganho de R$8.000.
Será que valeu a pena? Para descobrir isso é possível investir em duas formas de calcular.
A primeira é por meio da fórmula (ganho total – investimento) – investimento
Nesse caso: 8.000 – 5.000 = 3.000/5 = 0,5.
Uma outra fórmula é fazer o mesmo cálculo e multiplicar por 100 no final, a fim de saber a porcentagem.
No caso acima, não houve ganho real em cima do investimento, mas você pode somar diversas ações de marketing em conjunto e também avaliar o resultado. A conta muda de contexto para contexto.
Custo de aquisição por cliente (CAC)
Quanto custa converter um lead em cliente? Também é possível mensurar essa quantia. O cálculo é feito pela soma dos investimentos com marketing dividido pelo número de clientes conquistados em um determinado período.
Tanto a ROI, quanto o CAC, são fundamentais para saber o quanto a sua empresa está se desenvolvendo financeiramente.
Para obter resultados mais confiáveis, experimente contratar uma empresa de contabilidade fiscal, pois esta é especialista nesse tipo de atividade.
Outras métricas importantes de usar
A gente passou por alguns modelos de métricas fundamentais para usar na sua empresa. No entanto, existem mais algumas, tão importantes quanto as mencionadas acima. Confira algumas delas.
Taxa de retenção de clientes
Muitas empresas focam demais em atrair novos clientes e esquecem daqueles que permanecem no serviço, entrando novamente nos sites, redes sociais ou blog.
Caso o seu negócio não seja de venda única, e sim, voltado para assinatura, e-commerce e afins, é super válido analisar a taxa de retenção de clientes. Ou seja, a porcentagem de clientes que voltam para comprar novamente contigo.
Uma empresa fabricante de portão de alambrado pode não servir para o serviço, mas se você vende um curso online gravado, pode ser importante para avaliar quantos alunos de fato estão retornando para o seu perfil.
Número de visitas totais
Medir o número de visitas no seu site de acordo com os meses ou comparando determinadas mudanças durante o tempo é um sinal para saber avaliar qual estratégia de marketing deve ser melhor usada e em qual página.
Essa métrica vai desde a primeira página até as landing pages. E serve para todo tipo de comércio, da rede de fast food até para a empresa de torres de resfriamento de água.
Comece a medir e mensurar já!
Entendeu o que são métricas digitais, a importância de cada uma e como podem ser usadas em favor do seu negócio? Comece agora a explorar as ferramentas do mercado e tenha um ótimo crescimento.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.