Se você sempre encontrou dificuldades para entender como fazer um planejamento financeiro, você ficará mais tranquilo quando descobrir que o processo não é tão difícil e tem menos restrições do que você imagina.
Construir uma melhor relação com o dinheiro pode ser mais fácil do que parece, desde que você conheça e invista nas melhores estratégias.
Diante da palavra “planejamento financeiro”, parte das pessoas já pensaram em limitar todos os gastos e não podem mais gastar dinheiro com coisas que gostam normalmente. Na verdade, o que acontece é exatamente o oposto.
Com uma boa organização, você percebe que pode comprar o que quiser sem perder o controle financeiro.
Então, se você deseja aprender como fazer um planejamento financeiro, a seguir temos um conteúdo especial para você!
O que é planejamento financeiro?
Planejar, de forma mais geral, significa estabelecer metas, desenvolver estratégias e analisar erros do passado para melhorar continuamente os processos. Quando se trata de dinheiro, o planejamento se torna ainda mais importante.
Então, o planejamento financeiro é assim comprovado como uma ferramenta estratégica que auxiliará na gestão financeira, seja no âmbito pessoal, empresarial ou familiar.
Para o planejamento financeiro ser bem-sucedido, a disciplina deve ser como um mantra. Garantir a implementação de ações consistentes em relação aos seus objetivos determinará se o seu plano terá ou não sucesso.
Quando falamos de sucesso, é importante ser persistente. Não faz sentido planejar e rastrear apenas por dias ou semanas. Seu planejamento financeiro deve contemplar tanto as metas de curto, médio e longo prazo. Mas sempre focar em metas de longo prazo, como, por exemplo, a aposentadoria.
Por fim, deve haver uma abordagem diferente do planejamento financeiro para cada área da vida (pessoal, empresarial, familiar), pois cada área possui objetivos diferentes.
Por que é importante fazer um planejamento financeiro?
Talvez não seja tão difícil explicar a importância de saber como fazer um planejamento financeiro para as pessoas que já passaram, em algum momento da sua vida, de esquecer o pagamento de uma conta e, quando percebeu, a dívida já estava muito maior do que inicialmente.
A falta desse planejamento também pode afetar em coisas mais simples, como desejar comprar guloseimas no final do mês, mas quando é chegado o dia, você não tem recursos suficientes.
Esses são apenas alguns dos problemas decorrentes da falta de planejamento financeiro. Afinal, sem um bom acompanhamento de suas finanças e uma boa estratégia para atingir seus objetivos financeiros, esses detalhes passam despercebidos.
Uma boa gestão de suas finanças pode ajudar a evitar que esses problemas se repitam com muita frequência. Além disso, oferece uma série de vantagens, como, por exemplo:
- Controle de custos;
- Reduz gastos desnecessários;
- Conquista de bens;
- Reduz as dívidas;
- Maior tranquilidade financeira;
- Segurança e estabilidade financeira.
Principais dicas e como fazer um planejamento financeiro
Como já falamos no início, saber como fazer um planejamento financeiro não é nada difícil, basta conhecer e aplicar as estratégias certas. Com isso em mente, listamos a seguir as melhores dicas para te ajudar nesse sentido!
Conheça sua receita e seus custos
Ter suas receitas e despesas mensais previsíveis é o ponto-chave para ter as finanças alavancadas. Afinal, se tratam de informações que fornecem quanto dinheiro você ganhou e gastou em um determinado período de tempo.
Apenas com a realização de um cálculo de subtração simples, você pode ver se as contas batem e se você tem dinheiro suficiente para cobrir suas despesas. Se as despesas forem maiores que as receitas, isso indica má condição financeira.
Uma das melhores formas de obter essas informações é anotar as entradas e saídas com frequência. Assim, você consegue ser mais organizado, saber se precisa buscar um dinheiro extra e perceber quando parar de gastar demais com coisas desnecessárias.
Ajuste seu padrão de vida ao seu orçamento
Ter todas as suas pendências financeiras sob conhecimento também faz parte do desenvolvimento de um bom plano financeiro. Portanto, faça uma lista de suas dívidas atuais e planeje quitá-las o quanto antes.
É importante tentar renegociar tudo o que for possível, analise as melhores opções de empréstimo com juros menores e pague o máximo que conseguir de parcelas antecipadamente.
Abordar essas questões antes de iniciar suas práticas para economizar dinheiro é muito importante, pois isso poderá evitar que você pague por juros mais altos e ainda tenha que se preocupar com isso.
Estabeleça suas metas
Lá no início do conteúdo, falamos que para ter um bom planejamento financeiro não é necessário ficar sem comparar o que deseja, você lembra? Por meio de uma boa organização financeira é possível comprar tudo o que quiser, só talvez não seja na hora que você espera.
Uma forma de fazer compras mais intencionais é definir o que você quer comprar dentro de um determinado prazo. Então essas seriam metas de poupança, seja para férias tranquilas ou qualquer outra meta que envolva algum tipo de investimento. Eles podem até ser a motivação necessária para manter o controle financeiro.
Conclusão
Saber como fazer um planejamento financeiro basicamente se define em conhecer suas receitas e gastos, para assim, conseguir ajustar seu padrão de vida no orçamento e evitar gastar mais do que ganha.
Além de pesquisar sobre suas próprias finanças, também é importante buscar informações complementares sobre finanças, no O Seu Crédito, você pode conferir uma série de conteúdos financeiros.
Gostou do conteúdo acima? Então não deixe de compartilhar as informações com seus amigos!