Já não existe hoje quem não saiba que praticar exercício físico é fundamental para a saúde, uma vez que ele ajuda em uma série de questões, como a manter o peso corporal e a trazer maior bem-estar para o dia a dia.
Seja ao passar em uma consulta médica ou depois de ler uma matéria em um site de notícias, não há como negar que as informações sobre a importância das atividades físicas estão acessíveis a todos.
De fato, há quem goste de realizar exercícios físicos regularmente, o que não ajuda apenas a controlar o peso, mas também a conquistar uma musculatura mais forte e delineada.
Mas, também há quem não goste e que mesmo assim se esforça por praticá-los.
Nesse sentido, entra uma questão de decisão: justamente porque é uma atividade benéfica para o corpo e em diferentes aspectos, é preciso colocar o propósito de realizá-la e não deixar de cumprir com o compromisso.
Quem já passou em consulta e fez exames em clínicas médicas certamente recebeu instruções sobre a necessidade de começar a realizar exercícios físicos, mesmo que aparentemente a saúde esteja em dia.
Afinal, os níveis dos resultados de exames podem estar adequados. Mas, em uma análise mais aprofundada, não há como negar que começar a praticar um esporte pode ser um meio de melhorar ainda mais a saúde como um todo.
Lembrando que em alguns casos, um exame alterado pode ser controlado por meio de uma dieta rígida.
Mas, mesmo assim, não há como negar que as atividades físicas podem ser um caminho ainda mais rápido para se alcançar um bom resultado.
Também é necessário frisar um ponto muito importante, o de que a prática de uma atividade física pode ser um meio de retardar algumas doenças.
Não à toa, ela vem se tornando uma grande aliada dos idosos, que conquistam benefícios com a prática.
Nesse caso, começar a praticar exercícios é uma atitude necessária e urgente, podendo ser a solução para reduzir possíveis problemas de saúde no curto, no médio e no longo prazo. Quer saber quais são eles? Então não deixe de continuar a leitura deste artigo.
A importância dos exercícios físicos
Cuidar da aparência é essencial, devido a isso, é comum que as pessoas recorram cada vez mais aos procedimentos estéticos, como a micropigmentação capilar feminina.
Afinal, estar sempre bonito é um modo de manter a autoestima elevada.
Aliado aos tratamentos de beleza, existe uma outra atividade que precisa ser colocada em prática o quanto antes: a realização de exercícios físicos. De fato, eles são responsáveis por garantir uma maior qualidade de vida.
Os exercícios físicos já fazem parte da vida de muitas pessoas, principalmente aquelas que reconhecem a sua importância para uma vida mais saudável.
Mas, vale a pena mencionar quais são os resultados que essa prática pode trazer, são eles:
- Bem-estar físico;
- Bem-estar mental;
- Bom funcionamento do corpo;
- Redução ou retardamento de doenças.
Portanto, de modo geral, é possível dizer que os exercícios físicos são diretamente responsáveis por uma saúde mais equilibrada, tanto a do corpo quanto a da mente.
Muitas pessoas que sofrem de quadros como pressão alta, obesidade, alteração hormonal, dores nas costas e diabetes conseguem melhorar de maneira significativa a sua saúde após dar início a uma rotina de exercícios.
Além disso, há quem consiga retardar alguns quadros ao decidir realizar atividades físicas regularmente.
Isso quer dizer que é possível reduzir os riscos de um AVC (acidente vascular cerebral), melhorar a capacidade cardiorespiratória e reduzir a pressão sanguínea.
Além disso, ajuda no controle do peso do corpo e melhora a coagulação sanguínea.
Não à toa, começar o quanto antes a realizar exercícios é uma indicação para quem trabalha sentado praticamente o dia todo ou atua em uma empresa de limpezas profissionais.
Isso se dá porque os exercícios agem em diferentes necessidades do corpo, tanto no que diz respeito a gastar calorias até a regular o funcionamento de sistemas corporais, como os da produção de hormônios.
Diante disso, não há como negar que muitos benefícios serão colhidos. O que quer dizer, na prática, que haverá um corpo mais saudável, mas também uma mente sadia, tal como se obtém após concluir um dos cursos de inteligência emocional disponíveis hoje.
Portanto, começar uma atividade física é urgente, não apenas para ter um maior bem-estar, mas principalmente com foco no futuro, sendo essa uma chave para retardar quadros de saúde como os mencionados.
