O cachorro é o animal de estimação preferido dos brasileiros. Hoje no Brasil existem cerca de 40 milhões de cães, o que supera o número de peixes e até gatos domésticos. Existem diversas pesquisas sobre as raças mais populares do Brasil. A promovida pelo Instituto QualiBest é uma das mais confiáveis.
Fazendo um levantamento destas pesquisas ao longo dos anos, podemos levantar que as mais populares são as listadas abaixo.
Sem raça definida
O famoso “vira-latas” é a raça de cachorro mais popular dos brasileiros. De tamanhos variados, pelagem muito diversa e saúde estável, é o mais comum em todo o Brasil.
A médica veterinária Keila Renata Ortêncio (CRMV-SP 14352) atende na veterinária Uau Uau Que Mia em Santo André e na sua experiência o vira lata segue sendo o mais popular: “ao longo do tempo nos percebemos como algumas raças são mais populares que outras. Teve a época do pastor alemão, a moda do pug, um crescimento muito grande dos tutores que optaram pela raça golden retriever. Hoje é interessante como a raça dos americans bully tem aumentado. Mas nenhuma delas supera os sem raça definida. Eles são maravilhosos, inteligentes, com saúde mais previsível e respondem todo o amor dos tutores.”
Shih Tzu
Para este encantador colorido, ser encantador é um modo de vida. Reconhece-se que o Shih Tzu é extremamente carinhoso com as crianças. Como um cachorrinho criado para passar a maior parte do dia dentro dos palácios reais, se você mora em um apartamento ou não tem um quintal grande, eles são um ótimo companheiro. Alguns cães vivem para cavar buracos e perseguir gatos, mas a ideia divertida de um Shih Tzu é sentar-se adoravelmente no seu colo enquanto você tenta assistir TV.
Poodle
Os poodles estão disponíveis em três tamanhos: regular no ombro deve ter mais de 15” de comprimento; espessuras de 15” ou menos; os brinquedos não têm mais de 10 “de comprimento. Ambas as três variedades da mesma forma e escala. No Clip Continental em exposições de cães, os Poodles geralmente são incluídos. A maioria dos animais prefere um clipe esportivo simplificado, onde a pelagem é tosquiada para acompanhar o corpo quadrado, elegante e musculoso.
Lhasa Apso
Com menos de 30 centímetros de altura no ombro, o Lhasa é um filhote aristocrático, pequeno, mas resistente. Eles são conhecidos por sua cobertura plana até o chão no meio, que cobre os dois lados do corpo. À maneira característica das raças tibetanas, uma cauda emplumada se enrola sobre o traseiro. Os fãs da raça sugerem que os olhos escuros ovais são os portais do espírito alegre de Lhasa, salpicando os luxuosos pelos faciais. Elegante e serenamente equilibrado é a imagem final.
Buldogue Francês
O luminoso e carinhoso Frenchie é um charme. Cães com poucas palavras, os franceses não latem muito – mas são ótimos cães de guarda por seu estado de alerta. Eles tolerarão alegremente a vida com pessoas, casais ou famílias e não exigem muito exercício ao ar livre. Eles adoram conviver com outras criaturas e fazer novos companheiros na raça humana.
Spitz Alemão
Raças de Spitz como o Spitz Alemão cativam com suas peles requintadas, que se destacam por um grande subpêlo. Sua gola forte, merry-go-round, chamada ruff, é especialmente espetacular, e sua cauda amarronzada carrega orgulhosamente sobre suas costas. O Spitz Alemão tem um olhar atrevido peculiar, com sua cabeça de raposa, seus olhos de alerta e suas orelhas curtas, afiadas e estreitamente fixas. Sua pelagem está disponível em vários tons, como branco, amarelo, creme, dourado, amarelo e castanho, areia e chocolate marrom. Embora seja fácil de treinar, essa corrida vibrante e inteligente também pode ser autônoma. O Spitz Alemão é capaz de se comunicar com outras pessoas e cães se bem condicionado (para não ser muito barulhento) e bem socializado.
Beagle
Uma raça descrita por seus criadores como ‘alegre’, os Beagles são carinhosos, doces e educados – o que os torna cães perfeitos da família. Não há mistério de que o Beagle é o dono de animal de estimação mais famoso da América há anos. Cães curiosos, perspicazes e entusiasmados, que precisam de muito tempo para brincar.