Exercícios para começar o quanto antes
Agora que já foi possível entender a importância das atividades físicas, é também necessário entender quais exercícios podem ser realizados para alcançar o objetivo de retardar problemas de saúde. Confira alguns deles a seguir.
1. Caminhada
Muitas pessoas adiam o início das atividades físicas por uma falsa impressão de que apenas os exercícios de alto impacto funcionam. Isso não é verdade, a caminhada é uma ótima forma de começar.
Ao chegar em casa depois do trabalho, é hora de trocar o uniforme recepcionista por uma roupa confortável e adequada para a atividade, além de calçar um tênis confortável. Com isso, não é necessário mais nada para começar a atividade.
A caminhada ajuda a ganhar maior resistência física, melhorando a circulação corporal e reduzindo o peso, o que impacta diretamente na redução de doenças como a pressão alta e a obesidade.
2. Alongamento
O alongamento é outra prática que merece um espaço na rotina das pessoas. Na verdade, o ideal é sempre começar qualquer atividade física pelo alongamento, pois ele previne lesões musculares.
Assim, depois de realizar a limpeza de tapete da sua sala, coloque um colchonete no espaço e comece a alongar os músculos.
Com isso, se ganha fortalecimento muscular, melhora da coordenação motora, do equilíbrio e da flexibilidade.
Praticar alongamento com frequência é um caminho para retardar doenças mais graves, como o Alzheimer.
Por isso, quem tem parentes próximos ou tendências de desenvolver a doença deve apostar nos alongamentos.
3. Dança aeróbica
Em geral, pessoas que apresentam um alto índice de gordura corporal podem apresentar exames alterados, como o de colesterol e o de triglicérides.
Nesses casos, é fundamental que elas comecem a realizar uma atividade que ajude a eliminar o excesso de gordura.
Uma possibilidade é a dança aeróbica, se carregar armários para escritório já pode ser uma atividade pesada para algumas pessoas, que rapidamente começam a suar, na dança aeróbica isso é ainda mais forte.
Afinal, passa-se vários minutos realizando movimentos intensos, o que ajuda na queima calórica.
Sendo assim, permite que o corpo elimine mais facilmente o excesso de gordura, trazendo benefícios para quem a pratica.
Após dar início a qualquer uma das opções acima, qualquer paciente que possua tendências para quadros de saúde diversos ou que já apresente sinais leves de alguma doença, pode controlar a situação com mais eficiência.
Os benefícios das atividades físicas
Além do benefício principal de retardar algumas doenças, há ainda outras vantagens que justificam o início de uma rotina de exercícios físicos o quanto antes.
De fato, quanto mais rápido se começa, mais rápido se conquista resultados positivos. Um dos principais benefícios está ligado à mente.
Quem se exercita permite que o corpo produza mais hormônios, o que impacta diretamente no funcionamento corporal e mental. Dessa forma, a sensação de bem-estar passa a ser presente no dia a dia.
Em paralelo, quem realiza atividades físicas também consegue se manter mais esbelto, ou seja, o corpo se torna mais forte, delineado e atraente, o que também impacta na autoestima e na autoconfiança.
A saúde é outro elemento que se modifica, não há atleta que não desfrute de maior qualidade de vida, justamente porque consegue manter os níveis dos exames ideais, dentro de qualquer intervalo de referência.
Vale também mencionar que, ao contrário do que possa parecer em um primeiro momento, a realização de exercícios físicos traz mais energia.
Isso porque a disposição cresce, e o cumprimento de outras tarefas se torna mais simples e eficaz.
Diante de todo esse cenário, só adia o início de uma vida mais ativa quem não está comprometido em cuidar da sua saúde.
Portanto, se este não é o seu caso, dê prioridade às atividades físicas o mais rápido possível.
Considerações finais
Tal como a realização de um exame toxicológico demissional pode ser uma ação obrigatória em algumas empresas, cuidar da saúde é uma necessidade urgente que não deve ser deixada para depois.
Se você reconhece que essa é uma verdade e, agora que já sabe dos benefícios que os exercícios trazem para saúde, aproveite para elaborar um plano de ação e inclua as atividades físicas na rotina o mais rápido possível para ter maior bem-estar e disposição.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.